Essa última viagem para Buenos Aires foi curtinha mas entre um compromisso e outro deu para conhecer e rever duas atrações clássicas da cidade: a El Ateneo, provavelmente a mais linda e fotografada livraria do mundo, e Puerto Madero, a renovada área portuária portenha. Dois lugares tradicionais de Buenos Aires que foram remodelados e ganharam novas funções. Vambora conhecer melhor esses novos velhos clássicos da cidade:
1-) Visita a Livraria El Ateneo em Buenos Aires
Existem pelo menos 4 livrarias El Ateneo em Buenos Aires, mas aquela que todo mundo quer conhecer é a que fica na Avenida Santa Fé, nº 1860, no bairro da Recoleta.
O antigo teatro que virou livraria tem muito charme e história. Chamado originalmente de Teatro Gran Splendid, o local foi inaugurado em 1919, com mais de 1000 lugares, onde aconteciam apresentações de grandes artistas, incluindo o “Rei” do tango argentino, Carlos Gardel.
O teatro virou cinema em 1929 e só se tornou a famosa livraria que conhecemos hoje em 2000. Conservando sua arquitetura em estilo eclético, é possível conhecê-la com todos os seus detalhes antigos, incluindo um teto pintado em afresco. No antigo palco, hoje há um café, onde locais e turistas conseguem descansar um pouco do agitado centro comercial da Recoleta.
É um lugar lindo e inesperado. Fazia tempo que queria visitá-la e a impressão ao entrar lá dentro é mesmo de surpresa. São 5 andares, sendo o último (que pode ser acessado por elevador ou escada) é onde você tem as visões mais bonitas. Vale passar por lá nem se o seu objetivo não for comprar nenhum livro, dvd, etc porque mesmo que não pareça, ela é uma livraria de verdade 🙂
2-) O que ver em Puerto Madero
Dentre as atrações renovadas portenhas, o Puerto Madero é um dos mais famosos pontos turísticos de Buenos Aires, e um dos mais caros também.
A antiga área portuária, de 1897, começou a ser reformada em 1989 mas as coisas só engrenaram mesmo a partir de 1999, quando grandes novos edifícios passaram a ser construídos no local (além das docas já existentes). Hoje, só vive na região a elite de Buenos Aires e os milhares de turistas que aproveitam para passear pelos calçadões em volta desse canal do Rio de la Plata.
Nos renovados galpões de tijolos vermelhos e nos novos edifícios envidraçados ficam muitos dos ótimos restaurantes e bares animados da cidade. Dentre eles, estão os restaurantes Cabaña Villegas e o Cabana Las Lilás, recomendados para comer um excelente churrasco (sendo o segundo, bem mais caro que o primeiro). Para massas e comida italiana o Marcelo, La Parolaccia e o Sottovoce Puerto Madero são ótimas opções. O bar Ásia de Cuba, também foi bem recomendado: começa servindo jantar e depois vira uma balada animada para quem quiser estender a noite na região.
Todos esses locais, aliás, ficam a partir da metade norte de Puerto Madero (nos diques 4 e 3), próximas a linda Puente de la Mujer, inaugurada em 2001 e construída pelo arquiteto Santiago Calatrava (o mesmo que fez o complexo Ciudad de las Artes y las Ciências, em Valência).
Nessa área também fica a Fragata ARA Presidente Sarmiento, que aparece na foto acima. Construída em 1867, o navio funciona hoje como um museu, com fotos, mapas, reconstruindo como era o ambiente durante o seu funcionamento.
Eu já gostava especialmente da região quando tinha ido para lá anteriormente mas dessa vez descobri mais uma informação sobre a área que desconhecia: lá pertinho, indo em direção ao Rio da Prata, atrás dos grandes e novos edifícios, fica a Reserva Ecológica Costanera Sul, um parque cheio de vida animal selvagem, que os argentinos adoram passear nos finais de semana.
Além da área natural, ficam por lá também diversos trailers de comida que servem tradicionalíssimos sanduíches da cidade: o de Bondiola e o Choripan (o 1º um sanduba de carne de porco e o 2º um tipo de cachorro quente só que de lingüiça). Lugar que eu totalmente desconhecia e comidinhas para experimentar numa próxima.
Duas antigas atrações que se remodelaram com o tempo e se tornaram ainda mais clássicas. Procurando o que fazer em Buenos Aires? Visitar a El Ateneo e o Puerto Madero pode ser sempre um bom programa. Vambora?
*O Vambora fez essa viagem para Buenos Aires a convite da Ford
*** VEJA MAIS DICAS DE BUENOS AIRES NO BLOG:
– Dicas sobre segurança, dinheiro e aeroportos de Buenos Aires
– TOP restaurantes em Buenos Aires para experimentar
– Buenos Aires diferente: Museu dos Beatles e Salão do Automóvel
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Muito legal o post ! Adoro Puerto Madero e lá é uma ótima opção para aquele passeio no fim da tarde.
Um Abraço
No outono e inverno, no final da tarde, bate um ventinho geladdoooooo em Puerto Madero mas mesmo assim vale muito a pena!
Clássicos que realmente merecem ser visitados. Pode ser clichê, pode ser batido, mas, especialmente para quem vai a Buenos Aires pela primeira vez, é essencial visitar lugares como esses e outros, como o próprio Caminito, no mal cuidado La Boca.
Acho que numa primeira visita vale mesmo passar pelo Caminito mas acho que depois de dar um “check” de “Ja vi” no centro, Buenos Aires mostra-se bem mais interessante e bonita na Recoleta, Puerto Madero e Palermo