Chocolate é uma paixão nacional, mas surpreendentemente nem sempre foi assim. Ainda que o cacau foi descoberto não tão longe daqui, o chocolate no Brasil só ganhou há poucos anos a importância que tem hoje em dia, vocês sabiam?
A história do chocolate, como conhecemos hoje é antiga. Foram as civilizações das Américas, como Maias e Astecas, que primeiro consumiram o cacau em forma de bebida fermentada. Porém, foi só na Suíça, no final do século XIX, que se começou a misturar o chocolate com açúcar e leite, a forma de consumo mais comum atualmente.
No Brasil, o chocolate influenciou culturas e cidades inteiras, que passaram a produzir cacau, até transformá-lo no doce que consumimos. São várias cidades, de norte a sul do Brasil, famosas pelos seus chocolates! Confira abaixo e escolha sua favorita!
Resumo sobre a História do Chocolate no Brasil
Ainda que a origem do chocolate, ou melhor do cacau, o fruto base do chocolate, seja da América do Sul, América Central e México, o Brasil só foi ter contato com a cultura cacaueira com os europeus, nos séculos XVII e XVIII.
Foi nessa época que as primeiras mudas de cacau foram trazidas, primeiro para o Pará e depois para Ilhéus no Sul da Bahia, onde a plantação foi mais bem sucedida.
Nesse período o Brasil passou a ser um dos maiores exportadores de cacau do mundo mas nada se manufaturava por aqui. Somente nos séculos XIX e XX que as primeiras fábricas de chocolate passaram a ser criadas no país, na maioria das vezes fundadas ou trazidas por imigrantes europeus.
A primeira fábrica de chocolate no Brasil aliás, a Neugebauer, foi criada em Porto Alegre em 1891 por alemães. Só depois vieram marcas famosas como Lacta, Kopenhagen, Garoto e Nestlé, criaando a base da indústria do chocolate no Brasil.
O mais curioso é que até os anos 70, o chocolate não era muito difundido no Brasil: era considerado um item caro, supérfluo e que engordava (o que não é mentira…kkk).
Pode perguntar para alguém que tenha nascido antes ou nessa época, se era comum comer chocolate no Brasil! Foi só a partir de uma grande campanha de marketing e difusão da indústria que o chocolate passou cair no gosto e bolso dos brasileiros, tornando esse vicio (e delícia) mais cotidiana, como é hoje.
E foi devido aos imigrantes europeus trazendo receitas, que algumas cidades acabaram ganhando a fama, virando verdadeiros centros para comer um bom chocolate no Brasil! Confira abaixo as mais famosas para visitar!
4 Cidades brasileiras famosas pelo seus chocolates
4-) Gramado (Rio Grande do Sul)
Uma das cidades mais famosas pelo chocolate no Brasil, Gramado tem mais de 30 fábricas e diversos pontos de venda. Com imigração alemã e italiana, Gramado possui muitas marcas de chocolate locais como a Caracol, Lugano, Prawer, Florybal.
Dos chocolates de Gramado, pessoalmente o que gosto mais é da Lugano! O bom é que para descobrir a sua marca favorita, basta visitar as lojas na cidade e ir provando (a maioria sempre oferece para os visitantes um pedaço).
E além das lojas e fábricas, há atrações turísticas baseadas no chocolate em Gramado, como o Mundo de Chocolate e o Reino do Chocolate.
O Mundo do Chocolate, da Lugano, foi inaugurado em 2015 e mostra imensas esculturas feitas de chocolate, de famosas atrações do mundo, como Torre Eiffel e Cristo Redentor.
Já o Reino do Chocolate, da marca Caracol, foca na história do cacau, incluindo visitar parte de uma fábrica de chocolate, para ver como é a produção.
3-) Penedo (Rio de Janeiro)
Ainda no clima de cidade de serra, Penedo, no Rio de Janeiro, tem sua história ligada aos imigrantes finlandeses que chegaram por lá em 1929.
É comum encontrar na cidade fábricas e lojas de chocolates com nomes tipicamente finlandeses, como por exemplo a Joulupukin Suklaa (significa em finlandês Chocolate do Papai Noel) e a Tonttulakki Suklaat (que significa em finlandês Gorro de Gnomo).
Aliás, antes de ir para Penedo já fique sabendo que Suklaa significa chocolate em finlandês, palavra que você verá por todo canto na cidade.
Há muitas outras lojas e fábricas de chocolate em Penedo, incluindo a Casa do Chocolate. O mais gostoso é que para quem adora doces, achei a variedade de chocolates em Penedo até maior do que a encontrada em Gramado!
2-) Monte Verde (Minas Gerais)
Monte Verde, em Minas Gerais, também possui clima de serra que combina com chocolate! A Gressoney Chocolates foi a primeira fábrica de chocolate de Monte Verde e continua sendo uma das mais famosas da região.
Criada em 1978, eles tem chocolates em diversos formatos, desde bombons até barras. Destaque para dois itens super tradicionais do cardápio e que você precisa experimentar quando for para a cidade: sopa de morangos e a prímula!
A sopa de morangos é a sobremesa nº1 de Monte Verde, feita de morangos frescos e servida com creme de chocolate absurdamente delicioso!
Já a prímula é uma mistura de alfajor com pão de mel, marca registrada da Gressoney! É feita com duas bolachinhas doces (feitas também na fábrica), recheadas com doce de leite e cobertas com chocolate.
Como esse doce só existe em Monte Verde, é uma daquelas ótimas lembranças para levar de presente da cidade!
+ Veja aqui mais dicas de Monte Verde
1-) Campos do Jordão (São Paulo)
Por fim, Campos do Jordão, em São Paulo, é também famosa pelo seus chocolates de altíssima qualidade (ás vezes, um pouco caros também…).
As marcas mais famosas de chocolate em Campos do Jordão são: o Chocolate Montanhês (criado em 1979) e o Chocolate Araucária (criado em 1991).
As duas marcas possuem variados tipos de bombons, trufas, barras e até de outros produtos, como chocolate quente e fondue de chocolate.
Na Chocolate Araucária é possível também fazer uma visita a loja de fábrica e ver como são produzidos os chocolates. Nela há também um espaço cultural onde é contada a história do chocolate no Brasil e no mundo.
+ Veja mais dicas de Campos do Jordão
Outras cidades do Brasil famosas pelo chocolate são também: Ilhéus na Bahia (devido a importância histórica, com plantação de cacau e produtores artesanais até hoje) e Vila Velha no Espírito Santo (onde fica a fábrica da Garoto, sendo possível fazer visitas guiadas e acompanhar a produção dos famosos chocolates da marca).
Quais dessas cidades famosas pelo seus chocolates no Brasil vocês já foram? Tem mais algum destino famoso pelo chocolate no Brasil que não falamos aqui na lista? Comenta aqui nos comentários! Vambora!
*** VEJA TAMBÉM:
– Onde comer em Gramado: melhores restaurantes e comidas típicas
– Restaurantes em Monte Verde: Veja onde ir!
– Onde comer em Campos do Jordão: restaurantes com bom custo X benefício!
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Chocolate é tudo de bom!! Amei o post! Sigo bastante esse blog! Abraço
Obrigada Camila!! 🙂
todas as viagens foram feitas por você?
conhece todos esses lugares?
Olá Jonas,
No blog há dicas de viagem vividas por mim e colaboradores do blog.
Você pode conferir por exemplo mais dicas de viagem que fizemos para Gramado e Penedo, acessando aqui https://www.blogvambora.com.br/category/brasil/rj/penedo/ e aqui https://www.blogvambora.com.br/category/brasil/rio-grande-do-sul/gramado/
Sempre quando levo clientes a esta cidade paro e oque me deixa surpreso, como brinde eles dão aos visitantes enormes barras de chocolate, porém os preços dos itens vendidos não são baixos mas em compensação o sabor é incomparável. Parabéns pelo artigo. Acabei por acaso encontrando este blog e está sendo muito útil tanto os artigos como comentários pois trabalho com viagens e turismo.