-> Post atualizado em setembro/2019
Até pouco tempo só se via um Food Truck (aqueles caminhões vendendo comida na rua) em cidades americanas, como Nova York, Miami e Los Angeles. A moda acabou se espalhando, com esses Food Trucks servindo comida de rua diferenciada e até mesmo gourmet em diversas metrópoles pelo mundo, chegando recentemente as ruas da maior cidade da America do Sul, São Paulo. Finalmente a cidade oferece agora opções de comidas de rua muito alem do hot dog, espetinho grego, caldo de cana e pastel. Quem ganha são os moradores, turistas e a própria cidade, com mais uma opção para comer (muito) bem e barato em São Paulo.
Oficialmente os Food Truck só foram liberados para funcionar em 2014 em São Paulo, mas desde 2012, ensaios sobre oferecer comida de rua diferenciada, já aconteciam na cidade. Feirinhas gastronômicas (com chefs de restaurantes renomados) passaram a ser um sucesso, atraindo milhares de pessoas. De alguns poucos dias em eventos bimestrais, essas feiras começaram a funcionar com mais e mais freqüência, ocorrendo praticamente todos os finais de semana na cidade, num evento chamado Feirinha Gastronômica, na Praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
Dos tradicionais stands fixos, se viu que ser itinerante, levando essas delicias para qualquer cantinho da cidade era muito mais vantajoso e interessante, criando-se assim a nova moda do Food Truck em São Paulo.
Hoje em dia são dezenas pela cidade, com alguns nomes já bem reconhecidos e recomendados como o Buzina Food Truck, Burguer Lab e EATinerante (sanduíches, hambúrgueres, saladas e outros pratos gourmet), Holy Pasta (massas), La Buena Station (comida mexicana), Los Mendozitos (servindo vinhos), NED crepes (crepes doces e salgados), Me Gusta (picolés artesanais), Só Coxinhas (coxinhas e cervejas), Doritos Food Truck (oficial da marca de salgadinhos, que faz diversas comidinhas usando ele como base), entro outros. Os preços ainda são um pouco salgados mas mesmo assim bem viáveis, variando de R$ 5 até R$ 25 em média.
Como não tem locais fixos, a melhor forma de encontrá-los pela cidade é via redes sociais: a maioria possui páginas do Facebook, Twitter e Instagram. Outra forma é seguir comunidades que divulgam todos os dias a localização dos mesmos pela cidade, como a página do Guia Food Trucks ou seguir e frequentar o Butantan Food Park, que virou o atual Vila Butantan, um antigo estacionamento bem próximo da estação de metrô Butantã (no bairro de mesmo nome), onde diversos Food Trucks se encontravam servindo comidinhas praticamente da hora do almoço até happy hour.
A Feirinha Gastronômica também continua firme forte aos finais de semana na Praça Benedito Calixto e um novo espaço na cidade, chamado de Pracinha da Oscar Freire, tem praticamente todo dia um Food Truck servindo na hora do almoço. Nada contra as barraquinhas de hot dog, churrasquinho grego e pastel, mas é muito bom poder ter outras opções de boa comida nas ruas de São Paulo. Vambora então aproveitar os Food Trucks na cidade!
*** Veja outras dicas de SÃO PAULO:
– Volta ao mundo pelos restaurantes de São Paulo
– 10 apps para melhor aproveitar São Paulo
– Restaurante Mocotó: um pedaço do Nordeste em São Paulo
– O pastel dos pastéis em São Paulo
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Que roteiro legal. Nós ainda não fomos. Precisamos urgente conhecer. Costumar ser muito cheio?
Olá Eloah! Vale a pena conhecer sim, se puder durante a semana quando fica menos cheio. Aos finais de semana tende a lotar.
Abs!
[…] Fonte: Blog Vambora. […]