Imagine uma cidade linda, capital cultural da Alemanha, cheia de museus, teatros, famosa pela sua arquitetura barroca. Agora imagine tudo isso sumir em algumas horas. Foi exatamente o que aconteceu com Dresden, durante o final da Segunda Guerra.
Por sua importância cultural e patrimônio, Dresden foi poupada praticamente durante toda a Segunda Guerra por não ser uma base militar alemã mas em fevereiro de 1945, mais de 2.000 toneladas de explosivos das forças aliadas destruíram praticamente todo o complexo cultural da cidade e mataram milhares e milhares de pessoas, em sua imensa maioria civis. Além do impacto imediato das bombas, a cidade ardeu em chamas durante dias, o que derrubou o pouco que ainda restava.
Ao chegar em Dresden e olhar para cidade, sabendo de toda essa história, a sensação foi de no mínimo espanto, com olhos arregalados ao ver tudo o que foi derrubado novamente em pé. A beleza de Dresden tão famosa e conhecida por séculos, 70 anos depois do bombardeio reluz novamente forte, ainda que tenha as suas marcas.
O maior símbolo desse ressurgimento é a Frauenkirche , a mais famosa igreja de Dresden bem na praça central. Num primeiro olhar, a beleza do prédio é imediatamente perceptível, mas basta um olhar mais atento para perceber algo diferente: pedras pretas, poucas em algumas partes, mais em outras, ajudam a erguer a fachada do edifício. Sim, esses pequenos pedaços de pedra carbonizados são os únicos restos da construção original e o então o espanto é substituído pela perplexidade.
Depois do final da Guerra, aos poucos Dresden foi sendo reconstruída, seu teatro, palácio, mas a Frauenkirche permaneceu um grande monte de entulhos até 1992, quando após a queda do regime comunista e reunificação da Alemanha, uma fundação resolveu finalmente reerguer a igreja, num projeto de milhões e milhões de euros. Foram 13 anos até que só em 2005, pouco mais de 10 anos atrás se pudesse ver novamente o inimaginável: a Frauenkirche de pé novamente.
Ver tudo isso ao vivo é duro, difícil de imaginar o grau de destruição, até ver algumas fotos antigas e caminhar um pouco pela cidade para notar que ainda hoje, Dresden tenta renascer, com restaurações, escavações e reformas por todos os lados.
E isso é só um pedacinho de Dresden. Atravessando o Rio Elba se chega a um outro lado da cidade, completamente moderno. Grafites, bares, restaurantes, galerias, o moderno lado a lado do histórico. Simplesmente encantador.
Muitos turistas só passam por Dresden, num bate e volta desde Berlim, ou numa parada rápida a caminho de Praga mas vamos mostrar aqui no blog nos próximos posts o quão encantadora e completamente surpreendente Dresden pode ser. Vambora?
*** Veja também:
– Próxima viagem: Alemanha, Holanda e República Tcheca
– Todas as dicas de PRAGA no blog
– Todas as dicas de BERLIM no blog
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Amei Dresden!!! Quero voltar pq um dia só foi pouco!
É linda demais não é Fê? Fiquei quase 3 dias e mal deu para ver tudo. Vale demais ficar mais tempo por lá mesmo! 🙂
Dresden é maravilhosa, as igrejas ,os castelos, os rios,sempre me encanto quando passo por lá.
Olá Selma,
Também me encantei demais por Dresden 🙂
Em breve colocarei mais dicas da cidade aqui no blog!
Fui para Dresden no natal de 2016. Apaixonante!!! Estou voltando agora em julho com uma amiga e minha irmã. Linda demais !!!
E teu blog é muito bom!!! Parabéns!!!!!
Olá Juliana,
Que bom que está gostando das dicas aqui do Vambora!
Obrigada pelo comentário e uma ótima viagem para vcs em Dresden!!