Toda cidade que se preze tem atrações que muitos chamam de “pega turista”. Istambul não é uma exceção, mas há um passeio clássico na cidade, que disso não tem nada: é o Cruzeiro pelo Bósforo!
Na verdade, esse talvez seja o passeio mais lindo e obrigatório da cidade! É percorrendo o Bósforo (esse canal que atravessa Istambul, ligando o Mar de Mármara e o Mar Negro) que você consegue ver e sentir que está realmente entre a Europa e a Ásia.
Existem diversos tipos de cruzeiros pelo Bósforo, mas a grande maioria, especialmente os usados pelos locais, sai do mesmo do lugar: o Porto de Eminönü, praticamente ao lado da Ponte de Gálata e em frente ao mercado de especiarias (uma região super turística de Istambul).
Confira abaixo todas as dicas para escolher qual passeio de barco em Istambul fazer, com dicas de como comprar! Vambora!
+ Confira opções de passeios em Istambul
Cruzeiro pelo Bósforo em Istambul: Veja como fazer!
Para escolher o passeio de barco em Istambul é o ideal para sua viagem, o básico é ver quanto tempo você tem disponível para fazer o cruzeiro.
Existem passeios de barco em Istambul mais simples (usado inclusive pelos moradores como meio de transporte), até outros mais luxuosos, que incluem jantar e show. Confira mais detalhes de cada um abaixo e escolha o seu favorito!
1-) Cruzeiro pelo Bósforo com um barco local
Este foi o passeio que fizemos, sendo uma opção rápida e barata para ver Istambul da água.
Trata-se do ferry que os próprios moradores usam para ir da Ásia para Europa e o que tem a maior variedade de horários ao longo do dia (a cada 15-20 min, saindo em geral das 7h às 20h30).
Nós optamos por fazer esse passeio de barco na hora do pôr do sol e recomendo! Como trata-se de um transporte local (como um ônibus, só que aquático), o barco pode fazer algumas paradas pelo caminho.
A saída ocorre do porto de Eminönü e e nosso caso, só fez uma única parada em Üsküdar, uns dos maiores portos na parte Asiática (os barcos mais turísticos geralmente param no porto de Kadıköy, mais ao sul – Veja mais abaixo).
O barco faz uma espécie de volta pelo estreito, então o ponto de partida será o mesmo de volta, no porto de Eminönü. Enquanto os locais vão descendo, nós turistas podemos relaxar e só ficar curtindo as vistas.
Percorrendo as águas do Bósforo, você vai conhecendo melhor essa Istambul voltada para água, com seus grandes palácios antiqüíssimos dos dois lados do estreito, lindas casas de veraneio (chamadas de yalis, todas de madeira, um estilo tipicamente turco), bares e restaurantes a beira mar (em especial no bairro de Ortaköy, perto da 1ª ponte) e mesquitas, por todo o horizonte.
Para não dizer que esse cruzeiro pelo Bósforo não era turístico, depois da parada em Üsküdar, dava para ouvir de vez em quando uma voz saindo dos microfones do barco, falando em turco e inglês, um pouco sobre algumas das atrações mais interessantes durante o percurso.
Uma delas é o Castelo de Rumeli (ou Rumelihisari, em turco) construído no século XV na parte mais estreita do Bósforo e que servia de base para o controle de fluxo de barcos navegando na região.
Outras atrações que podem ser vistas do barco são os palácios de Çırağan (hoje um super hotel de luxo) e o de Küçüksu, usado como casa de veraneio dos sultões no século XIX e que pelo me disseram virou um dos cenários da novela Salve Jorge (olha como Istambul está Pop!).
Tudo isso que já poderia ser lindo normalmente, ganhou realmente um toque a mais no pôr do sol, com um final de tarde lindíssimo!
Conforme chegávamos, os restaurantes que ficam abaixo da Ponte de Gálata ficavam iluminados, bem como os barquinhos que ficam atracados ao porto (vendendo sanduíches de peixe) e as mesquitas que se multiplicam no horizonte. Nessa hora fiquei realmente em dúvida se acho Istambul mais linda de dia ou a noite!
A forma mais fácil de fazer este passeio é comprando no próprio porto de porto de Eminönü as passagens. Para quem quiser algo mais turístico, confortável e reservando online antes, recomendamos fazer um dos passeios abaixo!
+ Veja mais opções de Passeios de Barco em Istambul
2-) Cruzeiro no Bósforo com áudio guia
Para quem prefere fazer um passeio mais turístico e organizado, vale ir neste Cruzeiro pelo Bósforo, incluindo um guia de áudio com informações sobre Istambul.
Este passeio dura 1h30 e nele estão inclusos além do áudio guia (que você escuta usando seu próprio celular – por isso não esqueça dos fones de ouvido para faciliar), um mapa do Bósforo e uma bebida (água ou suco), durante o trajeto.
A saída da embarcação é do pier de Kabatas, perto do Palácio Dolmbahçe em Istambul. Uma vez que você realiza a reserva do cruzeiro online, eles enviam todas as informações de como chegar e também como baixar o áudio guide no seu celular.
+ Veja os valores do Cruzeiro pelo Bósforo com áudio guide
3-) Passeio de barco em Istambul com jantar e show
Quem quiser fazer um cruzeiro mais completo, este Cruzeiro no Bósforo, incluindo show e jantar é um dos mais famosos e feito pelos turistas em Istambul.
Com duração de 3h, o passeio começa no entardecer e finaliza a noite. Aqui, além de ver a cidade no por do sol, você ainda janta e assiste um show típico turco, tudo dentro da embarcação.
No valor do passeio, está incluso também alimentação, bebidas, show e translado ida e volta do seu hotel. Realmente é uma opção bem prática e fácil para fazer esse passeio de barco, sem ter que se preocupar com nada!
+ Veja como reservar este Cruzeiro em Istambul com jantar e show
4-) Passeio de Iate em Istambul com vinho
Uma opção mais luxuosa, este Passeio de Iate pelo Bósforo, incluindo vinho é super exclusivo e confortável.
Trata-se de um cruzeiro de 2 horas, exclusivo para um grupo pequeno, incluindo guia a bordo, lanches e também vinho, para ir apreciando junto com as vistas de Istambul!
O iate sai do cais Kabatas e por ser feito para um grupo pequeno de pessoas, você terá mais informações e acessos junto ao guia que acompanha o passeio.
Neste passeio, tem a opção de incluir o translado ida e volta ao hotel. Bem prático!
+ Veja aqui os valores para o Passeio de Iate em Istambul com vinho
Quais dessas opções vocês gostaram mais para conhecer Istambul da água? Desde usando o transporte local, até formas mais luxuosas, fazer um cruzeiro pelo Bósforo é mesmo um passeio incrível e essencial para se fazer na cidade. Vambora!
*** Veja mais dicas de ISTAMBUL:
– Onde se hospedar em Istambul: melhores Hotéis e bairros
– As pechinchas do Grand Bazaar e Mercado de Especiarias em Istambul
– Onde encontrar as melhores vistas de Istambul
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Muito bom o post! Esse passeio de cruzeiro é realmente incrível, parabéns Guta.
Você já conhece o Roteiro de turismo? Temos dicas de hospedagem, lazer e turismo em diversos pontos do Brasil.
Você pode nos seguir também em um de nossos blogs:
http://roteirodeturismoblog.wordpress.com
http://roteirodeturismo.blogspot.com.br
https://plus.google.com/114608715385495141783/posts?tab=XX
Obrigada pela visita pessoal
Olá!
Li sobre este passeio e achei muito bacana!
Vou para Istanbul no fim de Maio e fiquei com muita vontade de fazer este cruzeiro também, especialmente depois de ver as fotos que você postou!
Como faço para “escolher” este cruzeiro? tem algum nome, ou a gente escolhe pelo destino? Não entendi direito essa parte na descrição…
Brigadão pela ajuda e parabéns pelos posts! Têm sido muito úteis no planejamento da viagem!
beijo
Olá Douglas! Realmente o Cruzeiro pelo Bósforo é realmente um daqueles passeios que tem que fazer em Istambul.
Sobre sua dúvida: existem dezenas de barcos que fazem esse passeio, muitos turísticos e alguns locais, como foi meu caso. Usei o sistema de ferrys deles mesmo, que chama Sehir Hatlari e o site é esse que cito no post: http://www.sehirhatlari.com.tr/en
O bom é que além de barato, ele tem esses horários ao longo do dia, o que dá a chance de assistir esse final de tarde incrivel. A parte ruim é que não é muito turístico, ou seja, você não terá muitas informações sobre os edifícios e construções (tem , mas é bem resumido) e ele dura 1h/1h30 no máximo.
A mesma empresa oferece também passeios mais longos, bem como outras empresas como a http://www.bosphorustour.com, de 2h até 6h, só que bem mais caros e não todos no final da tarde. Dai você escolhe o que é melhor.
De qualquer forma o local principal de saída é no porto de EMİNÖNÜ, ao lado da ponte de Gálata, quase em frente ao mercado de especiarias.
Seja qual for a sua escolha, é bem bonito!
Oi Guta,
muito obrigado pela resposta.
Entrei no site das ferries, e nao sei como fazer a busca para encontrar o passeio que voce fez. Voce disse que houve apenas uma parada em Uskudar, mas “até que altura” do Bósforo o barco foi?
No site, selecionando “Eminonu” como “departure”, existem diversos pontos como “arrival”, e aí fico em duvida de qual escolher!
Obrigado pela atenção!
Olá Douglas, são diversos portos mesmo mas olhando esse mapa acho que você visualiza melhor os principais pontos de parada e chegada: http://sehirhatlari.com.tr/harita/index.html
Eu não desci durante o passeio mas você pode, até acho que deve, para conhecer melhor o lado asiático (não desci por pura falta de tempo). O meu barco foi até o final da 2ª ponte e voltou mas como vc viu no site, dá para descer em vários pontos, como Uskudar, que é pertinho, ou ir até o ponto mais extremo em A.Kavagi, além da 2ª ponte, quase no mar negro. Aqui vc vê um mapa mostrando o trajeto do passeio longo e do mais curto http://sehirhatlari.com.tr/en/timetable/full-bosphorus-cruise-362.html
Nesse blog http://www.aturistaacidental.com.br/2010/04/07/um-pezinho-na-asia, tem uma descrição bem legal de passeios que vc pode fazer nas várias paradas com o ferry, bem como no do guia Lonely Planet (http://www.lonelyplanet.com/turkey/istanbul/transport/getting-there-around)
Para ver o final da tarde do barco, recomendo que veja mais ou menos qual será o horário do por do sol na época da sua viagem (você pode conferir no site do weather.com (http://www.weather.com/weather/tomorrow/Istanbul+TUXX0014:1:TU) e ver se algum deles bate com esse horário.
Espero que tenha ajudado!
Guta,
MUITO obrigado por todas as informações! Agora entendi direitinho o passeio q vc fez…
Brigadão de verdade… é nessas horas q vemos quem se importa com o leitor! =)
beijo e parabens mais uma vz…
Imagina Douglas! Estamos aqui para isso! 🙂
Qualquer outra dúvida é só falar!
Uma duvida, ele é circular? Entro nele fico esse tempo e ele volta para o local ou tenho que pegar outro p voltar !
Olá Michele,
Ele sai e volta para o mesmo ponto, depois de fazer as paradas.
Você pode permanecer no marco para fazer a volta completa, ou se quiser descer em alguma parada, pegar um outro barco.
Boa viagem!
Bom dia,
Não consegui abrir os links acima. Vou em outubro do ano que vem para Istambul e queria saber mais sobre esse passeio. Vou ter pouco tempo na cidade, portanto queria fazer tipo esse seu! É só chegar lá no Porto e comprar o ingresso? Como faço para ver os horários de saída ? Se quiser posso ficar dentro do barco até a volta não é?
Muito obrigada!!
Olá Mari, desculpe pela demora em responder.
Conferi aqui e o site indicado dos tours está funcionando normalmente. Nele, clicando em “Bosphorus Tours” você consegue ver os horários de saida dos barcos.
A compra pode se dar diretamente no guichê no porto e você pode continuar no barco, sem problemas.
Abs!
Olá, Guta!
Adorei o relato e a dica do barco baratinho
Espero que aproveite e goste tanto quanto eu Manu!
Boa viagem!
Meu comentário não foi postado integralmente hehehe
Fiquei com uma dúvida que talvez você possa esclarecer 🙂
Qual o ponto final do barco? Você lembra?
Agradeço a atenção.
🙂
Olá Manu,
Desculpe não me lembro o nome, especialmente em turco rs, mas se você entrar no site indicado no final do post lá tem todas as paradas possíveis, horários, etc.
Abs!
Olá Guta!
Gostei muito do seu blog, parabéns!
Estou indo para Istambul neste domingo, a trabalho, mas se tiver algum tempo livre gostaria de fazer esse passeio de ferry.
Acontece que estarei hospedada do lado asiático e queria saber se existem pontos de partida e chegada do lado asiático também.
Não sei se é o computador que estou acessando, mas o site do ferry aqui só está abrindo em turco e não tem a opção de mudar para o inglês, então não consegui ver as informações…
Se puder me ajudar….
abraços!
Olá .
Vou a Istambul no dia 14 de março . E gostaria muito de fazer esse mini cruzeiro que vc fez.
Mesmo com tantas explicações , não consegui entender direito . E tenho algumas dúvidas .
Os bilhetes podem ser comparados lá na hora ? Consigo pagar com cartão ou preciso ter a moeda local ?
E como saber qual é o cruzeiro que vc fez? Pq vou ter pouco tempo e tbm não vou descer do barco . Quero mesmo e apreciar as belas paisagens . Será que pode me ajudar ?
Muito Obgda bj
Tati
Olá Tatiana,
Se você optar pela viagem doméstica (não o tour) é bem fácil comprar o ticket na hora. Já se fizer algum tour (existem opções curtas) é preferível chegar com um pouco de antecedência para garantir um ingresso, já que esses são mais procurados (há informações ao turista, etc).
Agora não me lembro se havia máquinas de cartão na bilheteria, mas imagino que sim. Pelo valor, pagamos em dinheiro mesmo.
Eu fiz o tour que sai de EMİNÖNÜ e voltou para o mesmo porto. Acho que valeria a pena você fazer, pelo pouco tempo, o tour mais curto (chamado de SHORT BOSPHORUS TOUR, no site oficial que indicamos no final do post). Ele dura umas 2h e você consegue ver basicamente tudo, sem paradas, mas com informações interessantes.
Espero ter ajudado!
Abs!
Olá!! Costumo enjoar em passeios de barco…Como foi sua experiência em relação a isso?
Olá Juliana,
Super tranquilo. Como você não está em mar aberto, o barco mexe muito pouco.
Mas de qualquer forma, vale levar um remédio anti enjoo em todo caso.
Boa viagem!
ola, boa noite
fiquei em duvida quanto as paradas..você subiu e desceu no mesmo ponto em eminönü?
eu queria fazer o passeio todo, como você, e ir até o mar negro, mas queria descer do ferry em uskudar no lado asiático..esperaria o ferry dar mais uma volta até chegar la de novo para descer e poder voltar a pé pela ponte do bósforo.. ou teria como embarcar em uskudar? se tivesse como atravessaria a pé a ponte para o lado asiático e voltaria para o europeu de ferry!!
aguardo retorno!!
obrigada, incrível o blog
Olá, Guta. Parabéns pelas dicas.
Mas minha experiência em Istambul foi muito negativa e não recomendo esta cidade para ninguém.
Eu desembarquei à noite no aeroporto de Istambul (IST). Antes do voo, eu tinha comprado um serviço de transfer para o traslado único do aeroporto ao hotel, no valor de 32 libras esterlinas.
Na chegada ao aeroporto, não encontrei o motorista no local combinado e falei com um motorista que estava lá. Mostrei a ele o nome e número de telefone da pessoa que deveria me buscar. Ele ligou então e do outro lado da linha alguém se passou pelo motorista que me esperava, dizendo que houve um engano e que eu deveria fazer a corrida com aquele motorista que eu tinha encontrado. Foi colocado o preço de 3590,00 liras turcas e que o pagamento seria aceito por cartão de crédito e que haveria reembolso. Como eu estava muito cansado, era tarde da noite e não sabia a cotação da lira turca, acabei aceitando. Na saída do aeroporto, o motorista chamou um colega seu para acompanhar a viagem.
No caminho, eles pararam no primeiro caixa eletrônico e fui forçado a sacar o dinheiro. Naquele momento, vi que era um golpe e que corria risco de vida. Ao chegar ao hotel, tirei uma foto da placa do carro e pedi ajuda aos recepcionistas. Não consegui dormi naquela noite.
Na manhã do dia seguinte, fui ao posto policial para turista – localizado no centro histórico da cidade. Contei o que tinha acontecido, mas não foi feito boletim de ocorrência e o agente de polícia disse apenas que iria localizar o proprietário do veículo com base na placa e falar com ele para devolver o dinheiro.
Na noite do dia seguinte à ida à delegacia, um representante do proprietário do veículo foi ao hotel e o gerente do hotel intermediou o contato e negociação. Os dois, representante e gerente, disseram que caberia a mim apenas 85,00 euros, pois haveriam taxas a serem cobertas. Eu paguei o equivalente a 225,00 euros pela corrida criminosa e recebi apenas 85 euros ao final. Não tive boletim de ocorrência registrado. Fui coagido e roubado. É totalmente absurdo tudo isso. O crime e a impunidade prevaleceram. O gerente do hotel disse que há uma grande máfia no transporte por carro no aeroporto de Istambul.
Além disto, eu tinha comprado um city tour a pé pelo centro histórico, mas o guia não apareceu. O serviço que você recebe no hotel é inferior ao valor pago. Na cidade, eles sempre querem tirar algum proveito e cobrar a mais. Você precisa estar o tempo inteiro confirmando e checando os preços de produtos e serviços. Isso é muito desagradável. Sem falar que as pessoas de lá são mais mal educadas… percebi isso já no voo de ida na companhia aérea turca. A comida é bem diferente e não tem qualidade e sabor próximos à do Brasil.
Enfim… uma grande decepção e péssima experiência. Não recomendo Istambul e Turquia a ninguém. Certamente há opções melhores no exterior.
Oi Igor, poxa que pena da sua experiência na cidade! 🙁
Quando fomos tivemos uma viagem super tranquila e adoramos muito a cidade! Acho que um fator importante foi que tivemos um guia nos acompanhando o tempo todo, caso queira voltar um dia, divulgamos o contato dele aqui: https://www.blogvambora.com.br/destinos/istambul/