O Garden District é um bairro que nem todo mundo conhece quando viaja para New Orleans (ou Nova Orleans, como chamamos a cidade aqui no Brasil). Cheio de surpresas, de gigantes mansões do século XIX até cemitérios repletos de história, visitar o bairro é um passeio que ainda não foi descoberto por muitos turistas, especialmente os brasileiros.
Perto da região mais conhecida de New Orleans, o French Quarter, é possível chegar facilmente ao Garden District através da linha de bondinhos St. Charles, que passa pela avenida de mesmo nome. Nela se começa a ver alguns dos casarões que dão identidade ao bairro. Desça na esquina da St. Charles com a Washignton Ave (veja no mapa abaixo) e dai faça tudo a pé.
Construídas por volta de 1830 até 1900, as mansões do Garden District são consideradas hoje um dos melhores exemplos de arquitetura sulista americana da época. O nome do bairro, aliás, surgiu pois no começo da sua ocupação, as casas eram construídas em grandes lotes, com jardins imensos e bem cuidados. Com o passar dos anos os lotes foram sendo divididos, e a arquitetura sulista, cheio de detalhes de ferro e madeira, foi ganhando mais destaque.
E é bem no centro do bairro que fica um dos cemitérios mais famosos de New Orleans, o de Lafayette, que junto do também conhecido St. Louis (1, 2, e 3), formam o conjunto de 42 cemitérios da cidade. A grande curiosidade sobre eles surgiu por uma característica geográfica de Nova Orleans: a cidade fica numa área pantanosa, deixando quase impossível qualquer escavação mais profunda. A solução encontrada pelos moradores na época foi então “enterrar seus mortos acima da terra”, construindo verdadeiros mausoléus cheio de detalhes e que contam uma boa parte da história da cidade.
É tão grande a fixação pelos cemitérios de New Orleans que há diversos tours guiados por esses locais. Um dos mais reconhecidos é o feito pela “Save our Cemiteries”, uma organização cujo objetivo das visitas é ajudar na preservação desses espaços e da história de Nova Orleans. Para quem se interessar, dá para reservar ingressos diretamente no site deles (veja aqui) e o preço é bem razoável (por volta de $15).
Acabei visitando o cemitério de Lafayette sem guia e com pouca informação, a parte mais interessante do passeio foi ficar observando a arquitetura e as datas antiquíssimas das lápides. Para quem acha esse tipo de coisa meio mórbida, não tenha essa impressão: é algo muito mais com fundo histórico e arquitetônico do que qualquer outra coisa, além do mais, os cemitérios de New Orleans são famosos também porque serviram de set para diversos filmes de Hollywood, como no caso do filme “Entrevista com Vampiro”, no qual o cemitério de Lafayette foi um dos cenários. Por isso, quem quer ter mais informações, vale a pena fazer a visita com um tour.
A parte inusitada do passeio é que fizemos a visita ao cemitério de Lafayette bem no dia do Halloween, o dia das Bruxas no Estados Unidos. Então, entre flores e lápides vimos pessoas visitando o local vestidas de pirata, hippies dos anos 70, bruxas, etc. Realmente uma experiência, digamos, diferente! rs 😉
Outra coisa interessante é que a maioria das mansões do Garden District também estavam a caráter para a data: todas super bem decoradas com abóboras, fantasmas, esqueletos, teias de aranhas falsas e tudo mais que pode ser relacionado ao Halloween. As casas já normalmente lindas, com esse tipo de adorno, deixaram o passeio mais divertido e curioso.
O bairro é bem residencial, mas há um trecho mais agitado com restaurantes e cafés legais na Magazine St, especialmente na parte próxima da esquina com a Harmony St (confira no mapa). Aliás, em frente ao cemitério de Lafayette, há um café chamado de Still Perkin Coffee Shop, local da onde sai um tour que conta a história do Garden District e também passa pelo cemitério, mostrando algumas curiosidades, como os cenários de alguns dos filmes de Hollywood já filmados no local. Para quem não tem muita paciência para tours, vale ir ao Garden District nem que seja por conta própria mesmo para passear e conhecer um outro lado de Nova Orleans. Vambora?
*** VEJA MAIS DICAS DE NEW ORLEANS NO BLOG:
– Onde se hospedar e como circular em New Orleans
– A verdadeira Bourbon Street em New Orleans
– Se embrenhando nos pântanos da Louisiana
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.