Roteiro Cultural: Santa Sofia em Istambul – Veja como visitar!

0
Santa Sofia, Istambul
Santa Sofia: símbolo de Istambul. Foto: Blog Vambora!

Um dos maiores símbolos de Istambul, a Basílica de Santa Sofia é uma das grandes atrações da cidade! Junto da Cisterna de Yerebatan (bem ao seu lado), este é um dos passeios mais essenciais e importantes para se fazer em Istambul.

Santa Sofia ou Hagia Sophia foi construída primeiramente para ser uma igreja/basílica, funcionando como tal de 360 até 1453, quando foi convertida em mesquita com a tomada de Constantinopla pelo Império Otomano.

O nome Santa Sofia continuou por todo esse tempo porque não há referência a nenhum santo religioso como a gente pode pensar: Santa Sofia significa na verdade “Divina Sabedoria” em grego.

Funcionando desde 1935 como um Museu (é considerada Patrimônio Mundial), voltou a virar uma mesquita em 2020. Mesmo já sendo linda por fora, você só tem a real dimensão da história e grandeza do lugar a medida que chega perto. É impressionante!

Confira abaixo todas as dicas para visitar este que é o cartão postal de Istambul! Vambora!

Santa Sofia em Istambul: Veja como visitar!

1-) Onde está localizada Santa Sofia?

Santa Sofia, Istambul
Detalhes da antiga igreja, que virou mesquita. Foto: Blog Vambora!

Santa Sofia está localizada no centro histórico de Istambul, mais especificamente no endereço Ayasofya Meydanı Nº1. Logo a sua frente, está outro símbolo da cidade, a Mesquita Azul (que funciona ainda hoje como mesquita).

E, a menos de 50m de distância, fica a Cisterna de Yerebatan, uma das atrações mais escondidas de Istambul e que geralmente é visitada junto com Santa Sofia.

+ Veja mais passeios e atrações em Istambul

2-) Como visitar Hagia Sophia?

Santa Sofia, Istambul
Entrando em Santa Sofia. Foto: Blog Vambora!

Considerada Patrimônio Mundial da Unesco, Santa Sofia merece uma visita aprofundada quando se estiverem Istambul. Reconvertida em 2020 como mesquita, não possui mais o status de museu.

Por isso mesmo, a entrada no local é atualmente gratuita, porém, é muito recomendado fazer um tour guiado dentro do local, para entender melhor a sua história. Inclusive, a grande maioria das pessoas visitam Santa Sofia junto com um guia.

São tantos detalhes, informações e histórias que apenas uma visita superficial realmente não faz jus ao local. Mesmo uma mesquita atualmente, o local pode ser considerado mais de um patrimônio arquitetônico.

Nós fizemos um tour guiado e podemos dizer que foi mesmo importantíssimo para entendermos melhor o local e toda sua importância!

+ Veja aqui Tour guiado por Santa Sofia em Istambul

3-) Tour por Santa Sofia: nossa experiência!

Santa Sofia, Istambul
Inscrições de quando era uma mesquita. Foto: Blog Vambora!

A primeira impressão ao entrar em Santa Sofia é a magnitude do local: gigante e imponente! Repleta de detalhes (como seus vitrais) e uma mistura de culturas, realmente um tour guiado aqui faz toda diferença.

A mudança recente (em 2020) de museu para mesquita novamente impacta também na visita. Antes, havia um ingresso, porém agora, a entrada é gratuita e há 6 horários de preces durante o dia.

Uma vez com seu guia, uma das primeiras coisas que se repara são nas suas bases de origem greco-romana, que ajudaram a reformar o local por três vezes, até que ganhasse o titulo de maior catedral do mundo até o século XVI.

Olhando para cima, se vê melhor as suas características de mesquita, com seus 4 minaretes e inscrições em árabe nas suas paredes. Santa Sofia se tornou portanto a síntese da história religiosa e cultural de Istambul.

Santa Sofia, Istambul
Detalhes da época em que era uma catedral. Foto: Blog Vambora!

Entrando por suas portas gigantes, a mescla de culturas fica ainda mais clara: a cúpula gigante, tão tradicional das igrejas romanas agora é cercada por imensos medalhões em árabe. O altar foi substituído pelo Mihrab, indicando a direção para Meca.

Porém, se vê ainda muitos vestígios de quando era uma catedral. Em respeito a arte, vitrais e murais da época bizantina, cheios de desenhos e figuras religiosas detalhadas foram apenas cobertos quando ela passou a ser mesquita, continuando muito bem preservados.

Do térreo é possível ver todos esses detalhes de perto, mas subindo para o segundo andar, dá para ter uma noção melhor da sua dimensão gigante, até para os nossos padrões de hoje em dia (imagina na época!).

Interior de Santa Sofia, Istambul
Vista do segundo andar. Foto: Blog Vambora!

Logo ao lado da entrada principal, do lado esquerdo, há uma sequência de rampas em pedra que te levam ao segundo andar. Suba, porque o esforço é compensado por uma visão incomparável lá de cima.

A sua importância foi e continua sendo tão grande que as demais mesquitas de Istambul acabaram se baseando na arquitetura de Santa Sofia para se tornarem tão imponentes quanto.

+ Tour por Santa Sofia: veja opções e valores

4-) Cisterna de Yerebatan

Cisterna de Yerebatan
Cisterna de Yerebatan ao lado de Santa Sofia. Foto: Blog Vambora!

A poucos metros da entrada de Santa Sofia está a Cisterna da Basílica ou a Cisterna de Yerebatan (que em turco significa “o palácio subterrâneo ou afundado”).

Construída por volta de 532 d.c, durante o período bizantino, as cisternas eram o grande reservatório da cidade, com uma área de 10 000 m² e capacidade para 30 milhões de litros de água: uma construção gigantesca e extremamente avançada para época.

São 336 colunas romanas de antigos templos, incluindo duas cabeças de medusas, uma deitada e outra de ponta cabeça que sustentam a estrutura subterrânea.

Há diversas histórias e lendas sobre o porquê das medusas e de suas posições estranhas. A explicação mais simples é que os construtores da época usaram qualquer material disponível existente, incluindo as imagens antigas e que para eles não importava estarem de pé ou deitadas, desde que sustassem as colunas. 😉

Cisterna de Yerebatan
Medusa dentro das Cisternas. Foto: Blog Vambora!

O projeto foi tão bem feito que foram amplamente usadas até o final do século XIV, quando permaneceram escondidas e só foram abertas ao público em 1987.

Durante a alta temporada ocorrem lá dentro apresentações de música, então vale a pena se informar antes no site da atração sobre os horários dos concertos. Dizem que a acústica do local é impressionante! A entrada meio escondida fica à esquerda para quem olha Santa Sofia de frente, logo atravessando a rua.

Pela proximidade, é muito comum ao fazer o tour por Santa Sofia, incluir também a Cisterna de Yerebatan no mesmo passeio. Atualmente, porém, o local está passando por reformas e fechado para visitação. Qualquer novidade sobre a reabertura, atualizaremos aqui o post para vocês!

Para visitar as duas atrações, separe pelo menos uma manhã inteira para conseguir ver com calma todos os seus detalhes e se surpreender ainda mais com a história de Istambul. Vambora?

*** Veja mais dicas de ISTAMBUL:
Onde ficar em Istambul: Hotéis e Regiões
As melhores vistas de Istambul
Pechinchando no Grand Bazaar e Mercado de Especiarias

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui