Aracaju é uma das capitais mais gostosas para se visitar no Nordeste. Embora seja a menor capital da região, é repleta de atrações e nesse post vamos mostrar o que fazer em Aracaju.
De lindas praias até lagoas, dunas, passeios de barco e muita história, Aracaju possui muitos passeios e atrações maravilhosos. Aliás, como curiosidade, o nome Aracaju vem do tupi e significa “cajueiro dos papagaios”.
Fizemos recentemente uma viagem para a cidade e outros destinos em Sergipe e ficamos surpresos com todas as belezas que o estado possui.
Confira então o que fazer em Aracaju, com uma seleção dos 12 passeios e atrações que mais gostamos e achamos imperdíveis para se fazer na cidade! Vambora!
- Quando ir para Aracaju
- Quantos dias ficar em Aracaju
- Como chegar em Aracaju
- O que fazer em Aracaju: Melhores passeios e atrações!
O que fazer em Aracaju: Melhores passeios e atrações!
1-) Quando ir para Aracaju
Antes de saber o que fazer em Aracaju é bom entender qual é a melhor época para visitar a capital do Sergipe.
Para saber: Aracaju pode ser visitada o ano todo, mas tem períodos mais ideais. De setembro a março é a melhor época para visitar a cidade, já que as temperaturas são quentes e o clima fica mais seco.
Já de abril a agosto é época de chuvas, com precipitações sendo mais comuns, especialmente de maio a junho.
Porém, em junho e julho é época das festas juninas na cidade! Por isso, se você tem vontade de conhecer Sergipe nessa época, vale a pena ir, mesmo que pegue um pouco de chuva.
Nós, por exemplo, fomos para Aracaju em julho e agosto. Embora tenhamos pego um pouco de chuva, essa sempre passava bem rápido, com o tempo abrindo logo em seguida. Também nessa época, pegamos temperaturas agradáveis, de 20 a 30 graus.
+ Seguro viagem nacional: Veja quando fazer e como!
2-) Quantos dias ficar em Aracaju
O tempo mínimo indicado para ficar em Aracaju é de 3 dias. Nesse período dá para conhecer algumas das principais atrações da cidade, especialmente se você só tem um fim de semana ou feriado para visitar.
Já com 5 dias, dá para conhecer melhor Aracaju e fazer alguns bate e voltas ao redor da cidade. Abaixo contamos mais detalhes!
Por fim, quem tem 7 ou mais dias, consegue fazer um roteiro mais completo por Aracaju, incluindo atrações próximas e até fazer passeios mais distantes da capital, como conhecer o lindo Cânion do Xingó.
+ Cânion do Xingó no rio São Francisco: Veja como ir conhecer!
3-) Como chegar em Aracaju
A capital de Sergipe tem uma ótima localização no Nordeste: fica entre os estados da Bahia e Alagoas, distante 285 km de Maceió e 325km de Salvador.
Além de poder ir de carro, a cidade também é bem servida de linhas de ônibus intermunicipais e estaduais.
Outra grande vantagem de Aracaju é que existem vários voos diretos para a capital sergipana. De São Paulo, por exemplo, o voo dura somente 2h30!
Há também atualmente voos diretos para Aracaju saindo de Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife.
Uma vez chegando na cidade de avião, o Aeroporto de Aracaju fica muito próximo do centro turístico, sendo apenas 10 minutos de carro da Orla de Atalaia (onde ficam a maior parte dos hotéis em Aracaju). Então é muito fácil chegar e já começar a passear pela cidade!
Inclusive, quem for ficar mais de 3 dias, vale a pena alugar um carro em Aracaju para facilitar os passeios. Isso porque o transporte público na cidade não é muito extenso, especialmente na área mais turística da cidade.
+ Aluguel de carro em Aracaju: Veja valores e como reservar
4-) O que fazer em Aracaju: Melhores passeios e atrações!
Aracaju possui uma grande variedade de passeios para fazer na própria cidade e também nos arredores.
Como falamos acima, o mínimo indicado para ficar na cidade são 3 dias, sendo o ideal 5 ou 7 dias, para dai já conseguir fazer passeios nos arredores da cidade.
Veja abaixo então o que fazer em Aracaju, com uma seleção de 12 atrações e passeios, para todas as idades e gostos!
Orla de Atalaia
A Orla de Atalaia é a região mais turística e também uma das mais bonitas de Aracaju. Aqui você consegue visitar a Praia de Atalaia, uma das mais famosas e também extensas, com uma grande faixa de areia até o mar!
Como falamos acima, a Orla de Atalaia é também onde fica a maioria dos hotéis em Aracaju, sendo essa a melhor região para se hospedar na cidade.
Toda a área é muito gostosa para se caminhar. Inclusive, a principal avenida da região, a Santos Dummont, fica fechada para carros às terças e quintas (das 4h30 às 6h30) e aos sábados (das 5h às 10h), virando um grande calçadão para pedestres e ciclistas.
Além dos hotéis, por aqui você encontra também alguns dos melhores restaurantes de Aracaju, especialmente na Passarela do Caranguejo (onde há até um caranguejo gigante para tirar fotos!).
Essa é inclusive, a melhor região para jantar e terminar a noite em Aracaju. Aqui, dá para provar pratos típicos de Sergipe e dançar muito forró, em locais super gostosos, como o Cariri.
Além dessas atrações, fica também na Orla de Atalaia o letreiro “Eu Amo Aracaju”, os arcos que são símbolo da cidade, a Vila do Artesanato e o Monumento aos Formadores de Nacionalidade, com ícones da história e cultura brasileira e sergipana.
+ Restaurantes em Aracaju: Veja os melhores lugares para ir e comidas típicas para provar!
Projeto Tamar e Oceanário de Aracaju
Na Orla de Atalaia fica também uma das maiores atrações de Aracaju: o Projeto Tamar e o Oceanário da cidade.
Monitorando 150 km de praias na costa de Sergipe, o Projeto Tamar no estado protege cerca de 8 mil desovas e 600 mil filhotes a cada temporada! A maioria das tartarugas marinhas por aqui são da espécie Oliva, a menor das águas brasileiras.
O centro de visitantes do Projeto Tamar é onde fica também o Oceanário de Aracaju, podendo ser visitado de terça a domingo, das 10h às 17h.
Além das tartarugas, é possível ver aqui também muitas espécies de peixes e até tubarões! Quem quiser, inclusive, consegue passar a mão nos animais em determinadas horas do dia.
Nós demos muita sorte e conseguimos além de visitar o Oceanário, ver a soltura de alguns filhotes de tartaruga pelo Projeto Tamar, na Praia de Atalaia.
A época de desova acontece geralmente de Setembro a Março, mas quando estivemos em Aracaju em Agosto, demos sorte e pudemos acompanhar. No perfil do Projeto do Tamar no Instagram, eles sempre divulgam as datas e horários para acompanhar a soltura! Foi emocionante!
Mercados Centrais de Aracaju
Um dos melhores lugares para entender a gastronomia e cultura de uma cidade é no seu mercado local, e em Aracaju, isso não é diferente.
Na região central da cidade, fica um complexo de três mercados interligados, que formam os Mercados Centrais de Aracaju. São eles: o Mercado Antônio Franco, o Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco e o Mercado Thales Ferraz, cada um com uma especialidade.
O Mercado Thales Ferraz e o Antônio Franco, por exemplo, são ideais para comprar artesanato e produtos típicos, como doces, temperos, ervas, etc. Já o Maria Virgínia Leite Franco é onde se pode provar e comprar produtos alimentícios, incluindo pimentas, castanhas, frutas, além de peixes e frutos do mar.
Aqui é o local ideal para comprar sua lembrança de viagem de Aracaju, seja pela variedade, seja pelo preço (o melhor da cidade). Inclusive, uma dica para quem adora pimenta: vale passar na loja “O Rei Da Pimenta” no mercado Maria Virgínia Leite Franco, que tem as melhores pimentas da cidade!
Recomendamos muito fazer esse passeio com um guia local, para que possa mostrar melhor todos os segredos do mercado e as comidas típicas que você só encontra em Aracaju! Nós fomos com a guia Naime, da agência Toptur, que fez toda diferença durante nossa visita ao local.
+ Tour pelos Mercados Centrais de Aracaju: Veja como fazer!
Museu da Gente Sergipana
O museu de Aracaju que mais gostamos de conhecer foi o Museu da Gente Sergipana, que fica também na região central da cidade.
Super interativo e tecnológico, o museu fica num antigo edifício tombado pelo patrimônio histórico. Em suas salas conseguimos conhecer e entender melhor a cultura sergipana, passando pela gastronomia, artes, costumes e até escrita!
Bem em frente ao museu fica o também lindo Largo da Gente Sergipana, nas margens do Rio Sergipe. Por aqui, você encontra esculturas gigantes que simbolizam e celebram a cultura local.
Pela proximidade, vale muito a pena conhecer no mesmo dia os mercados e o Museu da Gente Sergipana. Fizemos esse passeio guiado também com a agência e receptivo Toptur, que é referência de passeios em Sergipe.
Eles estão presentes na plataforma Civitatis, site de compra de passeios e ingressos, onde você consegue agendar e reservar esse e outros passeios em Aracaju. A gente já testou e usou a plataforma várias vezes e gostou bastante, já que você pode reservar de uma só vez todos os passeios que deseja fazer, além de poder parcelar.
+ Tour pela região central de Aracaju: Veja como fazer e valores
Vila do Forró
Durante os meses de junho e julho, os festejos juninos são parte essencial de Aracaju, sendo a Vila do Forró “O lugar” para se visitar na cidade.
Neste espaço, que só fica aberto durante 60 dias no ano, você consegue provar comidas locais, comprar artesanato, além de ver apresentações musicais com muito forró e as famosas quadrilhas juninas.
Aliás, são de arrepiar as apresentações juninas sergipanas, com um ritmo e cultura sem igual no Brasil. Se for para Aracaju entre Junho e Julho, já anota: você precisa visitar a Vila do Forró!
A programação dos festejos juninos de Sergipe é geralmente divulgada a partir de março. Assim que soubermos das datas de 2025, vamos atualizar por aqui!
Espaço Energia
Para quem estiver com crianças em Aracaju, vale a pena incluir uma visita ao Espaço Energia, um espaço cultural novo na cidade!
Com foco em aprender mais sobre a história e usos da energia elétrica, é um local com entrada gratuita, moderno e interativo. Inclusive, há no local um cinema 7D com óculos de imersão que achamos muito divertido!
Lago dos Tambaquis
Outro ótimo passeio em Aracaju para fazer com crianças é conhecer o Lago dos Tambaquis, localizado ao sul da cidade.
Trata-se de uma espécie de parque aquático e clube de praia, só que num lago, repleto de tambaquis. Quem quiser, inclusive, pode alimentar os peixes!
É um passeio bem gostoso, especialmente para fazer atividades aquáticas, como caiaque e stand up paddle. Por aqui há também bar, restaurante e diversas piscinas.
Uma outra área bem divertida do complexo são brinquedos infláveis gigantes no lago, que são garantia de divertimento para crianças e adultos!
A parte gastronômica do Lago dos Tambaquis também merece destaque, com vários pratos deliciosos, incluindo um baião de dois com camarão que estava espetacular!
+ Passeio para o Lago dos Tambaquis: Veja como fazer e valores
Praia do Saco
Para nós, a Praia do Saco é praia mais bonita de Sergipe! Localizada a cerca de 70km ao sul de Aracaju, dá para visitar a praia no mesmo dia que o Lago dos Tambaquis, por exemplo, pela proximidade.
Na Praia do Saco fizemos dois passeios super legais: um de lancha e outro de buggy para explorar a região.
No passeio de lancha pela Praia do Saco, aproveitamos para conhecer a parte onde o mar encontra o Rio Real e forma lindos bancos de areia. É o caso da Ilha da Sogra, que conta a lenda, que foi deixada aqui pelo seu genro.
Nesse passeio também dá para ver a famosa praia de Mangue Seco (da novela Tieta), que fica bem na divisa com o estado da Bahia.
Depois, fizemos um passeio de buggy para ver o pôr do sol nas dunas da Praia do Saco e foi lindíssimo!
Esse foi um dos passeios em Aracaju que mais gostamos de fazer e é perfeito para fazer num bate e volta da cidade.
+ Passeio para praia do Saco em Aracaju: Veja como reservar e valores!
Crôa do Goré e Ilha dos Namorados
Outros passeio em Aracaju bem famoso e perfeito para fazer num bate e volta, é o que vai até a Crôa do Goré e Ilha dos Namorados. Fica também ao sul da cidade, próximo da Praia dos Mosqueiros (veja mais abaixo).
Trata-se de um passeio de catamarã pelo Rio Vaza-Barris, onde fica a Crôa do Goré, um grande banco de areia. O nome Goré, aliás, vem do nome de um mini caranguejo que você encontra por aqui e está presente em toda crôa.
Depois de curtir um pouco o local, o catamarã nos leva para a Ilha dos Namorados, um dos lugares que mais achamos surpreendentes dessa viagem por Sergipe.
É um banco de areia entre o rio Vaza-Barris e o Oceano Atlântico, que forma paisagens lindas e só pode ser acessado durante algumas horas do dia.
Diz a lenda que o nome da Ilha foi dada por um casal de namorados que parou seu barco no local, mas esqueceu de atracar. Com a subida da maré o barco foi embora e eles ficaram presos na ilha.
Basta chegar nesse passeio para entender porque eles pararam aqui: o local é maravilhoso, incluindo pequenas dunas e muitos quilômetros de praias e bancos de areia branca, totalmente vazios.
Como na Crôa do Goré, há na Ilha dos Namorados cadeiras, guarda-sóis e até redes na água. Há também serviço de bebidas e comidas, realizado pela própria equipe do catamarã.
O passeio tem saídas de manhã e na hora do almoço e finaliza na Orla do Pôr do Sol, como o próprio nome diz, um local lindo para curtir o fim de tarde em Aracaju.
+ Passeio para a Crôa do Goré e Ilha dos Namorados: Veja valores e como reservar
Praia dos Mosqueiros
Também ao sul de Aracaju, fica a bonita praia dos Mosqueiros, uma praia mais tranquila e com estrutura melhor do que Atalaia.
A cerca de 15km do centro de Aracaju, a Praia dos Mosqueiros possui bons Beach Clubs, sendo uma ótima opção para curtir um dia de praia em Aracaju.
Nós conhecemos aqui o Staleiro Beach Club, que é considerado um dos melhores da cidade e gostamos bastante!
A estrutura é muito boa, incluindo espaço de restaurante, bangalôs e até palco onde acontecem shows. Ótimo lugar para quem quer pegar um dia de praia em Aracaju, mais tranquilo para relaxar.
São Cristóvão
Para quem gosta de passeios culturais, conhecer São Cristóvão é um bate e volta essencial para se fazer de Aracaju.
Fundada em 1590, São Cristóvão é uma das quatro cidades mais antigas do Brasil e foi a primeira capital de Sergipe.
Localizada só a meia hora de carro de Aracaju, a cidade possui diversos edifícios históricos tombados pelo IPHAN, além da Praça de São Francisco, que é patrimônio histórico pela UNESCO.
Fica aqui a Igreja e Convento de São Francisco, onde está o Museu da Arte Sacra, um dos mais importantes do Brasil. Na cidade também ficam outros museus e igrejas históricas, como o Museu Histórico de Sergipe e a Igreja de Nossa Senhora do Amparo.
Outras atrações imperdíveis para visitar na cidade são: a Casa da Queijada e a Casa dos Bricelet (com doces que são patrimônio imaterial de Sergipe, além de deliciosos), o Ateliê de Xilogravura Nivaldo Oliveira (com obras de arte lindas e únicas) e o primeiro Cristo Redentor do Brasil, onde vimos um dos pores do sol mais bonitos da nossa viagem por Sergipe!
A noite a cidade ainda fica mais charmosa, com uma Rua Gastronômica que fica fechada para pedestres, com bares, restaurantes e lojas super charmosas, além de apresentações musicais.
Esse é outro passeio que recomendamos muito fazer através de um tour guiado, para conhecer melhor toda a história da cidade e não fazer só uma visita superficial.
+ Tour por São Cristóvão em Sergipe: Veja valores e como reservar
A gente não conseguiu visitar, mas também são bem famosos os passeios em Aracaju para: a Praia de Mangue Seco (já na Bahia), encontro das águas do Rio São Francisco com o mar, visita as praias de Aruana e Caueira, além do Cânion do Xingó.
Para a visita aos cânions, entretanto, recomendamos pernoitar pelo menos uma noite da cidade de Canindé do São Francisco, base para fazer o passeio. São cerca de 3h de viagem para chegar ao local saindo de Aracaju, o que pode ser um pouco pesado para um simples um bate e volta.
Para mais detalhes de como visitar o Cânion do Xingó, fizemos um post completo de como visitar o local, que vale a pena conferir!
Agora que você já sabe o que fazer em Aracaju, com as principais atrações e passeios da cidade, Vambora conhecer a capital de Sergipe!
* O Vambora! viajou para Sergipe a convite da Secretaria de Turismo do Estado
*** VEJA MAIS DICAS:
– Seguro viagem no Brasil: Veja quando fazer e como!
– Restaurantes em Aracaju: 8 lugares e comidas típicas para provar
– Onde ficar em Maceió: Melhores hotéis, pousadas e casas de temporada
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.