Relato de Viagem: O que fazer em Espírito Santo do Pinhal – 10 Melhores Atrações e Passeios

0
Vinícola Merum em Espírito Santo do Pinhal
Pôr do sol na Vinícola Merum. Foto: GC/Blog Vambora!

Novo destino em ascensão na Serra da Mantiqueira, famoso por ótimos vinhos e cafés, Espírito Santo do Pinhal em São Paulo tem sido procurada cada vez mais pelos turistas. Nós viajamos recentemente para a cidade e amamos e por isso vamos mostrar aqui o que fazer em Espírito Santo do Pinhal!

Com lindas paisagens, a região é perfeita para fazer uma viagem romântica ou com amigos e família, especialmente se você gosta de vinhos!

Hoje em dia, suas vinícolas são consideradas algumas das melhores do Brasil e o turismo na cidade só vem crescendo.

Confira então abaixo mais detalhes do que fazer em Espírito Santo do Pinhal, incluindo dicas de como chegar e quando é melhor viajar para a região. Vambora!

1-) Onde fica e como chegar em Espírito Santo do Pinhal

Vinícola Merum em espírito santo do pinhal
Vista da Vinícola Merum. Foto: GC/Blog Vambora!

Espírito Santo do Pinhal fica no interior do estado de São Paulo, localizada na região da Serra da Mantiqueira, próxima da divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Distante apenas 188 km de São Paulo e 98 km de Campinas, a cidade tem fácil acesso de carro pela Rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros. Assim, é um ótimo destino para conhecer durante um final de semana ou feriado, por exemplo.

Para quem vem de outros estados, a forma mais fácil de chegar em Espírito Santo do Pinhal é de avião até o Aeroporto de Viracopos (em Campinas) ou Aeroporto de Guarulhos e de lá seguir de carro alugado até a cidade.

Vale dizer que ter um carro é a melhor forma de se locomover e também conhecer as vinícolas da região. Durante nossa estadia vimos pouquíssimos ônibus municipais e taxis.

+ Aluguel de carro em São Paulo ou Campinas: Veja valores e como reservar

2-) Melhor época para visitar Espírito Santo do Pinhal

Pôr do sol em Espírito Santo do Pinhal
Pôr do sol na cidade Foto: GC/Blog Vambora!

Embora seja possível conhecer Espírito Santo do Pinhal o ano todo, a melhor época para viajar para a região é entre o outono e inverno.

Isso porque nesse período, as temperaturas são mais amenas e ocorrem menos chuvas. Como muitos dos passeios na região são ao ar livre, é melhor tentar visitar a região durante o período mais seco (no verão, as chuvas são bem comuns).

É o durante outono e inverno também que ocorre a Vindima (época de colheita das uvas) na região. Especialmente, entre junho e agosto, é quando as vinícolas de Espírito Santo do Pinhal ficam ainda mais bonitas, com as parreiras cheias, e muitos eventos ocorrem na cidade.

Coincidentemente, a colheita do café também acontece nessa época, tornando a visita na região ainda mais completa e especial neste período do ano.

+ Onde ficar em Espírito Santo do Pinhal: Melhores Hotéis e Pousadas

3-) O que fazer em Espírito Santo do Pinhal

Vinicola Guaspari em Espirito Santo do Pinhal
Vinícola Guaspari. Foto: GC/Blog Vambpra!

Ainda que as vinícolas de Espírito Santo do Pinhal sejam a atração mais famosa da cidade, existem também outros passeios para fazer na região.

Nós indicamos ficar ao menos 2 dias inteiros, para fazer os principais passeios. Quem puder ficar mais tempo, com 4 dias dá para conhecer a maior parte das atrações, com maior tranquilidade.

Passando de pontos turísticos históricos, até tours gastronômicos, veja abaixo o que fazer em Espírito Santo do Pinhal!

Conhecer o centro histórico

Embora seja uma cidade pequena (com cerca de 44 mil habitantes), a história de Espírito Santo do Pinhal é bem antiga, já que foi fundada em 1849. Por isso, há bonitas atrações no seu centro histórico.

Essas são as principais atrações para conhecer:

  • Igreja Matriz: De 1897, possui um estilo baseado em igrejas europeias;
  • Palácio do Café: Edifício de 1893 que abriga hoje a sede da prefeitura e um pequeno museu;
  • Teatro Avenida: De 1927, é um edifício histórico tombado pelo Condephaat que funciona até hoje como centro de apresentações.

Essas são as principais atrações do centro histórico e podem ser visitadas facilmente numa manhã ou tarde passeando pela cidade.

Visitar Vinícolas da região

Vinícola Amana em Espírito Santo do Pinhal
Entrada da Vinícola Amana. Foto: GC/Blog Vambora!

As vinícolas são hoje o principal motivo para o turismo na cidade. Atualmente há 28 registradas, mas muitas ainda estão no começo do processo de produção de vinhos e/ou ainda sem abrir totalmente aos visitantes.

Também há muitas vinícolas em cidades próximas, como Jacutinga e Andradas. Isso porque toda essa região da Serra da Mantiqueira tem ótimas condições para o cultivo de uvas.

Nós fizemos um post com as melhores vinícolas em Espírito Santo do Pinhal para conhecer, mostrando as principais e melhores já abertas ao público. Algumas das principais da cidade e que mais gostamos de conhecer foram: Vinícola Guaspari, Vinícola Amana e a Vinícola Merum.

Além de poder fazer tours guiados pelas vinícolas, a maioria delas inclui também outras atividades, como degustações e harmonizações de vinhos, além de possuírem restaurantes e realizarem eventos especiais, como shows e sunsets.

+ Veja quais são as melhores vinícolas para visitar em Espírito Santo do Pinhal

Outros Tours e Passeios para fazer em Espírito Santo do Pinhal

Experiencia sensorial do cafe na Terra de Kuri
Experiencia sensorial do café na Terra de Kurí. Foto: GC/Blog Vambora!

Como dissemos mais acima, antes dos vinhos, a principal atividade produtiva de Espírito Santo do Pinhal era o café.

Ainda que o vinho tenha virado atualmente o foco da região, o cultivo do café continua sendo um produto muito importante e de alta qualidade! Por isso mesmo, há diversos tours e passeios interessantes que tem como foco o café. São eles:

  • Experiência Sensorial na Terra de Kurí: nessa linda propriedade eles produzem café, mel, além de possuir um restaurante e hospedagem. A experiência sensorial do café é super completa, incluindo degustação e harmonização de cafés especiais produzidos no local;
  • Do Genoma à Xícara: passeio que conta a história do Café em Pinhal, passando do centro histórico até a lavoura, mostrando todo o processo de produção do café;
  • Tour do Café Kaynã: nos arredores da cidade, fica a fazenda Toca do Kaynã que realiza uma produção sustentável de diversos alimentos, incluindo café. O Tour mostra a história da fazenda, bem como o processo de produção e cultivo do café na propriedade.

Na Toca do Kaynã, eles oferecem também um tour do Fubá, outro produto produzido na propriedade de forma muito tradicional e sustentável.

Melhores restaurantes em Espírito Santo do Pinhal

Restaurante Rancho Churrascada
Restaurante Rancho Churrascada. Foto: GC/Blog Vambora!

Além de provar ótimos vinhos e cafés em Espírito Santo do Pinhal, come-se também muito bem! Há vários ótimos restaurantes no centro, como também dentro de fazendas e vinícolas, nos arredores.

Confira abaixo uma seleção melhores restaurantes para conhecer na cidade!

Restaurantes no centro de Espírito Santo do Pinhal

  • Casa do Ipê Cozinha: Ótimo restaurante com um cardápio bem extenso (de pães, passando por pizzas até carnes na parrilha), privilegiando ingredientes locais;
  • Opção Trattoria: Um dos melhores restaurantes de Espírito Santo do Pinhal, especializado em pratos italianos, num ambiente mais formal;
  • Rizz Restaurante: Outra opção de restaurante mais chique e formal, onde a especialidade são os risotos;
  • Santa Maria Coffee & Wine House: Seja para tomar café da manhã, brunch, almoçar ou jantar no fim de semana, o Santa Maria é uma opção perfeita. Tem clima mais despojado, mas sua comida tem ingredientes de primeira!

Restaurantes nos arredores da cidade

Terra de Kuri em Espirito Santo do Pinhal
Jantar no Terra da Kurí. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Restaurante Celeiro: Abre somente aos domingos, com um Buffet de comida no estilo de fazenda, feita no fogão a lenha, com clima familiar. É preciso reservar antes de ir.
  • Rancho Churrascada: Restaurante de carnes construído dentro de um rancho em estilo americano, também com clima familiar. Possui na propriedade também chalés;
  • Toca do Kaynã: Além dos tours, na Toca do Kaynã há também um café e restaurante, servindo muitos pratos com o fubá produzido na propriedade, incluindo bolo e ótimas polentas. É necessário reservar apenas para ir aos finais de semana;
  • Terra de Kurí: Além da experiência do café, não hóspedes podem agendar tomar café da manhã ou jantar na propriedade. Ambos são incríveis: o café da manhã inclui uma seleção de produtos locais e diversos cafés especiais que eles produzem. O jantar é feito em 3 etapas, incluindo entrada, prato principal e sobremesa;
  • Syrah Bistrô: Dentro do Casa da Mantiqueira Hotel Boutique fica esse restaurante com vistas lindas e pratos sofisticados! Eles abrem para o café da manhã e almoço para não hóspedes, mediante reserva.

Além desses, vale conferir também outros restaurantes que ficam dentro das vinícolas. É o caso, por exemplo, do restaurante na Vinícola Guaspari (aberto para almoço) e os Wine Bars da Vinícola Amana e Merum.

4-) TOP 10 Atrações em Espírito Santo do Pinhal para conhecer

Vinícola Guaspari
Vinícola Guaspari. Foto: GC/Blog Vambora!

Deu para ver que há muito o que fazer em Espírito Santo do Pinhal! O destino tem ótimas atrações e vale a pena separar alguns dias ou voltar várias vezes para conhecer tudo com calma.

Para ajudar quem tem pouco tempo na cidade (como um final de semana ou feriado), separamos 10 atrações em Espírito Santo do Pinhal que são imperdíveis para quem visita pela primeira vez. Confira:

  1. Visitar a Vinícola Guaspari, fazendo uma degustação ou ir para almoçar;
  2. Visitar a Vinícola Merum no fim de tarde para ver o pôr do sol;
  3. Visitar a Vinícola Amana e fazer a visita guiada com degustação;
  4. Ir almoçar na Vinícola Floresta São Pedro;
  5. Fazer a Experiência de café na Terra de Kurí;
  6. Passear pelo centro histórico da cidade;
  7. Almoçar no Santa Maria Coffee & Wine House;
  8. Curtir o happy hour e o fim de tarde no Casa do Ipê Cozinha;
  9. Ir jantar no Opção Trattoria;
  10. Tomar um café no Toca do Kaynã e fazer um tour pela propriedade.

Para saber onde se hospedar em Espírito Santo do Pinhal, fizemos um post bem completo com as melhores opções de hotéis e pousadas para ficar na cidade. Vale conferir!

Nós adoramos conhecer a cidade e não vemos a hora de voltar! Vambora!

*** Veja mais dicas de Espírito Santo do Pinhal:
– Onde ficar em Espírito Santo do Pinhal: 10 melhores Hotéis e Pousadas
– Melhores vinícolas em Espírito Santo do Pinhal para conhecer
9 destinos românticos para viajar perto de São Paulo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação com a Melhor Seguro para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA15! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui