Localizada ao norte da Itália, mais especificadamente na Ligúria, Cinque Terre é um conjunto escondido de cidadezinhas, ou comunas, de Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola.
Lindas, românticas e pouco conhecida, ainda, Cinque Terre é um lugar para se conhecer, e se apaixonar, como mostra esse relato da Ana, do blog 1000 coisas para fazer antes de morrer, perfeito para o clima do dia dos namorados…Vambora se apaixonar por Cinque Terre também?
“Cinque Terre, meu amor…
Rola um romantismo, um frio na espinha, quando lembro deste único dia nestas encantadoras – e encantadas – cinco terras emolduradas pelo Mar Mediterrâneo, na Ligúria.
O dia estava lindo, azul e fresco. No som do carro rolavam músicas italianas de gosto duvidoso e no coração felicidade e sobressaltos a cada curva cinematográfica, com vistas pro mar. Meu marido dizia pra eu me preparar pro grande cortiço que estávamos prestes a conhecer e eu imaginando uma versão Sicília ou a Costa Amalfitana no norte da Itália – acho que os dois acertamos.
Assim chegamos em RIOMAGGIORE, a porta de entrada para o Parque Nacional de Cinque Terre (pra quem vem de La Spezia).
Para pegar a Via dell’Amore, a trilha que liga RIOMAGGIORE a MANAROLA, passamos por um túnel muito original, revestido de cacos de azulejos…
A Via dell’Amore é um caminho suspenso, leve, lindo, fácil de caminhar e muito (muuuuuuito) romântico. As mensagens de amor eterno estavam por todos os lados, nas paredes…
Com o sol morno batendo no rosto paramos algumas vezes para admirar o mar azul, os penhascos e um ao outro, felizes.
Dá pra fazer tudo a pé (por trechos de trilhas leves ou mais profissas) ou em pequenos (e rápidos!) trechos de trem.
De MANAROLA até CORNIGLIA fizemos isso e depois subimos uma trilha entre vinhedos até a parte alta da cidade de CORNIGLIA.
Depois, fomos VERNAZZA, a preferida. Linda, com muita vida em torno do píer, onde ficamos um tempão quietos e tomando sorvete – e onde meu marido acha que tomou o melhor café do mundo, um Illy curto, cremoso e a 70 centavos de euros.
E finalmente a última: MONTEROSSO AL MARE que merecia ser explorada com mais tempo. Quem sabe um dia?
Depois de conhecer um pouco de cada vila, VERNAZZA foi o lugar escolhido para voltar e passar o final da tarde (mas meu marido foi para Riomaggione tirar o carro do estacionamento que fecha as 18h, quando resolvemos que iríamos embora naquela noite mesmo para Florença).
Muito a fim do programa de fim de tarde peguei o trem e fui sozinha para Vernazza. Peguei o trem errado por não prestar atenção a tabela de horários e destinos. Eles são pontuais, rápidos e eficientes mas um pouco confusos, porque nem todos os trens param em todas as vilas, tem uns expressos que passam reto por algumas e eu, a pessoa mais desligada do mundo, pirei e fiquei dando voltas.
Mas foi até bom porque tive mais tempo para curtir um novo visual enquanto esperava outro trem. Conversei com um casal no vagão (que tinha cometido o mesmo erro duas vezes) e curti o meu momento, sozinha e feliz.
Voltamos para Manarola, agora outra cidade, mais vazia e noturna, …escolhemos um restaurante (inesquecível) no chute, comemos e bebemos incrivelmente bem, pagamos incrivelmente barato e fomos embora incrivelmente tarde para pegar a estrada para Florença.
E incrivelmente felizes fomos a pé, pela Via dell’Amore, agora iluminada apenas pelas estrelas e luzes dos barcos de pesca dos moradores destas vilas, que até no jeito de falar parecem estar cantando lindas canções de amor. Ai, o amor…
-> Como chegar em Cinque Terre:
O Parque Nacional de Cinque Terre comprende tanto a área terrestre das cinco vilas, Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare, como a área costeira da região. Pode se chegar ao parque vindo de Genova ou de La Spezia, de trem, ônibus ou carro. O ingresso ao parque tem 3 modalidades:
1-) Cinque Terre Card que permite o uso dos ônibus do parque, acesso à Via dell’Amore (Caminho do Amor) que liga Riomaggiore a Manarola, todas as trilhas do parque e seus mirantes, ciclovias e áreas de piquenique do Parque. Inclui ainda a entrada para os museus em Manarola, Riomaggiore e Monterosso al Mare, além de dar direito a descontos sobre os produtos adquiridos nos centros de recepção do parque.
2-) Cinque Terre Card Treno permite além do que já foi citado, o uso dos trens em Riomaggiore e Monterosso al Mare e vice-versa (trens regionais e inter-regional na 2 ª classe), para viagens ilimitadas durante a validade do cartão escolhido pelo usuário. Aqui cabe uma explicação sobre os trens: Quando se compra o cartão nos dão uma tabela com todos os horários nas cinco estações. É preciso atenção pois nem todos os trens param em todas as estações, mas o tempo de espera é curto e o percurso entre uma cidade e outra é curto e rápido.
3-) Cinque Terre Card Battello permite que você use o ferry-boat para viagens ilimitadas dentro da zona marinha protegida Cinque Terre e também todas as permissões do anterior.
O Cinque Terre Card e Cinque Terre Card Treno, estão disponíveis em versões para adultos, crianças, família, maiores de 70 anos, e podem ser válidos para 1, 2, 3 e 7 dias.
– Para aqueles com mais de setenta pedir a Cinque Terre Card Prata
– Para a família com mais de uma criança perguntar o Cinque Terre Card Família
O Cinque Terre Card Battello está disponível apenas nas versões de adultos e crianças e é válido somente para um dia.
No inverno, por razões de segurança, os caminhos podem ter fechamentos parciais. Portanto, é recomendável entrar em contato com centros de recepção sobre a rota escolhida.
+ detalhes desse relato e fotos, visite: http://1000coisasparafazerantesdemorrer.wordpress.com/2010/06/12/34-conhecer-cinque-terre/
*** Veja também:
– Visitando Maranello na Itália, onde a Ferrari é sempre pole
– Roteiro de viagem por Roma
– Furando fila no Vaticano
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
O amor é lindo!
Ana e Waldir
É mesmo Ana! Ainda mais em Cinque Terre! 🙂
bjus
[…] This post was mentioned on Twitter by Blog de Viagens, Carolina Rodrigues. Carolina Rodrigues said: Relatos de viagem: Um lugar para se apaixonar – Cinque Terre, Itália http://goo.gl/fb/juytj #greader […]
Olá!! Simplesmente amei sua fotos, que viagem maravilhosa você fez!
Estou me programando para conhecer Cinque Terre no início de outubro. Provavelmente alugarei um carro para ir até lá, por isso tenho algumas dúvidas…
É fácil estacionar em Riomaggiore? Como são pequenas vilas, estou com medo de não conseguir guardar o carro em um lugar próximo ao hotel…
Me desculpe te fazer perguntas assim, mas você me pareceu totalmente informada sobre o lugar 😉
Bjs,
Juliana.
Oi Juliana! Como escrevi no pots, quem fez essa viagem maravilhosa foi a ANA, do blog http://1000coisasparafazerantesdemorrer.wordpress.com/2010/06/12/34-conhecer-cinque-terre/, que gentilmente dividiu esse post aqui no Vambora! Ela e o seu marido vão poder de dar todas as suas dúvidas! Entre lá no blog deles: http://1000coisasparafazerantesdemorrer.wordpress.com
bjus
[…] ano também, não fui só eu que escrevi aqui no Vambora! Os ótimos relatos de Cinque Terre e do restaurante estreladíssimo Joel Robuchon, em Londres , foram de leitores e outros blogueiros […]
Oi
Estamos planejando passar 1 noite numa das vilas do cinque terre, talvez vernazza. estaremos chegado do siena. pergunto, onde deixar o carro? Tive informacao de que haveria um local com estacionamento em que se pode deixar o carro para pernoite e que se podria ir a uma das cidadezinhas da consta num pequeno trem. podes me orientar? obrigada.
marilene
Marinele repassei a sua pergunta para a Ana do http://1000coisasparafazerantesdemorrer.wordpress.com/ que fez essa viagem e o post aqui no Vambora!
Marilene, a Ana do 10001 lugares, respondeu sua dúvida olha:
” Vou explicar o lance de Cinque Terre:
A pessoa tem que parar o carro em Riomaggiore, tem um estacionamento lá, fácil. Dali ela se hospeda ontem quiser, não precisa ser em Riomaggiore
mesmo porque de vila em vila é um pulinho de nada. Durante o dia dá pra
fazer estre micros trajetos mil vezes!!! A vila que mais amei foi Vernazza,
mas daí é questão de gosto.”
Espero que te ajude! bjus e Obrigada de novo ANA! 😀
Olá! Obrigado pelas ótimas dicas.
Você sabe dizer onde fica este estacinamento em Riomaggiore? É fácil de achar? Este estacionamento que vc disse é o que tem 6 andares?
Fernando, o estacionamento fica no alto da montanha em Riomaggione e é esse mesmo de 6 andares!