O hotel Juma Amazon Lodge, conhecido também como Juma Lodge ou só Juma, é considerado um dos melhores hotéis de selva na Amazônia. Perto de Manaus, mas longe o bastante para se sentir completamente isolado do mundo, a experiência de ficar no Juma Lodge foi realmente um dos pontos altos da nossa viagem para a Amazônia!
Viagem dos sonhos de muitas pessoas, a experiência de ficar hospedado no meio da selva amazônica é mesmo única! No Juma, ainda que você tenha toda infraestrutura, o clima rústico e proximidade com a floresta estão por todos os lugares!
Confira abaixo como foi nossa experiência de ficar hospedado no Juma Lodge, além de todas as dicas de como chegar, o que está incluso, valores, passeios e mais. Vambora!
Juma Amazon Lodge: Como é ficar hospedado e dicas para ir!
1-) Onde fica o Juma Lodge e como chegar
O Juma Amazon Lodge está localizado no estado do Amazonas, mais especificamente no Rio/Lago Juma (um dos braços do Rio Negro) a mais ou menos 160 km de Manaus.
Ao todo, são mais ou menos 3 horas de viagem, já que o transfer de Manaus até o hotel inclui dois trechos de barco mais um trecho de estrada. Importante: todo esse percurso e transfer já está incluso no valor da diária!
O primeiro trecho é feito de lancha rápida, saindo do Porto do Ceasa em Manaus até a pequena cidade de Vila do Careiro, por volta de 45 minutos.
Durante este trecho o barco passa pelo Encontro das Águas, então você já pode dar “um check” nesse passeio da sua lista de atrações para se ver em Manaus. 😉
O segundo trecho é de van/kombi, indo da Vila do Careiro até o Rio Maçarico (Rodovia BR319 Manaus – Porto Velho, praticamente o início da Transamazônica).
Este trecho dura por volta de 1 hora, passando por muitas fazendas e já trechos de floresta. Nessa hora você já começa a se sentir isolado do mundo pois o celular já começa a perder o sinal….
No terceiro e último trecho para chegar ao Juma, pega-se outro barco e por mais 1 hora já é possível ter um contato mais próximo com a floresta.
Nesta parte do transfer, já que se passa por Iguapés, comunidades ribeirinhas, até chegar ao hotel, bem no meio da selva. Pode parecer muito tempo, mas com tantas paisagens lindas, a viagem passa voando!
2-) Estrutura do Juma Amazon Lodge
O Juma Amazon Lodge foi construído com passarelas e palafitas, a mais de 15m de altura, devido as cheias do rio. A sensação é de se estar no topo das árvores!
Fomos durante o período de cheia, então é difícil ter noção do quão alto você está, mas vendo as fotos do hotel em outras épocas do ano, dá para visualizar melhor o quão alto é preciso estar para escapar das cheias dessa região.
O hotel já tem alguns anos, mas está sempre em atualização e renovando suas dependências. Confira abaixo como são os quartos, áreas de lazer, passeios, refeições e mais!
– Bangalôs do Juma Lodge
O Juma Lodge possui um total de 19 bangalôs e cabanas, sendo 6 bangalôs com vista para a floresta, 11 com vista para o Rio Juma, 1 especial para famílias e 1 panorâmico.
Entre essas localizações, preferimos as voltadas para o lago, devido as vistas mais deslumbrantes, na nossa opinião! Esses bangalôs também são os mais privativos.
Todos os quartos possuem varanda com rede, banheiro privativo (com água quente) e ventilador. Tudo tem um estilo rústico, que combina com a localização, mas muito confortável!
Há energia disponível o dia todo, então sem problemas para carregar a bateria das câmeras fotográficas e de vídeo. 😉
Nos bangalôs não há televisão, wifi, frigobar, nem ar condicionado. É realmente uma viagem para se desconectar!
– Refeições no hotel
As diárias no Juma já incluem todas as refeições no seu restaurante, sendo em esquema all inclusive. Tanto café da manhã, como almoço e jantar são servidos aqui.
A comida do hotel é muito boa e super variada, incluindo pratos locais (muitos peixes da região, como pirarucu, tambaqui) e outros pratos que agradam a todos (carne, frango, massa, etc). Apenas bebidas alcoólicas devem ser pagas a parte no bar do hotel.
Por uma questão prática, tanto da cozinha, como para organização dos passeios, todas as refeições devem ser feitas num horário predeterminado. Quem sente fome fora da hora, pode comer algumas lanches preparados por eles e disponíveis sempre na recepção do hotel. Tudo uma delícia!
– Áreas comuns e de lazer
Como falamos acima, o hotel é todo feito em palafitas, com estruturas espalhadas pela floresta. Além da recepção e restaurante, o Juma também possui:
– Redário de frente ao rio;
– Museu, com informações sobre a
A piscina de rio foi inaugurada em 2017 e é até hoje uma das áreas mais desejadas pelos hóspedes. Ela foi construída num deque flutuante, no rio, em frente ao hotel, com área para tomar sol em espreguiçadeiras.
A piscina natural possui 8 m de comprimento por 5 m de largura e 2,5 m de profundidade. No seu fundo, há uma tela de aço galvanizado, permite a passagem da água do rio, mas não deixa entrar animais. Lindo e realmente um super diferencial do hotel!
Aliás, é comum ver entre as passarelas do hotel, animais silvestres, como macacos, pássaros, etc. Experiência única mesmo!
3-) Passeios inclusos nas diárias
Além das refeições e transfer, está também incluso nas diárias do Juma passeios pela floresta. Todos são organizados e feitos pelo próprio hotel, de acordo com a quantidade de dias que cada hóspede permanece no Juma.
Há desde passeios para quem pode ficar apenas uma noite, até para quem tem mais tempo e pode ficar 5 noites por exemplo. Mesmo quem fica apenas uma noite, consegue fazer 4 passeios, sendo: encontro das águas, passeio de canoa, focagem de jacaré e nascer do sol.
Durante a nossa estadia, os passeios que nós conseguimos fazer foram esses:
– Passeio de canoa no Pôr do sol e revoada de passarinhos
Fazer o passeio de canoa para ver o pôr do sol, foi um dos nossos primeiros passeios no hotel e já ficamos impressionados!
Todos os dias, nesse determinado local do rio, na mesma hora, uma revoada de pássaros sai da floresta e passa noite numa ilha. São dezenas de milhares de pássaros saindo do meio da floresta e indo para esse local. Algo realmente único e surpreendente de ver.
– Caminhada na Selva
Existem vários locais para se fazer a caminhada, sempre com o guia e barqueiro acompanhando tudo. Para quem nunca entrou numa floresta, especialmente crianças, é um passeio bem informativo!
O que notei de interessante é que apesar de ser lindo, o melhor lugar para ver animais na Amazônia é mesmo do rio. Aliás, por falar em crianças, para quem tem receio, essa é uma viagem fantástica para se fazer em família, proporcionando para as crianças um contato e aprendizado único com a natureza.
– Mergulho no rio
Entre um passeio e outro, o guia para o barco em trechos tranquilos de rio para quem quiser dar nadar.
E pode ficar calmo: sempre vai ser num lugar sem piranhas ;-). Para elas, há um passeio específico, que inclui pescaria (ver mais abaixo).
– Visita a comunidade indígena
Tivemos a sorte de estar no Juma Amazon Lodge no mesmo período em que um grupo de alunos de um colégio de São Paulo estava lá para ajudar com doações uma comunidade indígena local, que normalmente não é visitada por turistas.
É um lindo projeto que tivemos a chance de ver de perto. Lá deu para ver como o Brasil é mesmo gigante e como nada é fácil nessa região: de crianças que precisam andar horas de barco para ir a escola todos os dias, até uma professora que dá aula para alunos de diversas séries numa mesma sala (e ao mesmo tempo), por falta de outros professores, infra estrutura, etc.
– Focagem de jacarés
Talvez um dos passeios mais famosos e esperados dos turistas, se sai de barco no meio da noite, a procura de jacarés com a ajuda dos super bem treinados guias e barqueiros. É tudo feito com uma lanterna simples, mas que no meio da escuridão faz o maior efeito.
Não é fácil ver, e principalmente pegar um desses animais, mas demos sorte e vimos esse jacaré da foto bem de perto. Com a luz no seus olhos os animais ficam quase que hipnotizados, o que possibilita poder até segurar o animal, quem quiser, é claro.
Nesse mesmo passeio é possível ver o céu estrelado mais limpo e incrível da sua vida….Lindo, lindo…Experiência que só a Amazônia pode fazer por você.
– Pescaria de Piranhas
O passeio que tinha menos expectativas mas foi divertido! Para quem quiser, dá para levar alguns dos animais para o hotel e pedir para cozinharem mas já aviso:é um peixe com muito espinho e um gosto meio de barro…
Se puder, prefira provar os já tradicionais pirarucu e tambaqui e no melhor espírito de pesca esportiva deixe as piranhas voltarem vivas e felizes para o rio. 🙂
– Nascer do sol
O passeio mais inesquecível e lindo, na nossa opinião! O nascer do sol na Amazônia foi o mais lindo que já vi!
Você sai de madrugada, ainda tudo escuro. Pode dar muita preguiça, sono, mas vale muito, mas muito a pena! As fotos mostram um pouco esse momento!
Entre outros passeios, especialmente para quem fica mais de 3 noites, dá ainda para fazer escalada em árvores, picnic e pernoite na floresta, etc. E cada saída do hotel você tem chance de visualizar animais com a ajuda dos experientes guias e barqueiros.
4-) Quanto custa se hospedar no Juma Amazon Lodge
Antes de qualquer coisa, é preciso colocar na cabeça que ficar hospedado num hotel de selva, no meio da floresta Amazônia, não será o mesmo que ficar num hotel em qualquer outro lugar do mundo. Então não dá para comparar os preços.
Digo isso porque os preços desse tipo de hospedagem são altos (devido a questão de infraestrutura e logística de se ter um hotel no meio da selva) e muita gente acaba esperando algo luxuoso pelo valor, quando na verdade você está pagando para ter estrutura e conforto na floresta.
Além do mais, no valor das diárias, como falamos acima, está incluso transporte (ida e volta), todas as refeições e passeios diários e o hotel por si só é excelente, com uma ótima infraestrtura. Com tudo isso em mente, considere as diárias do Juma Lodge em média de R$ 2000 por pessoa.
Como os valores podem variar de acordo com a época do ano e data, recomendamos conferir aqui os valores para a data exata que deseja ir: Veja aqui os valores para o Juma Amazon Lodge na data da sua viagem.
5-) Curiosidades sobre o Juma Amazon Lodge e da Amazônia
– Por estar localizado num braço do Rio Negro, o Juma Lodge é um dos poucos hotéis de selva na Amazônia que possuem poucos mosquitos! Como fica localizado ao lado do Rio Negro, que possui uma grande quantidade de detritos naturais (por isso a sua cor escura e nome), o PH de sua água é baixo, dificultando a proliferação de mosquitos.
– Além disso, a grande vantagem do Juma Amazon Lodge em relação aos outros hotéis de selva na Amazônia é que ele é o mais inserido na floresta mas ainda tem fácil acesso por Manaus.
– A melhor época para visitar esses hotéis de selva na Amazônia é de Abril a Agosto, por ser a época mais “fria” e de cheia dos rios, o que possibilita maior concentração dos animais nas vegetações acima da linha d’água e dessa forma, melhor visualização dos mesmos.
– Seja qual for a época do ano que você vá para Amazônia, leve sempre um sapato fechado para fazer os passeios, bem como calça resistente e blusas leves, preferencialmente de manga comprida, quando for caminhar na mata.
– Chapéu e bonés são também muito bem vindos devido a alta incidência solar, e tenha sempre uma capa de chuva na mochila para as tempestades comuns.
– Para melhor ver os animais, ande sempre com um binóculo e se quiser retratar bem a fauna e flora, leve a melhor máquina fotográfica que tiver, preferencialmente com um bom zoom, lente e um estabilizador de imagem, devido a rapidez dos animais.
– Curiosidade final: a maioria dos hóspedes do Juma Lodge, e da maior dos hotéis de selva na Amazônia, ainda são estrangeiros, por volta de chocantes 85%. Realmente é um destino que pode ser mais conhecido e aproveitado por nós brasileiros.
Depois de todas essas dicas, Vambora ficar no Juma Lodge na Amazônia? Como deu para ver, amamos muito nossa experiência por lá, foi realmente inesquecível e uma das viagens mais lindas que já fizemos no Brasil.
Qualquer dúvida sobre a hospedagem e nossa experiência, só falar aqui nos comentários. Vambora!
*Essa viagem para o Amazonas foi feita a convite da Amazonastur
*** Veja mais dicas da AMAZÔNIA no blog:
– Hotel de Selva na Amazônia: Veja como escolher o seu
– Turismo em Manaus: Onde se hospedar, comer e como circular
– Passeio em Manaus: Conhecendo Ponta Negra e Encontro das águas
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Estou deslumbrada! Ainda vou lá.
Quer dizer…. fui ver o site do hotel Juma, e entendi pq não tem turista brasileiro, impossível o valor das diárias para nós, e para complicar mais ainda a passagem aérea também é muito cara.
Oi Janne! Como disse no post os preços são mesmo altos, mas se você fizer a conta de quanto sai a diária num hotel + todas as refeições + passeios, e considerar que está isolada no meio da floresta amazônia os valores começam a fazer mais sentido.
É um investimento. Sim, existem outras viagens bem mais baratas mas a experiência de conhecer a Amazônia realmente não tem comparação… Se você tem vontade, vale se planejar, economizar e ir para lá um dia sim. Um dos lugares mais lindos que já fui na vida
Bom dia Guta! Querida valer a pena sei que vale, mas faço algumas comparações ( claro que serão emoções completamente diferente)na hora de escolher um destino,mas com o valor que gastarei por 1 semana no hotel Juma, passo uma semana em Lisboa (por exemplo) ai fica complicado fazer turismo no Brasil em determinados lugares, infelizmente.
Comparar Lisboa com a floresta Amazônica ? Eu passei uma semana nesse hotel e digo tranquilamente que não existe nada igual. Talvez ver a migração dos animais africanos na Tanzânia, mas isso eu não fiz AINDA.
O problema do turismo no brasil sao tres: preços, infraestrutura e a dificuldade que as agencias tem de inovar a movimentaçao do cliente. Fazer ele enxergar que ele pode ir a qualquer lugar mesmo sem ter todo o dinheiro para viajar ou nao ter o transporte que o leve ate os locais turisticos.
[…] Hotel Juma Amazon Logde: hotel de selva na Floresta Amazônica – Blog Vambora […]
Lugar incrível, um dia eu ainda vou! Desculpe perguntar, mas quanto você pagou?
Olá Ana,
Entre no site do hotel (indicado no post) para ter acesso aos preços atualizados das diárias.
Abs!
Olá, apesar de não conhecer este hotel de selva, conheço a região e realmente é uma experiencia fascinante. O que acho uma pena é que este tipo de turismo seja realmente direcionado aos gringos, por isso os preços tão altos. Não justifica ser tão caro, apesar das dificuldades locais.
Ah, só uma pequena correção: o suco de taperebá não é o mesmo de mangaba, e sim o de Cajá.
Abraços
Olá Kelly,
Realmente me apaixonei pela região e acho que mais e mais brasileiros deveriam conhecer. É uma pena mesmo que os preços altos não incentivem em nada o turismo interno, mas mesmo assim, acho que todo brasileiro, pelo menos uma vez na vida deveria conhecer a Amazonia.
E obrigada pela correção do taperebá! Devidamente arrumado 🙂
Abs!
Adorei seus comentários!
Estava em dúvida quanto ao hotel Ariau… Mas me parece decadente.
Estou achando melhor o Juma.
Vou com duas crianças, 5 e 12 anos, posso
fazer todos os passeios com eles?
4 dias e 3 noites é o ideal?
Obrigada
Olá Clarisse,
Durante minha estadia ficamos junto de uma família com um menino de 6 anos e ele adorou! Acredito que seus filhos vão adorar também a experiência, é um lugar incrível!
E a maioria dos passeios é possível fazer com eles sim, sem problemas! Na hora da reserva e OS passeios no próprio hotel eles vão poder indicar tudo para vocês.
Em relação a quantidade de dias, idealmente eles recomendam de 5 a 7 dias para ter uma experiência completa mas com 4 dias é possível já fazer bastante coisa.
Espero que tenha ajudado!
Abs
Estou programando ainda este ano uma ida para lá.
Minha preocupação é com a quantidade de estrangeiros, visto que não falo nenhum idioma, nem o espanhol, e fico com receio de estar em um grupo com várias pessoas interessantes e não conseguir interagir com elas em função do idioma. Isso não deve ser nada bom.
Qual a sua experiência nesse sentido?
Grato.
Olá Luiz,
Não precisa ter essa preocupação, no grupo que fiquei fazendo os passeios por exemplo só tinham brasileiros!
Boa viagem!
Muito grato, Guta!
Abraço.
Não sei como descrever o quanto amei esse post! Obrigado pelas informações 🙂
Ficamos muito felizes com seu comentário Neto!
Nós que agradecemos e desejamos uma ótima viagem!!