Roteiro Cultural: Visita Guiada ao Congresso Nacional – Veja como fazer!

4
Congresso Nacional
Congresso Nacional em Brasília. Foto: GC/Blog Vambora!

O coração de Brasília, e porque não, do próprio Brasil, é aqui: Vambora conhecer o Congresso Nacional! Sede do poder legislativo do Brasil (ou seja, onde são feitas e decididas todas as leis que regulam o Estado), aqui é o local onde todos nós brasileiros somos ou deveríamos ser representados ao máximo.

Olhar o Congresso de fora já é emocionante. É quase impossível não vir a mente algumas cenas da história do Brasil que lá aconteceram (como posses de presidentes, o fim da ditadura Militar e até o impeachment do ex-presidente Collor).

Exatamente para mostrar esse espaço que nos representa em Brasília, é que acontece essa visita guiada, e gratuita, a parte interna do Congresso Nacional.

Todos os detalhes de como visitar esse local tão incrível e importante para nós brasileiros, você confere abaixo. Vambora!

Visita guiada ao Congresso Nacional: Veja como fazer

1-) História e Arquitetura do Congresso Nacional

Congresso Nacional
A cúpula voltada para cima é a Câmara dos Deputados; a para baixo o Senado Federal. Foto: GC/Blog Vambora!

Inaugurado em 1960, o Congresso Nacional foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e faz parte do plano piloto de Lúcio Costa. Ele é um dos edifícios mais importantes e representativos do modernismo brasileiro, sendo considerado patrimônio nacional, desde 2007 pelo Iphan.

O Congresso fica localizado no centro do Eixo Monumental em Brasília, entre o Palácio da Alvorada (sede do poder executivo) e o Supremo Tribunal Federal (sede do poder judiciário). Ele é formado por um edifício horizontal e por duas torres.

No edifício horizontal fica a cúpula convexa, voltada para baixo, sede do Plenário do Senado Federal. Ao lado fica a cúpula côncava, voltada para cima, sede da Câmara dos Deputados.

Atrás do edifício principal, e entre as duas cúpulas, ficam duas torres de 28 andares, onde local da maioria dos escritórios e parte burocrática do poder legislativo.

2-) Quando visitar e ingressos

Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados. Foto: GC/Blog Vambora!

O tour pelo Congresso Nacional é gratuito e ocorre nos seguintes dias: segunda, quinta, sexta e aos finais de semana e feriados, das 9h às 17h. A cada 30 minutos é iniciado um tour com no máximo 50 visitantes presentes.

A duração do passeio é de cerca de 50 minutos, e inclui o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

A visita pode ser feita com horário agendado ou comparecendo no local de saída do tour, pela entrada pela rampa principal do Congresso Nacional. Veja abaixo mais detalhes:

  • Tour ao Congresso Nacional com horário marcado: toda quinta-feira, com agendamento prévio feito pelo site do Congresso Nacional.
  • Tour ao Congresso Nacional sem horário marcado: toda segunda, sexta, finais de semana e feriados. Basta comparecer na rampa principal do Congresso Nacional e ver se há vagas disponíveis para o próximo horário de saída do passeio.

Importante: existe um código de vestimentas para visitar as áreas do Congresso, especialmente quando há sessões deliberativas e solenes. Veja abaixo:

De Segunda à sexta-feira:

  • Proibido o acesso de pessoas descalças, de chinelos, shorts, bermudas, camisetas e regatas, exceto para crianças menores de 12 anos.
  • Para acesso ao Salão Verde da Câmara dos Deputados é exigido o uso de paletó e gravata durante as sessões deliberativas e solenes.

Finais de semana e feriados: é permitido o uso de chinelos, shorts, bermudas e camisetas.

+ Veja mais passeios e tours para fazer em Brasília

3-) Como é a visita ao Congresso Nacional

Visita ao Congresso Nacional
Tous muito bem explicado pelos guias do Congresso. Foto: GC/Blog Vambora!

O tour pelo Congresso Nacional começa no Salão Negro, a área comum entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. É aqui que você encontra o stand de informações e da onde sai o passeio.

Depois de ver um vídeo contanto um pouco da história e construção do Congresso, junto com o guia, fomos conhecer melhor o local. Primeiro visita-se a sede do Senado Federal, a parte do governo legislativo que representa os governos estaduais.

Senado Federal
Interior do Senado Federal. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que muitos de nós tenhamos aprendido isso alguma vez na escola, todo o processo de criação e aprovação das leis, por todas as instâncias do governos não é óbvio e todas essas informações e outras curiosidades são contatas pelo guia durante o passeio.

A cada ala e salão visitado, mais e mais a responsabilidade e importância de ser um cidadão consciente vai sendo trazida à tona.

Interessante ver na visita como o Congresso é repleto de obras de arte lindas, sendo praticamente um Museu! Murais de Di Cavalcanti, esculturas de Victor Brecheret, obras contemporâneas impressionantes de Marianne Peretti e Athos Bulcão, além de dezenas de presentes (como vasos, esculturas, joias) que foram trazidos por delegações de outros países para o Brasil podem ser vistos na visita.

Obras de arte no Congresso Nacional
Algumas das obras de arte no prédio: de Brecheret a Di Cavalcanti. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que visualmente o Senado seja lindo, é na Câmara dos Deputados que ficamos mais emocionados. Ele é maior e mais ligado diretamente a nós, pois os deputados são os nossos representantes diretos no governo federal.

As cenas de votações que parecem quase nunca acabar, os bate e bocas, as decisões mais importantes do país, é lá que primeiro acontecem.

Aliás, grande parte do nosso passado político e decisões importantes está retratado no “Túnel do Tempo”, uma galeria que liga o edifício principal com um dos anexos do Congresso Nacional.

É um espaço importante para vermos o quanto já conseguimos e o quanto ainda falta fazer pelo Brasil.

Plenarinho Congresso Nacional
Plenarinho: móveis antigos mostrando como era o Senado no seu início. Foto: GC/Blog Vambora!

Por fim, tudo mundo fica livre para visitar o Salão Nobre, hoje o Museu do Senado, com um acervo e mobiliário antigo, da sede do governo federal desde quando era no Rio de Janeiro.

O tour gratuito pelo Congresso Nacional é mesmo super informativo, organizado e muito bem feito; algo que todo brasileiro deveria fazer em Brasília.

É um ótimo passeio para relembrarmos a importância do nosso voto e ficar mais consciente de que essas escolhas é que regem o futuro do nosso país. Vambora!

*** VEJA MAIS DICAS DE BRASÍLIA:
O que fazer em Brasília: Roteiro Completo de viagem
Obras de Oscar Niemeyer em Brasília: Conheça as principais

Atrações de Brasília fora do Eixo Monumental: veja quais são e como conhecer

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui