Continuando o roteiro de viagem do nosso amigo Lucas, pelo Piauí, depois de conhecer a Serra da Capivara, no sul do estado, eles foram conhecer o litoral do Piauí, incluindo o lindíssimo Delta do Parnaíba!
Todas as dicas desse destino ainda pouco explorado no Brasil, você confere abaixo com o relato e dicas do Lucas Gonçalves. Vambora conhecer o litoral do Piauí!
Litoral do Piauí e Delta do Parnaíba: Roteiro de viagem e Dicas!
Em seus 66km de extensão, o litoral do Piauí possui belas paisagens e atrações que valem a visita. Entre os estados do Maranhão e do Piauí, o Rio Parnaíba desemboca no oceano formando o Delta do Parnaíba, que integra a “Rota das Emoções”, juntamente com Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses.
Muitas pessoas conhecem esses três lugares de uma única vez, mas nós resolvemos focar essa viagem somente no estado do Piauí.
Um delta, aliás, é quando um rio se “ramifica” antes de desaguar no mar, formando diversas ilhas e compondo um exuberante santuário ecológico. Essa formação semelhante só é encontrada na África (Rio Nilo) e no Vietnã (Rio Me Kong).
1-) Como chegar ao Delta do Parnaíba e ao litoral do Piauí
Para conhecer a região do Delta do Parnaíba e litoral do Piauí a melhor opção é vir de avião e descer em Teresina, ou se puder, direto em Parnaíba, principal cidade da região. Existem voos diretos para Parnaíba de Campinas (SP), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Jericoacoara (CE) e São Luís do Maranhão (MA).
No nosso caso, nessa viagem resolvemos fazer uma viagem maior pelo estado do Piauí. Dessa forma, depois de irmos para a Serra da Capivara (veja aqui o roteiro completo e dicas), fomos até Teresina para pegar um ônibus e chegar em Parnaíba, cidade base para conhecer o Delta do Parnaíba, no litoral do Piauí.
Pegamos o ônibus da viação Expresso Guanabara e foi ótimo, sendo que as estradas do Piauí estavam muito boas quando fomos. Outra boa opção é alugar um carro em Teresina para percorrer os 340 km que separam as duas cidades.
+ Veja valores de aluguel de carro em Teresina
No fim, vimos que é bom mesmo estar de carro na região para poder conhecer o litoral piauiense melhor, com mais tranquilidade e independência.
Quem faz a Rota das Emoções, o mais comum é conhecer o litoral do Piauí e Delta do Parnaíba, passando entre os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara. Importante dizer que a rota é feita essencialmente com roteiros fechados por agencias de turismo e em veículos 4×4, já que entre os destinos nem sempre há estradas em bom estado.
Por isso, quem quiser focar e conhecer a região do Piauí com mais calma e independência, vale mesmo alugar um carro por conta própria.
2-) Roteiro pelo Delta do Parnaíba e Litoral do Piauí
Nosso roteiro pelo litoral do Piauí passou pelas principais cidades e destinos turísticos da região, sendo: Parnaíba (porta de entrada para o Delta do Parnaíba) e depois as praias de Barra Grande e Luís Correia. Veja pelo mapa abaixo:
Vindo então de Teresina, nosso primeiro destino foi a cidade de Parnaíba, para conhecer o Delta do Parnaíba. Ficamos por lá 4 dias.
– Delta do Parnaíba e cidade de Parnaíba
Há diversas agências de turismo na região que realizam passeios para o delta. Entramos em contato com a Clip Turismo, uma das principais agências da região, e eles nos passaram todos os passeios por WhatsApp, com roteiro e preços.
Há diversas opções, como passeio de um dia pelo delta (lancha ou catamarã), safári noturno para ver jacarés e outros animais, tour pelas praias de Luís Correia, travessia de quadriciclo pelos Lençóis Piauienses, assistir a revoada dos guarás, etc.
Consultamos outras agências e os passeios e preços não variaram muito. Em uma agência tinha a opção de visitar o Parque Nacional das Sete Cidades, também no Piauí, mas o preço e a distância não nos atraíram. Para conhecê-lo, vale mais a pena fazer uma parada, se você vier de carro, vindo ou voltando de Teresina para Barra Grande.
Acabamos fechando então somente o passeio de catamarã (R$ 90,00 por pessoa) e valeu muito a pena! O catamarã saiu do Porto dos Tatus às 8h (para chegar lá você pode ir com um transfer da agência – R$ 15,00 por pessoa – ou de carro), teve duas paradas para banho, sendo uma na Baía das Canárias e outra no Morro Branco (em uma lagoa!), demonstração da caça de caranguejo no mangue, além de frutas, almoço e som ao vivo.
Na volta, ainda deu tempo de conhecer a Praia Pedra do Sal, a única da cidade de Parnaíba, mas cuja estrutura não achamos muito muito boa, mas que tem um farol onde se pode ver um belo por do sol.
Aliás, a cidade de Parnaíba em si, não encontramos muitas atrações. Há diversos prédios antigos e imponentes, mas nem todos estão conservados. No Google Maps há indicação de um “Museu de Parnaíba”, mas fomos até lá e funcionava um outro serviço da Prefeitura.
Destaque na cidade para a Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, construída em 1770, que conta com sepulcros no seu interior com inscrições muito interessantes, além da feira de artesanato próxima ao rio.
A noite em Parnaíba, vale a pena conhecer o Calçadão Cultural, que possui diversos restaurantes e onde comemos uma torta de caranguejo no restaurante Caranguejo Expresso. Imensa, ela alimenta fácil três pessoas e estava deliciosa!
A Mirella do blog Viajoteca, também visitou o Delta do Parnaíba e tem um post bem completo e específico só dessa região para mais dicas e atrações!
– As praias de Luís Correia
As melhores praias da região ficam em Luís Correia, cidade a 15km de Parnaíba, e fomos para lá no dia seguinte. Não visitamos a praia do Atalaia, que dizem ser a mais lotada, e fomos direto para a praia do SESC, onde havia duas grandes barracas com estrutura e um restaurante que servia comidas e bebidas na praia.
Apesar de ser alta temporada (julho) não havia quase ninguém nessa praia, que era bem limpa e tinha um mar muito tranquilo, perfeita para relaxar!
Na hora do almoço seguimos para a Praia do Coqueiro, onde havia mais pessoas e mais opções de barracas. O mar também era bem calmo e caminhamos bastante, vendo as belas paisagens e as casas luxuosas da região.
As meninas do blog Mala de Aventuras conheceram mais praias de Luiz Correia e tem outras indicações do litoral do estado.
– Barra Grande no Piauí
No dia seguinte fomos para Barra Grande, conhecida como “Jericoacoara de antigamente” por algumas pessoas e ficamos lá 3 dias. Apesar das comparações, é um lugar muito agradável, com clima gostoso, ótimas barracas de praia, além pousadas e restaurantes maravilhosos, para diferentes gostos e bolsos.
Dica: No caminho entre Parnaíba e Barra Grande passamos na Praia de Macapá, que também pertence a cidade de Luís Correia. Ao chegarmos, vimos o mar muito ao longe e no caminho algumas “lagoas”, formadas pela maré. Para quem for visitar essa praia, sugiro então que consulte a tábua das marés para conseguir aproveitar as piscinas naturais.
Em Barra Grande, os ventos constantes e o mar praticamente sem ondas fazem o local ideal para a prática do kitesurf. Pela praia há diversos instrutores e uma infinidade de praticantes o dia todo, principalmente no período da tarde quando a maré geralmente sobe.
Apesar de ser um vilarejo pequeno, onde se pode fazer praticamente tudo a pé, há em Barra Grande diversos restaurantes. Conhecemos o La Cozinha, um dos mais bem avaliados pelo TripAdvisor, onde tomamos um drink.
Fomos também no Manga Rosa, o segundo mais bem avaliado, e que fica na rua principal de Barra Grande, e gostamos muito do lugar: do atendimento até a comida. Mas o melhor de todos, na nossa opinião, foi o Mô Restaurante, onde comemos um maravilhoso risoto de moqueca, além de outras opções regionais, como arroz com capote (galinha d´Angola).
O lugar é bem aconchegante, com uma piscina grande no meio, com atendimento excelente e preço justo. Também comemos na hamburgueria Ora Burguer, que é excelente! Tanto o hambúrguer de carne quanto o vegetariano estavam ótimos.
Durante o dia comíamos nas barracas de praia mesmo, que possuem em geral cardápio bem variado, com pratos e porções. Também comemos as empanadas da Cocinharte que eram deliciosas e baratas, sendo que são vendidas na praia e num restaurante também em Barra Grande.
Além das lindas praias, vimos que perto de Barra Grande (cerca de 15 minutos de carro), havia o “maior cajueiro do mundo” e fomos lá conferir. Imenso, é impressionante pensar que tudo aquilo nasceu de uma única semente! A entrada é gratuita e a visita é rápida.
3-) Onde se hospedar no Delta do Parnaíba e em Barra Grande no Piauí
Existem diversas ilhas do Delta do Parnaíba, porém só algumas são habitáveis e possuem pousadas. Para conhecer a região, resolvemos ficar na cidade Parnaíba mesmo, numa pousada excelente chamada Vila Parnaíba, com piscina, funcionários muito atenciosos e ótima localização.
+ Veja mais pousadas no Delta do Parnaíba
Em Barra Grande nos hospedamos na Pousada Espaço Zen, um lugar bastante tranquilo e aconchegante, com uma varandinha no quarto, incluindo sofá, rede e varal (excelente para quem passa o dia na praia!).
+ Veja mais pousadas e hotéis em Barra Grande no Piauí
A quantidade de opções de pousadas e hotéis em Barra Grande é maior e mais bem variada do que em Parnaíba, e consegue agradar aos mais diferentes estilos e bolsos.
Honestamente não tínhamos muitas expectativas sobre o que iríamos encontrar no litoral do Piauí, talvez porque o turismo nesse estado seja ainda pouco divulgado. Grande parte dos turistas que encontramos eram de estados vizinhos, como Ceará e Maranhão, além de pessoas do próprio do Piauí. Apesar disso, a experiência foi muito positiva!
O Delta do Parnaíba é maravilhoso e merece ser conhecido, as praias de Luís Correia e Barra Grande são belíssimas e ideais para relaxar e o povo do Piauí é muito acolhedor.
Um roteiro incrível pelo menor litoral do Brasil mas com praias maravilhosas e ainda pouco conhecidas pela maioria dos brasileiros. Gostaram do relato do Lucas? Vambora para o Piauí!
*** VEJA TAMBÉM:
– Serra da Capivara: como ir e roteiro completo de viagem
– O que fazer em Jericoacoara: passeios e melhores atrações
– Jalapão: nosso roteiro completo de viagem
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
A Azul Linhas aéreas voa todos os SABADOS direto do Aeroporto Viracopos (Campinas-Sao Paulo) para Parnaiba (Litoral do Piaui). O aeroporto Viracopos e um centro de conexões no qual possibilita quem vive nas regiões Sul, Sudeste, Centro- Oeste e algumas cidades do Norte como Belem, Manaus e Palmas, chegarem a Parnaiba ( litoral do Piaui).
Olá José,
Boa dica! Já atualizamos o post com essa informação!
Abs!
A Azul está voando de Viracopos para Parnaíba e vice e versa,as quartas e domingos, na ida conexão de mais ou menos 1h em Teresina e a volta é direto.
Ótimo saber disso! A malha aérea no Brasil ainda está sofrendo muitas alterações por conta da pandemia, por isso é preciso pesquisar bem atualmente antes de viajar. Horários e voos continuam mudando muito rápido nesses tempos.