As três grandes companhias aéreas do Brasil estão desde 2015 fazendo grandes reformulações nos seus programas de milhas. Primeiro foi a TAM, depois a Azul, a GOL e agora novamente a TAM, com a união com a LAN, virando a nova LATAM.
Muita coisa mudou, algumas para melhor, outras para pior, mas o mais importante é entender como eles estão funcionando, para todos nós conseguirmos viajar com as nossas suadas milhas. Segue e então um resumo das principais mudanças nos programas de milhagem de cada companhia e o que isso significa de verdade na hora de viajar:
LATAM Pass, antigo Multiplus e TAM Fidelidade (TAM)
Desde Maio de 2016, com a fusão da LAN e da TAM, criou-se uma nova marca conjunta, a Latam Airlines, ou apenas Latam. O antigo TAM Fidelidade mudou o seu conceito para acúmulo de pontos e upgrade de categoria e agora chama-se Latam Pass. Confira abaixo:
->Principais Mudanças:
– Existem novas categorias da LATAM Pass: Black Signature, Black, Platinum, Gold e LATAM. Com isso, haverá o mesmo tratamento de quem já era passageiro da TAM ou LAN. Por exemplo, quem era cliente TAM Fidelidade categoria azul, agora é gold na LATAM fidelidade. Veja na imagem abaixo:
– A nova forma de acumular pontos na LATAM para voos internacionais, será baseada no valor pago pelo bilhete em dólares, multiplicado por um índice correspondente a cada uma das categorias do programa que faz parte. Então por exemplo: Um cliente da categoria Black que comprou um trecho de São Paulo/ Guarulhos para Miami por US$ 500, deve multiplicar 500 por 11, totalizando 5,5 mil pontos. O índice para passagens internacionais varia de 5 (Latam) até 12 (Black Signature).
– Já para voos nacionais, os pontos serão calculados de acordo com o valor pago pela passagem (em real) e uma outra taxa (que também varia de cada categoria) com um índice multiplicador específico para passagens nacionais (que não é o mesmo que o internacional acima). Então por exemplo: Um cliente da categoria Platinum que comprou um trecho de São Paulo/Congonhas para Rio de Janeiro/Santos Dumont por R$ 300, vai multiplicar o valor da passagem por 6, totalizando 1,8 mil pontos. Os índices para passagens nacionais variam de 2,5 (Latam) até 8 (Black Signature). Importante: clientes Platinum, Black e Black Signature continuam acumulando no mínimo 500 pontos.
– Para mudar de categorias, agora existe algo chamado de “Pontos Elite”, nome dado aos pontos que qualificam o cliente a transitar entre as cinco categorias do programa (Latam, Gold, Platinum, Black e o Black Signature). Esta pontuação é exclusivamente acumulada a partir das milhas (literalmente) voadas em trechos domésticos e internacionais, multiplicadas por um outro índice (mais um!) de cada tipo de tarifa utilizada. Veja abaixo:
Então por exemplo: Um cliente que compra um bilhete na tarifa Flex para viajar entre duas cidades distantes 500 milhas, deve considerar o cálculo de 500 (milhas) vezes 150%, totalizando 750 pontos Elite no trecho voado. O upgrade ocorre durante o ano, assim que o cliente atingir o mínimo de pontos Elite ou trechos voados necessários para se qualificar para cada uma das categorias Elite. Já o processo de manutenção e downgrade de categoria continua acontecendo no mês de março, considerando o ano anterior, sem nenhuma alteração com relação ao processo atual.
– Importante: O pontos Multiplus (atualmente Latam Pass) acumulados a partir de viagens com parceiros da aliança oneworld continuam valendo para upgrade nas categorias do LATAM Fidelidade. Para conversão dos pontos Multiplus em pontos Elite, no entanto, o cliente deve considerar 50% dos pontos acumulados.
– Agora deve-se ter apenas o número do CPF, para ter acesso ao Programa, e caso você não possua CPF, será enviado um novo número LATAM Pass.
– Há agora também uma senha única de acesso, sendo que desde 30/04/2016 é obrigatória a troca da senha no site TAM. Para a alteração, acesse sua conta LATAM Pass com o mesmo login (CPF) e senha. Também a partir dessa data será possível pontuar já com seu CPF no check-in de embarque.
– Outra mudança foi que o resgate de passagens do TAM Fidelidade ocorre diretamente na plataforma Multiplus (atualmente Latam Pass), desde de Dezembro de 2015.
-> O que significa na prática: A nova política mostra que quanto maior o valor pago pela passagem, mais pontos os clientes irão acumular, bem como uma valorização dos clientes mais fiéis (que ganham um índice multiplicador maior), o que pode se tornar um pouco confuso, na nossa opinião, com tantas variações. Um ponto positivo é que como sistema de regaste de passagens é feito agora pelo Multiplus (atual Latam Pass), unificou-se todo processo (inclusive com uma senha única) reduzindo possíveis confusões atuais e facilitando o gerenciamento dos pontos e trocas.
-> Vigência: Essas novas regras para acumulo de pontos e transição passaram a valer no decorrer do primeiro semestre de 2017. Mais informações podem ser vistas do site https://www.latam.com/pt_br/comunicacao/informacoes-latam-pass/
Smiles (GOL)
O programa Smiles tem um novo regulamento, sendo que a principal mudança será a adoção de precificação flexível e a exclusão da tabela de valores mínimos para emissão de passagens aéreas nacionais e internacionais. O novo regulamento está disponível no site www.smiles.com.br e você confere os principais pontos das mudanças abaixo:
->Principais Mudanças:
– Em passagens nacionais, passa a conceder milhas com base no valor da tarifa, ou seja, quanto mais cara a passagem, mais milhas você consegue acumular. Para os voos internacionais, a distância entre origem e destino final continua como base para acúmulo de milhas.
– Clube Smiles: pagando uma mensalidade de R$ 35,00 no cartão de crédito, quem faz parte do Smiles pode participar agora do “Clube Smiles”, cuja principal vantagem é dar todo mês 1000 milhas, independentemente se voar ou não naquele período. Outra vantagem divulgada é que fazendo parte do clube, haverá uma bonificação progressiva nas transferências de pontos realizadas por meio de bancos e cartões de crédito. A bonificação em milhas Smiles varia de 5% a mais (a partir de 6 meses até 11 meses de associação) a 10% a mais de milhas (a partir dos 12 meses no clube). Por fim, as milhas acumuladas pelos associados ao clube terão um ano a mais de validade de acordo com cada categoria Smiles (sendo: Smiles, Prata, Ouro ou Diamante).
– Quem já é cliente Smiles, a principal novidade valendo em 2017 é o acúmulo de milhas em todas as tarifas, inclusive nas promocionais, além da contabilização de trechos voados, inclusive conexões, na para conseguir mudar de categoria. Com isso, qualquer passagem comprada com a GOL terá acúmulo de milhas.
– Também quem já for cliente Smiles, foram reduzidas as milhas necessárias para as mudanças de categoria: 10 mil milhas ou 10 trechos voados (para PRATA), 18 mil milhas ou 18 trechos voados (OURO) e 30 mil milhas ou 30 trechos voados (DIAMANTE).
– Aliás, clientes DIAMANTE, passam agora a receber, no mínimo 1 mil milhas por voo e ainda podem estender seus benefícios para acompanhantes ao marcar o assento GOL+ Conforto sem custo, antecipar viagem para qualquer horário no mesmo dia de sua viagem, além de ganhar uma viagem por ano para um acompanhante. Já o cliente OURO receberá pelo menos 500 milhas por voo GOL, além de receber 50% de desconto para marcar o assento GOL + Conforto, também para seu acompanhante, no mesmo localizador.
-> O que significa na prática: Querem prestigiar quem viaja mais com a companhia e não só os passageiros que ficam atrás das mega promoções. Ou seja, quem paga mais, receberá mais milhas em troca. O programa “Clube Smiles” surge como opção para quem não viaja tanto com a empresa mais ainda sim quer acumular milhas com maior rapidez e usá-las por um período maior de tempo.
-> Vigência: Desde 17/09/2013 já é possível se associar ao “Clube Smiles” e as novas alterações para acúmulo de milhas já estão valendo para o começo do ano de 2017.
TudoAzul (Azul)
->Principais Mudanças:
– Antes funcionando em reais, a empresa passa a usar o método dos pontos, como a LATAM e a GOL.
– Para cada R$ 1,00 gasto, o passageiro pode acumular até 4 pontos, dependendo da sua categoria no programa (sendo: TudoAzul, TudoAzul Plus e TudoAzul Safira) e classe tarifária disponível (Ex: Na classe Promo, o passageiro consegue acumular 1 ponto por cada real gasto, já na classe Flex, são 2 pontos a cada real gasto).
– Os pontos acumulados agora terão validade de 24 meses e não mais 12 meses, a partir da data do voo.
-> O que significa na prática: O novo método dos pontos procura valorizar o passageiro mais fiel, que não se importa em comprar passagens apenas em tarifas promocionais. Quanto melhor for sua categoria no programa, mais milhas conseguirá acumular, independentemente do trecho e preço da passagem.
-> Vigência: Novas regras já funcionam desde 17/06/2013.
O que dá para concluir com todas essas mudanças é que em resumo “acabou a mamata”. Já não dá para ficar dependendo somente de super promoções para garantir uma passagem, bem como acumular muitas milhas. Outro ponto é que a antecedência na compra de uma passagem tornou-se ainda mais importante, mostrando que as companhias não querem mais só contar com um número grande de passageiros provenientes de promoções periódicas. Essas devem continuar, mas quem optar por elas, tem que ter consciência que o preço será a principal (e muitas vezes) a única vantagem.
Ser fiel a um determinado programa de milhagem nunca também deu tantas recompensas. Voando regularmente com uma determinada companhia garante mais milhas e mais upgrades num período menor do que acontecia antes.
Outra coisa que dá para concluir dessas mudanças é que depender somente das milhas do cartão de crédito já não é um negócio tão bom assim. Isso pode ser assunto até para um outro post, mas como muitos bancos também mudaram as regras na emissão de passagens, fica cada vez mais claro que ao se atrelar diretamente a um programa de milhas é possível conseguir emitir passagens com melhores tarifas do que fazendo todas as conversões somente através das milhas acumuladas pelo cartão de crédito. A melhor saída para quem quiser acumular muitas milhas e conseguir os melhores negociações acaba sendo hoje se atrelar diretamente a um cartão da companhia aérea e fazer as conversões pelo programa de milhas de cada empresa.
Então, para quem sempre se importou mais com o preço da passagem do que a companhia aérea, agora é um bom momento para repensar nas táticas de compras de passagem. Nunca se valorizou tanto a fidelização do passageiro, então procure prestar mais atenção em qual empresa você usa mais e quais serviços de outras empresas estão atrelados a ela. Gastos com gasolina, sites de compras e convênios com outras companhias aéreas internacionais, podem ajudar você a acumular mais milhas em um menor tempo. Pense como se estivesse fazendo uma poupança, mas que não pode ser transferida ou dividida: você sempre acumulará mais se deixar tudo num mesmo lugar….
Vambora então usar melhor os programas de milhas para viajar mais!
+ informações:
– TAM Fidelidade: https://www.latam.com/pt_br/comunicacao/informacoes-latam-pass/
– Smiles: http://www.smiles.com.br
– TudoAzul: https://tudoazul.voeazul.com.br/
*** VEJA TAMBÉM ESSAS DICAS:
– Guia básico de como acumular e usar milhas para viajar
– Como sacar dinheiro no exterior, passo a passo
– Tax free: Como pedir reembolso de suas compras na Europa
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.