Dizem que fazer um intercâmbio é uma das melhores formas de se aprender uma língua estrangeira e entrar em contato com a cultura de um país. Porém é uma viagem que envolve não só muito dinheiro, mas também muitas responsabilidades, amadurecimento e pesquisa.
Pessoalmente eu indico muito fazer intercâmbio. O que eu fiz, com 15 anos, foi uma experiência transformadora: fui uma pessoa e voltei outra muito melhor, mais segura, independente e repleta de conhecimentos.
Aqui então, vão algumas dicas para ajudar a planejar a sua possível, ou tão sonhada, viagem de intercâmbio. Confira:
Tire suas dúvidas sobre intercâmbio
1-) Quando tempo deve durar o intercâmbio?
O período que você vai ficar (de um mês ao High School) depende de seus objetivos: se quiser viajar e conhecer novos lugares opte pelos programas de um a três meses; se for para voltar com uma nova língua “afiada” opte pelo período de seis meses ao High School. Há também as viagens à trabalho ( que podem ser de 2 meses a 1 ano) e intercâmbio entre faculdades (graduação ou pós) que variam de 6 meses a 1 ano, ou mais no caso de cursos de pós-graduação.
2-) Qual país é melhor ir?
O destino também depende da pessoa, até quanto ela pretende gastar, sendo que essa dúvida aumenta principalmente em relação a países de língua inglesa, já que esses representam as maiores opções. Deve-se também levar em conta se o ensino no local é bom, qual é o sotaque (que provavelmente seu inglês vai ficar), a gramática, etc. Confira alguns exemplos:
- Inglaterra: É um dos países mais conceituados para o ensino de estrangeiros, é um local ideal para quem se interessa por cultura (quem não gosta de museu é melhor pensar duas vezes) e muita diversão ao mesmo tempo, mas os pontos negativos: a comida típica é bem diferente, o tempo nem sempre colabora e, principalmente, é tudo muito caro.
- EUA: É um ótimo destino para os interessados em diversão, compras, sendo que os preços são bem mais baratos do que na Europa.
- Austrália: Bom destino para quem gosta dos esportes radicais e cia, o tempo é sempre um fator positivo (semelhante ao brasileiro), as pessoas são bem receptivas, mas a passagem é extremamente cara.
Entre outros países ainda temos a Nova Zelândia, Irlanda, África do Sul, etc.
É muito importante se informar sobre o(s) país(es) que você se interessa em ir para fazer uma escolha mais consciente. Para algumas pessoas a experiência de sair de casa já pode ser um pouco traumática, então para evitar surpresas desagradáveis procure saber de amigos e conhecidos que já foram, a empresa que escolheram, se eles gostaram da assistência, hospedagem, ensino, etc.
3-) Casa de família ou residência estudantil?
Mais uma vez procure saber o que você quer: se for melhorar seu idioma e conhecer a cultura a fundo opte pela casa de família, mas se você quer conviver com estudantes de outros países, for responsável (por isso é melhor para as pessoas com mais de 18 anos) opte pela residência estudantil.
Essa escolha dependerá também da instituição de ensino: se for uma faculdade, na maioria dos casos, os estudantes de hospedam no próprio campus e se for em escolas de idiomas é mais comum ficar em casas de família.
Em ambos os casos, procure “mergulhar” realmente no novo cotidiano (se você não se sentir bem na casa procure a escola ou a empresa e peça para se mudar), respeitando a cultura e regras estabelecidas, procure ajudar nas tarefas domésticas (coisas simples como tirar o prato da mesa, por exemplo), deixe o seu espaço organizado e seja compreensivo e paciente com as pessoas que irão conviver com você.
Normalmente a 1ª semana é de grande tensão (você ainda não está muito adaptado, a comunicação não é das melhores, falta vocabulário) mas logo depois desse período a viagem passa a ser mais fácil.
4-) Ir sozinho ou em grupo?
Em grupo você não terá um contato tão intenso com a língua como acontece quando se está sozinho, porém não procure se preocupar muito, pensando:será que eu vou ter alguém para conversar? Eu vou ficar sozinho? Você não terá tanto suporte como se fosse em grupo, mas a liberdade é bem maior. Para tudo isso converse com a agência de viagem e veja em qual perfil você se adapta melhor.
5-) Opinião pessoal
Se você tiver a oportunidade ou ainda tem dúvidas em fazer um curso de intercâmbio eu recomendo que você faça!!! A oportunidade de fazer novos amigos, conhecer culturas e lugares diferentes, aprender uma nova língua (o que acaba sendo secundário diante de tantas experiências) é única. Tenha certeza que você irá crescer e amadurecer muito.Uma coisa eu posso garantir: se você for é bem provável que não queira voltar!!!Aproveite então a oportunidade e faça intercâmbio!
Vambora!!! 🙂
*** Veja também:
– Quando você morou num lugar e não só viajou para ele
– A incrível viagem pela sua própria cidade
– A amadora arte de viajar
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Olá, Eu gostaria de deixar aqui a minha sugestão de agência para quem tem interesse de fazer intercâmbio, uma boa alternativa de agência é a Escola EF, que tem 40 anos de experiência em 65 países e 3 milhões de alunos.
Fica ai o site deles: http://www.ef.com.br/
🙂
Excelente blog. Acho que no Brasil faltam mais bolsas de estudo para Intercâmbio.
Temos que conseguir que os governos olhem para os investimentos em educação com seriedade.
Por exemplo, na espanha hoje qualuer pessoa que deseja fazer um curso de idiomas no exterior tem uma bolsa do 50% do valor do curso.
Eu não estou pedindo tanto más pelo menos um apoio nos preços das passagens aéreas.
Abraços!!! Ramiro
[…] Você também pode gostar: – Fazer ou não fazer Intercâmbio – A amadora arte de viajar – A incrível viagem pela sua própria […]