A Alemanha é um país famoso por ser berço de grandes escolas de design e possuir projetos de arquitetura icônicos, desde sua história antiga até a atual. É possível encontrar museus até áreas urbanas inteiras com projetos de design e arquitetura em Berlim que emocionam qualquer apaixonado e estudante da área.
Visitando a cidade, quem adora o tema, pode conhecer alguns desses lugares especiais para a história e atualidade, não só da Alemanha, como do mundo. E para quem não conhece muito o assunto, são lugares tão lindos e famosos, que por si só já valem a visita. Vambora então conhecer o melhor do design e arquitetura em Berlim!
Design e Arquitetura em Berlim: 4 lugares para visitar e se apaixonar
1-) Bauhaus Archiv
A Bauhaus foi uma escola alemã que mudou a forma como se via e fazia arte e arquitetura no mundo, se tornando um dos movimentos mais famosos do design, arte e arquitetura do século XX.
Criada por Walter Gropius em 1919, o objetivo da escola, foi criar uma nova linguagem funcionalista, sem ornamentos, em sintonia do que vinha acontecendo com a nova era industrial e vanguardas artísticas da época, como cubismo. A escola funcionou até 1933, quando foi fechada pelo governo nazista alemão. A parte boa disso é que muitos dos professores e artistas da escola saíram da Alemanha e ganharam o mundo, espalhando ainda mais os conceitos da Bauhaus em outros países, como Estados Unidos e até no Brasil.
O museu em Berlim da escola, o Bauhaus Archiv, abriga a maior coleção de objetos e documentos da Bauhaus em todo o mundo e é um museu que fica praticamente escondido na cidade mas basta chegar perto do edifício projetado por Gropius para já começar a se arrepiar: é emocionante ver algo tão icônico e importante para a história do design e arquitetura assim de perto.
Não se pode tirar fotos na parte da dentro, mas se encontram aqui projetos e objetos de arte, design e arquitetura muito famosos e conhecidos (que você provavelmente já viu por ai, só não sabia o nome) como a “poltrona Wassily” e a “luminária Bauhaus”, além de possuir uma biblioteca imensa de referência e exposições temporárias. Há um café e uma lojinha sensacional de objetos de arte e design, incluindo muitos postres que quem adora design e arquitetura pira!
Quem possui o cartão Berlim Welcome Card (veja aqui) possui desconto na entrada e na mesma é dado um áudio guide para ter todas as informações sobre a exposição. Uma verdadeira aula de design e arquitetura, incrível! Veja mais informações: http://www.bauhaus.de/en/
2-) Neue Nationalgalerie
Um dos últimos trabalhos do renomado arquiteto alemão Mies van der Rohe (que aliás foi diretor e professor da Bauhaus acima), famoso pelo conceito de “menos é mais”, a Neue Nationalgalerie é muito além de só um prédio, mas uma verdadeira obra de arte de arquitetura em Berlim.
Localizada numa área cidade chamada de Kulturforum (próximo a Potsdam Platz, veja mais abaixo), a região foi planejada para ser uma grande área de equipamentos culturais (como museus, biblioteca e a Filarmônica de Berlim), incluindo essa nova galeria dedicada a exposições de arte do século XX, com foco nas obras da Bauhaus, Expressionismo, cubismo e surrealismo, de artistas renomados como Picasso, Miró e Kandinsky.
Inaugurado em 1968, a estrutura do prédio é um dos exemplos mais clássicos do trabalho de Mies van der Rohe, incluindo perfis em estrutura metálica de aço e muito vidro num grande espaço amplo, aberto e totalmente versátil para qualquer exposição, sem ter salas fechadas, algo extremamente moderno para época e até para os dias de hoje.
Infelizmente o prédio encontra-se fechado desde Janeiro de 2015 para obras de restauração, mas mesmo assim, quem ama arte e arquitetura vale a passagem por lá, pois sendo todo de vidro e com uma área externa linda (incluindo um jardim de esculturas – uma das marcas dos projetos de Mies van der Rohe), pode ser visto e admirado sem a necessidade de entrar no edifício. Veja mais informações: http://www.smb.museum/en/museums-institutions/neue-nationalgalerie/home.html
3-) Potsdamer Platz
A Potsdamer Platz é hoje o novo centro e a nova cara de Berlim. Cosmopolita, moderna, só faz pouco tempo que a área ganhou os ares que vemos hoje.
Se antes da 2ª Guerra era um local super agitado de Berlim, após esse período até a Guerra Fria, não passava de um terreno vazio, dividido pelo Muro de Berlim. Em 1993, começou o processo de renovação urbana do local, com projetos de grandes arquitetos como Renzo Piano e Richard Rogers, transformando o espaço como vemos hoje.
Especialmente o complexo do Sony Center é o que chama mais atenção, extremamente moderno, criando uma cobertura de vidro em forma de tenda, totalmente permeável no térreo, quase como uma continuidade da cidade, só que abrigando lojas, complexo de lazer com cinema, restaurantes, além de escritórios. Uma das regiões que reflete o lado mais moderno de Berlim e um marco arquitetônico na cidade. Veja mais informações: http://www.sonycenter.de/en
3-) Reichstag
O Reichstag, o prédio que abriga o parlamento alemão (chamado de Bundestag), com sua famosa cúpula de vidro é uma das maiores atrações de Berlim e já falamos dele num outro post aqui no blog (veja aqui) e para quem adora arquitetura, é especialmente uma atração imperdível na cidade.
Construído entre 1884 e 1894, passou por imperadores, república, um incêndio (em 1933, destruindo salas e sua cúpula original), pela 2ª Guerra (quando foi bombardeado e praticamente inteiro destruído), pela Guerra Fria (ficando bem ao lado do muro que dividia Berlim em duas partes) e posteriormente pela Reunificação alemã, até voltar a ser sede do parlamento alemão em 1999.
Foi nessa época que passou por muitas reformas, incluindo a famosa cúpula de vidro, do arquiteto Norman Foster, baseada na original destruída, só que numa versão muito mais moderna e democrática, pela simbologia de sua acessibilidade e transparência perante a sociedade alemã.
É possível visitar o edifício de forma gratuita, até a sua cúpula, como contamos em detalhes num outro post (veja aqui), além de tours guiados mais específicos de arte e arquitetura. Uma pena que esses tours específicos só ocorrem em alemão, com exceção para grupos de pelo menos 20 pessoas, que podem ser agendados e feitos em inglês. No site oficial do parlamento, há mais informações: http://www.bundestag.de/htdocs_e/
Além desses 4, outros edifícios e lugares icônicos em Berlim que quem adora design e arquitetura pode também visitar são:
- Banco DZ de Frank Gehry ( especialmente a parte do interior do edifício, no seu átrio, totalmente inesperado).
- Museu Judaico (criado pelo arquiteto judeu-polonês Daniel Libeskind, filho de sobreviventes do Holocausto, incrível).
- Memorial do Holocausto de Peter Eisenman (praticamente virou uma atração turística, além de todo o significado e arte envolvida).
- Filarmônica de Berlim de Hans Scharoun (que além de lindo e moderno para sua época, possui uma acústica maravilhosa, quem puder vale assistir alguma apresentação).
- Casa das Culturas do Mundo do americano Hugh Stubbins (dentro do parque Tiergarten, foi constrúida pelos norte-americanos para a Exposição Internacional da Construção de 1957 e até hoje é um ícone da arquitetura em Berlim).
Vários projetos incríveis de design e arquitetura em Berlim que valem a visita, tanto para apaixonados pelo tema, como para quem não entende tanto assim do assunto. Porque o mais legal da arte é isso, faz sentido e pode ser interessante de qualquer maneira, para qualquer pessoa, basta querer conhecer. Vambora?!
*** Veja mais dicas de BERLIM no blog:
– Berlim cenográfica: DDR Museum e Check Point Charlie
– Memorial do Muro de Berlim e Topografia do Terror, a história de Berlim nua e crua
– Berlim Descolada: Kreuzberg, Neukölln, Friedrichshain e Prenzlauer Berg
– TODOS os posts de BERLIM no blog
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Que maravilha, cada post é melhor que o outro! Simplesmente amando cada vez mais.
Obrigada Daiana! 🙂
Parabéns pela matéria, me agregou muito