Durante nossa viagem para Aracaju, ficamos impressionados com a qualidade da gastronomia da capital de Sergipe. De pratos típicos, passando pela culinária internacional, há diversos restaurantes em Aracaju deliciosos!
Neles, pudemos provar algumas das mais famosas comidas típicas de Sergipe, sendo muitas que você não encontra em nenhum outro lugar pelo Brasil.
Confira abaixo então nossa seleção dos melhores restaurantes em Aracaju para ir (todos testados e aprovados), além de comidas típicas sergipanas para experimentar na sua próxima viagem. Vambora!
8 Comidas típicas de Sergipe para provar
O estado de Sergipe tem uma grande variedade gastronômica, com diversos pratos e comidas típicas.
Inclusive, alguns desses pratos típicos foram reconhecidos como Patrimônio Imaterial de Sergipe, como expressões culturais preparadas e consumidas no estado.
Na capital Aracaju, você consegue provar diversos deles, nos restaurantes e mercados da cidade, além de outros destinos pelo estado, como na linda e histórica São Cristóvão.
Confira abaixo 8 comidas típicas de Sergipe para provar na sua próxima viagem:
1-) Moqueca, especialmente de caranguejo ou aratu
Assim como na versão baiana, a moqueca sergipana inclui óleo de dendê e leite de coco.
Além do caranguejo e o aratu (outro tipo de caranguejo, avermelhado e típico ddo estado), é comum usar também camarão e peixe, acompanhado de arroz, farofa com dendê e pirão de peixe.
Esse é um prato comum de encontrar na maioria dos restaurantes em Aracaju. Confira mais abaixo para ver os nossos favoritos na cidade!
2-) Feijoada sergipana
A famosa feijoada de feijão preto e carnes da região sudeste ganhou uma versão típica sergipana com feijão mulatinho (parecido com o carioca, sem as listras).
Adiciona-se também carnes salgadas e defumadas, entranhas, legumes (como cenoura, batata doce e tomate), além de temperos, incluindo em alguns casos até coentro!
3-) Carne de sol
Foi em Aracaju que provamos uma das melhores carnes de sol de nossas vidas, no Restaurante do Ramiro (veja abaixo mais detalhes).
Famosa por todo Nordeste, a Carne de Sol que provamos em Sergipe é feita em sua maioria de carne bovina, mas também provamos de carne de bode! Com mais fibras, é menos macia que a bovina, mas também bem saborosa.
Para acompanhar, além do arroz, inclui muitas vezes pirão de leite, paçoca de carne, feijão tropeiro, macaxeira frita, farofa, vinagrete e manteiga de garrafa.
4-) Pé de moleque
Nada parecido com a versão com amendoim que conhecemos no sul e sudeste, o Pé de Moleque sergipano é feito com massa de puba, que é farinha de mandioca fermentada.
Adiciona-se coco, açúcar e depois assa-se na folha de bananeira. É uma das comidas típicas que foi declarada patrimônio imaterial de Sergipe e que você só encontra por aqui!
5-) Beiju molhado
Mais um doce típico de Sergipe e que virou o nosso favorito dessa viagem por Aracaju! Trata-se de um doce feito de farinha de mandioca (o beiju), coco, açúcar, um pouco de sal e leite de coco.
Embalado na folha de bananeira, tem uma textura maleável e pode parecer bem diferente num primeiro momento, mas é super saboroso!
6-) Macasado
Já o macasado tem ingredientes semelhantes, mas com um processo diferente do Beiju Molhado, sendo assado na folha de bananeira. Ambos são também patrimônio imaterial de Sergipe.
Os dois provamos no Mercado Municipal de Aracaju e achamos os mais gostosos de toda viagem! Para provar também, vá até a parte dos artesanatos, bem em frente ao atendimento ao turista do mercado central. Aqui há uma senhora que vende os doces super frescos e que são disputados até pelos moradores!
Aliás, conhecer o Mercado Municipal de Aracaju é uma atração essencial na cidade! Além dos doces, pimentas, frutas e artesanatos, aqui se compra as melhores castanhas de caju da cidade e os peixes e frutos dos mar mais frescos!
7-) Queijada
Parece uma cocada mas é queijada, outro doce típico que é também patrimônio imaterial de Sergipe. A receita veio das senzalas, sendo a mais famosa a da cidade de São Cristóvão, onde a Dona Marieta, da Casa da Queijada, faz há quatro gerações a receita.
Esta comida típica de Sergipe foi uma alteração feita pelos escravos, que substituiriam o queijo da receita tradicional portuguesa, por coco, muito mais acessível e comum no Nordeste.
Na Casa da Queijada, na cidade histórica de São Cristovão (a menos de 30 minutos de carro de Aracaju), parar para provar a queijada é essencial! Impossível também não levar algumas para casa (fica a dica como uma ótima lembrancinha de viagem de Sergipe!)
8 -) Bricelet
Por fim, mais um doce que é patrimônio imaterial de Sergipe e tem como origem a cidade de São Cristovão em Sergipe: o bricelet, um tipo de biscoito doce, bem fino e delicioso.
Ele chegou em Sergipe através de freiras beneditinas da antiga Santa Casa de Misericórdia de São Cristóvão e a tradição continua até os dias de hoje.
Dá para provar e comprar a iguaria na Casa dos Bricelets em São Cristovão ou em pratos de restaurantes da cidade, como esse sorvete com bricelet da Ivora Pizzaria.
8 restaurantes em Aracaju para conhecer
Aracaju nos surpreendeu pela qualidade e variedade dos seus restaurantes. De comidas típicas de Sergipe até churrasco, conhecemos ótimos restaurantes em Aracaju.
Muitos deles ficam na parte mais turística da cidade, na Orla de Atalaia e na Passarela do Caranguejo, região onde ficam os restaurantes de Aracaju com comidas mais tradicionais.
Há também boas opções na região mais central da cidade. Confira abaixo os nossos restaurantes favoritos, que provamos e adoramos, na nossa última viagem para Aracaju:
1-) Cariri
O mais famoso restaurante de Aracaju é o Cariri Restaurante e Casa de Forró. Ele fica localizado na Passarela do Caranguejo, na orla de Atalaia.
Misto de restaurante e casa de shows, o Cariri é uma verdadeira instituição e quem vem para Aracaju pela primeira vez, precisa ir conhecer!
Todo decorado com itens típicos nordestinos, há shows diários, incluindo até uma pista de dança para dançar forró.
O cardápio também é bem variado, incluindo diversas comidas típicas sergipanas, como moqueca de caranguejo! Aqui, inclusive, foi a mais gostosa que provamos durante toda viagem!
2-) Matuto Comidas Nordestinas
Outro ótimo restaurante na região da Passarela do Caranguejo em Aracaju, é o Matuto Comidas Nordestinas.
Com clima mais tranquilo que o Cariri, é uma ótima opção para provar pratos típicos do Sergipe e do Nordeste (como Moqueca e Baião de Dois), além de opções que só se vê por aqui!
Algumas que provamos e adoramos foram: croquete de rabada, a coxinha de Aratu e a Torta de Macaxeira (um tipo de Escondidinho de Carne de Sol, com creme de mandioca). Todos estavam super deliciosos!
3-) Carne de Sol do Ramiro
A carne de sol mais gostosa que comemos durante toda a nossa viagem por Sergipe e uma das melhores que já provamos na vida: esse é o restaurante Carne de Sol do Ramiro.
Super tradicional em Aracaju, a Carne de Sol do Ramiro é outra instituição gastronômica da cidade. Perto de região central, tem ambiente bem ventilado e embora simples, é bem agradável e acolhedor.
Os pratos que brilham aqui são as carnes! Além da tradicional carne de sol bovina, eles servem também porco, frango e até bode.
Todas vem com os acompanhamentos tradicionais da casa (arroz branco, pirão de leite, paçoca de carne, feijão tropeiro, macaxeira frita, farofa, vinagrete e manteiga de garrafa). Virou um dos nossos restaurantes favoritos em Aracaju!
4-) Maria Farinha
Outra boa opção de restaurante na Orla de Atalaia é o Maria Farinha, também especializado em comida típica sergipana e nordestina.
Localizado próximo de diversos hotéis de Aracaju, o Maria Farinha tem um ambiente super gostoso e fica de frente para o mar. Por aqui a gente provou a moqueca mista (de peixe e camarão) e adorou!
5-) Churrascada Salt
Nem só de carne de sol vive Aracaju! No Churrascada Salt provamos um churrasco de primeira, incluindo carnes defumadas e assadas na parrilla.
Localizado também na Passarela do Caranguejo, o ambiente é super amplo e possui shows ao vivo.
A comida impressionou muito, incluindo um Bife de Chorizo argentino e uma Tilápia inteira assada na brasa que estava espetacular!
6-) Sorveteria Monieri
Achamos a Sorveteria Monieri o melhor Sorvete de Aracaju! Eles possuem duas unidades, sendo uma na Orla de Atalaia, ao lado do Projeto Tamar e de diversos hotéis em Aracaju.
Fomos nesta unidade e a sorveteria é imensa, com muitos sabores! Há desde os mais tradicionais até sabores únicos e locais, como cajá, cupuaçu, coco, mangaba, etc.
Existe a opção de picolés ou sorvete de massa, podendo escolher diversas coberturas e caldas para completar. Nós provamos os sorvetes de paçoca, banana caramelada, caramelo com flor de sal e coco e estavam todos maravilhosos!
7-) Vila do Forró
De junho a julho, durante os festejos de Festa Junina, acontece em Aracaju a Vila do Forró, local com diversas comidas típicas do Sergipe para provar, além apresentações musicais, danças, artesanato local e mais!
Entre um show e outro dá para comer muito bem e com muita variedade! Por aqui, provamos por exemplo um arrumadinho (prato com carne, feijão de corda, farofa e pirão) e um churrasco delicioso!
Ainda dá para provar outras comidas típicas como sarapatel, sururu, caldo de mocotó, mariscada, mugunzá, entre outras delicias locais.
8 -) Staleiro Beach Club
Para quem for curtir um dia de praia em Aracaju, um dos melhores beach clubs da cidade é o Staleiro, tanto em relação a estrutura, como gastronomia.
Localizado na Praia do Mosqueiro, o Staleiro é um beach club pé na areia, com bangalôs, mesas, área de show, banheiros e uma ótima cozinha.
Por aqui provamos muitos frutos do mar frescos, ceviche e um ótimo peixe frito. Destaque também para a carta de drinks, bem variada e com opções únicas, incluindo com frutas locais como caju.
Esses foram os nossos restaurantes em Aracaju favoritos, que provamos e adoramos, mas a cidade tem ainda muitas outras opções!
Nós não conseguimos experimentar nessa viagem, mas vimos que são também muito bem recomendados os restaurantes: Pitu com Pirão da Eliane, Duna Beach Club, Mangará, Terra Tupi, Rendeiro Restaurante e Di Vino. Vamos ter que ir numa próxima oportunidade!
Já provou outros restaurantes em Aracaju que adorou? Compartilhe sua dica aqui nos comentários e ajude também outros viajantes. Vambora!
* O Vambora! viajou para Sergipe a convite da Secretaria de Turismo do Estado
*** VEJA TAMBÉM:
– Onde ficar em Maceió: Melhores hotéis, resorts e pousadas na cidade
– 8 passeios bate e volta para fazer em Maceió
– Como chegar em Maragogi e Melhor época para ir conhecer
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.