Viajar para Chicago e não ver sua arquitetura é quase uma heresia. A cidade é uma “Meca” para arquitetos, designers e urbanistas do mundo todo e sem arquitetura e engenharia, Chicago não seria a metrópole diferenciada que é hoje.
Como disse no post anterior, Chicago foi destruída por um incêndio gigantesco em meados do século XIX. A cidade que crescia exponencialmente, teve que parar e ser reconstruída do zero. As casas e prédios feitos de madeira, na época, tinham que ser substituídas por um novo material. Ninguém queria correr o risco de que um novo incêndio destruísse tudo novamente.
Com grandes investidores e empresários industriais, um novo método construtivo passou a ser levado em consideração: a construção com ferro, mais resistente e que possibilitava atingir novas alturas, dai os arranha-céus. Essa nova vertente arquitetônica foi chamada de Escola de Chicago e teve como grandes percursores o americano Frank Lloyd Wright e alemão Mies Van Der Rohe.
Isso é só um resumo. Conhecer Chicago implica em entender a sua arquitetura e não tem melhor forma de se fazer isso do que aproveitando um dos tours arquitetônicos disponíveis na cidade.
A Chicago Architecture Foundation é uma instituição que visa exatamente promover e celebrar a história e arquitetura da cidade, através de dezenas de passeios a pé, barco, ônibus, trem, bicicleta e até segway. Os valores são muito bons ($10 a $40) e é difícil escolher só um para fazer.
Aliás, queria ter feito diversos mas por tempo e $ acabei escolhendo os dois mais clássicos e populares: um a pé pelo centro histórico chamado de “Rise of the Skyscraper” (exatamente sobre a história dos arranha-céus na cidade) e o de barco, mais geral, mostrando a história dos seus principais edifícios.
Outros muito interessantes e super recomendados são o de ônibus até as casas famosas de Mies Van der Rohe (como a linda Farnsworth House) e outros tours a pé, como o dos novos prédios da cidade (“Modern Skyscrapers”), levando a conhecer por exemplo a nova Trump Tower (o 2º edifício mais alto da cidade, que só não é o mais alto pois com os atentados do 11 de Setembro, os investidores acharam “melhor” não chamar tanta atenção…pode?!).
Todos os tours são feitos por voluntários arquitetos, engenheiros, construtores ou puramente moradores locais que adoram a cidade e querem fazer com que os visitantes sintam o mesmo. São muito bons e recomendáveis. Vale entrar no site e ver a programação: há tours todos os dias, porém alguns (como para a Farnsworth House) são mensais, semanais, etc.
O bom é que independentemente do clima (sol, chuva) se tiver pessoas, o tour sai, e eles duram em media umas 2h. E não se preocupe: se você não entende nada do assunto, os guias explicam tudo de forma clara e simples. Muito provavelmente depois deles, você não verá mais edifícios como antes.
É uma ótima maneira de ver a cidade com outros olhos: a Chicago pelos olhos de um arquiteto! Vambora?
+ informações: http://www.architecture.org. A Chicago Architecture Foundation fica bem em frente ao Millennium Park e a maioria dos tours a pé saem de lá mesmo.
*** Mais dicas de CHICAGO no blog:
– Uma Chicago para se descobrir
– Conhecendo o Millennium Park em Chicago
– Museus em Chicago para se conhecer
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Este é para mim um dos passeios mais legais de Chicago, imprescindíveis mesmo! Bjs
Ė demais mesmo Luciana! E fazer um passeio desses muda totalmente a sua percepção da cidade. Eu realmente adorei!
Boa tarde, parabéns pelo blog de extremo bom gosto e bem explicativo. Com certeza colocarei em minha lista de blogs preferidos. Quando puder, por favor dá uma passada no meu blog http://viajarfazbemasaude.blogspot.com.br/. Sucesso. Abraços.
Olá. O artigo é muito bom. Tem informações interessantes sobre o que fazer na cidade, especialmente para arquitetos.Porém há um errinho que você poderia editar: a Farnsworth House foi projetada por Mies van der Rohe, e não por F.L. Wright.
um abraço
Felipe muito obrigada pela correção!!!
Devidamente arrumado!
Abs!
Chigaco é mesmo incrivel, lindas fotos!