A China atraiu muita atenção durante as olimpíadas de Pequim, mas esse evento foi só o estopim para o descobrimento de novas facetas desse país. Veja no mundo das artes por exemplo! Com a curadoria de Tereza Arruda, o MASP coloca em foco a produção artística do país do momento. Com artistas e obras que experimentam vários campos de expressão artística (fotografia, pintura, vídeo e instalações) e a arte conceitual, esta mostra apresenta forte tendência em abordar o contexto social e político desta grande potência e sua inserção no mundo atual.
China: construção e desconstrução é uma exposição cujos trabalhos refletem a própria situação deste país em fase de transição, saindo dos seus moldes rígidos e tradicionais e explorando novos territórios, ganhando espaço no mundo contemporâneo. Percebe-se o cuidado da curadoria ao selecionar obras que contemplassem uma ampla variedade de suportes e propostas artísticas tentando mostrar a versatilidade dos artistas chineses! Mas, tendo em vista a produção mundial em arte contemporânea, a maioria dos artistas chineses, na exposição, realiza esta pesquisa de uma maneira até convencional.
Mesmo assim, esse fato não retira o mérito e capacidade de exploração das obras– a inovação não é quesito imprescindível para a criação de boa arte! De uma maneira geral, obras como as pinturas de Chen Bo possuem forte visualidade associada ao teor crítico e político, mergulhada em questões atuais vividas pela China, como sua inserção no contexto sócio-político mundial.
A loja (sim, é uma loja, e também um trabalho de arte) , de Liu Ding, é uma referência ao mercado de arte – aliás, atualmente interessadíssimo nas obras dos chineses. A obra consiste em um mercado de telas inacabadas que podem ser adquiridas e completadas pelo visitante. Se não deseja completá-la e comprar o original, o colecionador teria de adquirir as várias telas que juntas compõem uma só paisagem.
E assim as temáticas variam entre 50 obras propostas por 17 artistas (dentre eles Yin Xiuzhen, que também expôs na 26ª Bienal de São Paulo, e Ai Weiwei, no Documenta 127), abordando ora o período de transição e contrariedade imposto pela modernização do país e sua abertura para o capitalismo, ora as questões sobre a política de internacionalização.
Se a China tem sido considerado o país da vez no campo econômico, o mesmo têm acontecido com a sua arte. Pode até ser que as obras não sejam tão inovadoras, se comparadas a produção atual mundial, mas impressiona pela vivacidade ao buscar novas experiências, deixando o seu modo mais tradicional de realizar sua arte, expandindo o seu horizonte. Uma boa maneira de sentir o que te espera quando você for à China…
Obs: A exposição vai até esse domingo (15/02) ! Não deixem de conferir!
+ informações:
– MASP: Av. Paulista, 1578 – São Paulo – SP / tel. (11) 3251.5644
– Entrada: Terça, quarta, sexta, sábado, domingos e feriados, das 11h às 18h.
(a bilheteria fecha com uma hora de antecedência).
– Ingressos: R$15,00 (inteira) e R$ 7 (estudante com identificação da instituição)
Entrada franca as terças. Grátis para menores de 10 e maiores de 60 anos.
*Texto de F. Maiquali, colaborador do Vambora, no campo das artes
*** Veja também:
– 10 programas legais e baratos para se fazer sempre em São Paulo
– Razões para, ainda, amar São Paulo
– A incrível viagem pela sua própria cidade
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.