Lugares improváveis: Alcatraz em São Francisco – Veja como fazer um tour pela prisão!

26
Prisão de Alcatraz
Prisão de Alcatraz em San Francisco. Foto: GC/Blog Vambora

Se tem um local que mexe com o imaginário das pessoas ao se falar de São Francisco, este lugar é Alcatraz.

A antiga prisão, criada em 1934 e desativada em 1963, é tão retratada nos filmes hollywoodianos quanto a sua vizinha Golden Gate, mas gera muito mais curiosidade do que esta.

E uma vez em San Francisco, é possível conhecer Alcatraz através de passeios guiados, seja ao redor da ilha, seja entrando nela! Veja abaixo como visitar uma das prisões mais famosas do mundo! Vambora!

Prisão de Alcatraz em San Francisco: Veja como visitar!

Alcatraz, San Francisco
Skyline de São Francisco, indo em direção a prisão. Foto: GC/Blog Vambora

Existem basicamente duas formas de visitar Alcatraz: ou fazendo tour de barco ao redor da Ilha onde está a prisão ou fazendo um passeio específico nela, entrando no local.

O tour ao redor da ilha é a forma mais econômica de conhecer um pouco o local. Já o tour pela prisão é bem específico e uma ótima opção para quem estiver mais curioso em saber como o local funcionava e como era estar lá.

Veja abaixo mais detalhes de cada um desses passeios e como fazer!

1-) Tour de barco ao redor de Alcatraz

tour de barco Alcatraz
Tour de barco em Alcatraz. Foto: Divulgação

O Tour de barco ao redor de Alcatraz, é conhecido também como Cruzeiro ‘Escape from The Rock’ na Baía, sendo a forma mais econômica e rápida de conhecer melhor Alcatraz.

O passeio de barco tem duração de 1h30 e além de dar uma volta na ilha, passa também pela ponte Golden Gate. É um tour mais panorâmico.

Durante o passeio, ao dar a volta na ilha, o guia conta histórias sobre a prisão e também famosos presos que passaram por lá.

Importante dizer que este passeio não para em Alcatraz, por isso ele é mais barato que o tour completo (veja abaixo mais detalhes sobre).

Para quem desejar, dá para juntar este tour de barco com outros famosos em São Francisco, como a travessia da ponte Golden Gate de bicicleta!

+ Tour de Barco ao redor de Alcatraz: Veja os valores

2-) Tour por dentro de Alcatraz

Baía de San Francisco
Vista da baía de São Francisco no pôr do sol. Foto: GC/Blog Vambora

Para quem quiser conhecer a prisão por dentro, existe a possibilidade de fazer um tour específico descendo de barco e entrando no local. Como Alcatraz se tornou um local histórico nacional nos EUA, somente uma empresa é autorizada pelo governo para fazer este tour, sendo a Alcatraz City Cruises.

Eles disponibilizam 3 tipos de passeios que entram no local:

  • Tour diurno por Alcatraz
  • Passeio noturno pela prisão
  • Tour pelos bastidores e esconderijos de Alcatraz

O passeio diurno é o mais famoso e mais cheio, já o tour pelos bastidores é um tour um pouco mais específico, que passa por áreas antes fechadas ao público. Este último é mais recomendado para quem já visitou Alcatraz antes.

Dentre as opções, optamos por fazer o tour noturno, já que é um passeio menos cheio, mais exclusivo e por ser a noite, dá um pouco mais aquela sensação de frio na barriga, ao escutar as lendas e histórias da ilha!

Também, neste passeio, conseguimos ver o por do sol na baía de São Francisco, o que é lindíssimo! Veja abaixo mais detalhes de como foi nossa experiência por lá!

+ Veja mais passeios para fazer em San Francisco

– Tour noturno em Alcatraz

Alcatraz
Foto: GC/Blog Vambora

Nossa experiência de conhecer Alcatraz durante a noite foi muito legal! Depois de comprar o ticket online, fomos ao local de saída do barco, no píer 33. As saídas para este passeio ocorrem geralmente às 17h55 e 18h30, de terça a sábado.

Além de ver a baía de San Francisco no fim de tarde, durante o trajeto de barco até a ilha, já há um guia que vai contando mais sobre as histórias do local e sua importância para a cidade.

Uma vez atracados, há outro guia que leva os turistas da doca até dentro da prisão, exatamente como os presos faziam. Passamos então pela entrada, área de triagem, até entrar finalmente na parte das celas.

Nessa área eles realizam quase um “espetáculo” da abertura e fechamento manual das celas, como era feita antigamente. O barulho ríspido e cortante das grades de metal se chocando nas paredes de concreto, ecoando no silêncio da noite foi algo de arrepiar!

Cada visitante recebe um áudio guide (em 11 línguas) e pode durante a visita também explorar mais livremente a parte interna da prisão.

Dá, por exemplo, para escutar as histórias macabras dos seus prisioneiros famosos (incluindo Al Capone) e entrar nas selas escuras e frias, sem ninguém ao seu redor. Digno de qualquer filme de terror, especialmente por ser a noite!

Passeio a Alcatraz
Foto: GC/Blog Vambora

O único porém de se ir à noite é quem nem todas as áreas ao ar livre da Ilha (como o lugar onde os carcereiros moraram com suas famílias) ficam abertas para visitação, além do friozinho cortante da baía de São Francisco. Porém são detalhes que não fizeram muita diferença, pelo menos para nós!

A visita foi muito bem organizada, com o barco saindo pontualmente do porto e guias e headphones disponíveis para te orientar durante todo o passeio.

Alcatraz
Sala de triagem. Foto: GC/Blog Vambora

O passeio dura mais ou menos umas 90 minutos (incluindo o passeio de barco) e valeu cada centavo e cabelo arrepiado. Um jeito diferente de ver a prisão mais famosa e retratada do mundo!

Quais dessas opções de tours por Alcatraz vocês acharam mais interessante? Uma vez em São Francisco, não deixe de visitar! Vambora!

*** Veja mais dicas de São Francisco:
Como andar de bondinho em São Francisco
O Golden Gate Park e o California Academy of Sciences
Ghirardelli: a californiana fábrica de chocolate

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


26 COMENTÁRIOS

  1. Queria ter conhecido alcatraz, mas quando estivemos em SFO nao rolou… Conhecer Alcatraz a noite deve ser Punk.. Aqui na Philadelphia temos a Eastern State Penitentiary o Al Capone tambem esteve preso por aqui… E na epoca de Halloween tambem rola uns tours noturnos por aqui.. Really scary 😉

  2. Guta, parabéns pelo blog e pelo post.

    Estou procurando várias informações sobre SF para uma viagem em Agosto.

    Esse tour noturno que você fez de Alcatraz saía às 18h10m? Em qual época do ano você fez essa visita? Não havia muita neblina baixando no final de tarde/começo de noite?

    Obrigado!

    • OI Rafael! Obrigada pelos elogios e pela visita!
      Entao, eu fiz o passeio noturno no começo de Janeiro, alto inverno, e não peguei neblina nao. Geralmente tem uma neblina mais no começo da manhã, o que deixa esse passeio noturno valer mais a pena
      Recomendo muito!!!!
      Vc viu outras dicas de São Francisco que eu já dei aqui no blog? Dê uma olhada aqui https://www.blogvambora.com.br/?cat=101
      Qq outra dúvida é só falar! Boa viagem!

  3. Parabéns pelo blog, Guta. Está muito bom.
    Estou indo passar uma semana em São Francisco em Maio, e queria algumas dicas:
    Me disseram que próximo à Union Square tem muito mendigo e é perigoso à noite. Seria melhor ficar em Fisherman’s Wharf ou Nob Hill?
    Alguma das linhas do bondinho passa em Nob Hill?
    Se eu ficar com minha esposa em Berkeley, tem transporte fácil para S. Francisco?
    Obrigado

    • Oi João, vamos ver se consigo te ajudar!
      – Sobre a Union Square, não diria perigoso, mas lá ficam alguns moradores de rua sim…é a região central… Quando fui passear por lá, fiquei até a noite, e mesmo com muito policiamento, quando vc está viajando não quer ficar se sentindo inseguro certo? Então, com absoluta certeza eu não me hospedaria na região central. Só passear por lá mesmo! Nob Hill ou Fisherman`s são ótimas opções!
      – Pelo que eu vi, Nob Hill, fica perto da intersecção das linhas Powell Hyde e Powell Manson. Dê uma olhada aqui nesse post, que eu falo dos bondinhos de SF, que tem um mapa das linhas: https://www.blogvambora.com.br/?p=7409
      – Sobre Berkeley, eu não fui, mas por ser uma área universitária, tem metrô e ônibus que fazem o trajeto. Não é muitooo perto (uns 45/50 minutos), mas se vc estiver estudando por lá, pode ser uma opção.
      Espero que tenha ajudado!

  4. Bom dia, gostaria de fazer esse passeio por alcatraz a noite, mas vou sozinha a cidade. Você vê algum problema?
    obrigada e adorei seu blog.

    • Olá Ester,
      Não tem problemas, inclusive crianças até 4 anos não pagam o passeio. A única coisa é se ela tiver medo de escuro, mas no geral acho que ela pode mesmo é se divertir correndo pelos corredores e entrando nas celas, sempre acompanhada, é claro 🙂

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui