O Vale dos Vinhedos é uma das regiões mais especiais da Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul. Famosa pelas vinícolas e um dos pólos de enoturismo no Brasil e no mundo, tem como Bento Gonçalves, a sua maior cidade e ponto de partida para conhecer grande parte das atrações da região.
Dá para visitar o Vale dos Vinhedos em um dia, num bate e volta de Gramado ou Canela, ou se hospedar em Bento Gonçalves, usando a cidade como base conhecer melhor a região em alguns dias.
O ideal é separar ao menos 2 dias para conhecer o Vale, já que não faltam por aqui vinícolas maravilhosas, gastronomia de primeira e atrações super legais.
Com mais dias, dá para explorar ainda mais a região, conhecendo cidades e atrações surpreendentes, incluindo hotéis maravilhosos! Confira abaixo essas opções de roteiro para conhecer o Vale dos Vinhedos. Vambora!
Roteiro de Viagem pelo Vale dos Vinhedos
1-) Como Chegar no Vale dos Vinhedos
Antes de mais nada, a região do Vale dos Vinhedos fica localizada na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.
Trata-se de uma área específica “dentro do triângulo” formado pelas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Confira no mapa abaixo:
A melhor forma de conhecer a região é com carro ou transfer. Visitantes de outros estados geralmente descem no Aeroporto de Porto Alegre e vão para a região com carro alugado ou transfer até uma das três cidades.
+ Aluguel de carro em Porto Alegre
A maior de todas é Bento Gonçalves, com mais opções inclusive de hotéis e pousadas, sendo a base mais comum dos turistas. De Porto Alegre até Bento Gonçalves são cerca de 123 km de distância somente.
É possível conhecer o Vale dos Vinhedos estando também hospedado em outras cidades famosas da Serra Gaúcha, como Gramado ou Canela. Delas até o vale, são cerca de 120km de distância.
2-) O que fazer em 1 dia no Vale dos Vinhedos
Quem tem somente um dia no Vale dos Vinhedos, vale focar nos principais passeios turísticos da região, sendo o passeio de Maria Fumaça e visitar alguma grande vinícola da região.
Chamado também de Trem do Vinho, o passeio de Maria Fumaça começa em Bento Gonçalves e dura por volta de 2h. O ingresso do passeio inclui também a visita ao parque cultural Epopéia Italiana.
Depois disso, dá para conhecer um pouco Bento Gonçalves, inclusive indo em alguns dos seus excelentes restaurantes e conhecer a Via del Vinho, no centro da cidade.
+ O que fazer em Bento Gonçalves: Roteiro completo de viagem
Outra opção para apenas um dia no Vale dos Vinhedos, é fazer um tour para conhecer pelo menos uma vinícola da região.
Algumas das mais famosas são a Miolo, Casa Valduga e Vinícola Aurora. Quem quiser, há também tours guiados, de cerca de 4h, onde você visita diversas vinícolas de uma vez só, ideal para quem tem pouco tempo.
+ Tour guiado pelo Vale dos Vinhedos: veja como fazer
3-) Roteiro de 2 ou mais dias pelo Vale dos Vinhedos
Com dois ou mais dias para conhecer o Vale dos Vinhedos, o ideal é ficar hospedado em Bento Gonçalves e usar a cidade como base para conhecer vinícolas e outras cidades próximas. Aqui fica inclusive o SPA do Vinho, um dos hotéis mais famosos do Vale dos Vinhedos e do Brasil!
Além das atrações que já citamos, Bento Gonçalves possui outro passeio famoso: são 5 rotas turísticas, como o Caminho das Pedras.
Trata-se de um tour com atrações históricas (mostrando mais sobre a imigração na região), gastronômicas, arquitetônicas, ligadas ao enoturismo e com paisagens de tirar o fôlego!
+ Rota Caminhos de Pedra: veja valores e como fazer o passeio
– Vinícolas para conhecer no Vale dos Vinhedos
Um dos passeios mais deliciosos para fazer na região é visitar as Vinícolas do Vale dos Vinhedos. São dezenas para escolher, sendo impossível visitar todas de uma vez só!
Há desde grandes e famosas como a Miolo e Casa Valduga, até vinícolas menores, mas também com excelentes vinhos! Uma dica é tentar visitar no máximo 2 ou 3 vinícolas por dia.
Isso porque, além de corrido, cada local possui atividades específicas, que vão desde uma degustação, até conhecer as plantações e processo de envasamento dos vinhos, refeições harmonizadas, picnic nos parreiras, etc.
As Vinícolas que já conseguimos visitar no Vale dos Vinhedos e adoramos são:
- Vinícola Miolo
- Casa Valduga
- Dal Pizzol
- Casa Perini
- Adega Chesini
- Cave Antiga
- Faccin Vinhos
- Vinícola Lovara
– Outras atrações para conhecer no Vale dos Vinhedos
Além das vinícolas e passeios mais famosos em Bento Gonçalves, a região do Vale dos Vinhedos, possui diversas paisagens e passeios super gostosos nas demais cidades da região, como Garibaldi, Farroupilha e Monte Belo do Sul.
Elas também fazem parte do Vale dos Vinhedos e estando com um carro você consegue circular e conhecer facilmente todas as atrações e vinícolas que desejar.
+ Aluguel de carro em Bento Gonçalves
Indo para Monte Belo do Sul, por exemplo, dá para fazer um passeio bem diferente e único, como conhecer a Tanoaria Mezacasa. Aqui é possível conhecer o processo de produção de barricas para vinhos, whiskys, cervejas e cachaças.
Na mesma cidade, tivemos a oportunidade de experimentar um dos melhores restaurantes da região, o Bistrô Casa Olga, comendo um Tortéi (uma deliciosa massa recheada com abóbora) e uma torta de maçã que me faz salivar aqui só de lembrar!
Um pouco mais ao norte, se tiver tempo, vale também conhecer o Vale do Rio das Antas, com paisagens belíssimas, rumo as cidades de Veranópolis e a simpática Vila Flores.
O caminho pelo Vale do Rio das Antas é lindo, com diversos mirantes que valem a parada! Aqui fica o Mirante da Ferradura e a passagem pela Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como ‘Ponte do Rio das Antas’, uma das maiores pontes em arcos paralelos suspensos do mundo.
Por aqui, fica também o restaurante Giratório Mascaron, em Veranópolis, com uma vista completa de toda região do Vale dos Vinhedos.
Vizinha, fica a cidade de Vila Flores, considerada um pedaço da Itália no Rio Grande do Sul, cuja população é formada essencialmente de descendentes de imigrantes italianos.
Vila flores é famosa pela produção agropecuária e de artesanato, então aproveite para conhecer a L’Arte Ceccato, um atelier de arte em cerâmica, que inclui diversas atividades como terapia caminhante, num ambiente lindo.
Se quiser ter outra experiência única na região, vale passar a noite na Pousada dos Capuchinhos, um antigo seminário de frades que foi transformado em pousada e aberto para público em geral!
Com uma infra estrutura imensa, inclui quartos modernos, piscina de águas termais e uma bela vinícola, onde os freis produzem até hoje vinhos especiais. É surpreendente!
Deu para ver que dá para conhecer muitas atrações no Vale dos Vinhedos. Já foi para a região? Deixe aqui sua dica também para outros viajantes!
Vambora conhecer essa região linda do Brasil?
*Nós fizemos essa viagem a convite do SEBRAE e do Ibravin
*** Veja mais dicas do VALE DOS VINHEDOS e SERRA GAÚCHA:
– Pousadas e Hotéis em Bento Gonçalves: onde se hospedar na cidade
– Visita a Casa Valduga no Vale dos Vinhedos
– Hotéis e Pousadas em Gramado: dicas de onde se hospedar
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Que lugar lindo! espero um dia conhecer!
o que eu mais gostei dessa matéria foram as fotos! lugar lindo mesmo!