Entre tantas opções do que fazer em Gramado, essa seja talvez uma das mais desconhecidas e surpreendes atrações da cidade: os Roteiros de Agroturismo!
Embora esse conceito de turismo ainda não seja muito conhecido no Brasil, essa é uma forma bem legal de ver a região com outros olhos, focando em algo muito em moda nos dias de hoje: sustentabilidade!
No caso de Gramado é a chance de ver como a cidade começou e se desenvolveu, graças aos imigrantes europeus que a colonizaram, com suas tradições e cultura.
Confira abaixo como funciona o passeio de agroturismo em Gramado e como fazer! Vambora!
Roteiros de Agroturismo em Gramado: Veja opções!
Passeio único e chance de conhecer a cidade pelas origens e tradições dos diferentes imigrantes que a construíram, existem 4 diferentes roteiros de agroturismo para fazer em Gramado. São eles:
1- Tour Quadrilho: Inspirado no livro e filme de mesmo nome que se passa na região;
2- Tour Raízes Coloniais: Que leva os turistas para a região onde Gramado começou;
3- Tour Linha Ávila: Mostra a cultura dos imigrantes alemães, italianos, franceses e gaúchos da região.
4- Tour do Vale do Quilombo: Passeio pelo lindo Vale do Quilombo, incluindo café colonial, que foi o que fizemos!
Cada tour tem mais ou menos 4 horas de duração, com saídas em diferentes dias da semana. A saída ocorre na Praça das Etnias, no centro de Gramado e é importante comprar o ingresso com antecedência.
Em todos eles, você passeia em jardineiras temáticas super fofas! Confira abaixo mais detalhes sobre cada um dos tours e qual é o seu favorito para fazer em Gramado!
1-) Tour Quatrilho
Baseado no livro e filme de mesmo nome, o Tour Quatrilho foca na produção de vinhos na região de Gramado.
A visita inclui conhecer uma vinícola familiar e o Moinho Grings, construído no final do século XIX, pelas famílias que deram origem a uma história “O Quatrilho”.
Também durante o passeio você provará um café típico alemão! O tour dura por volta de 4h e tem saídas as terças e sábados, às 14h.
+Tour Quatrilho em Gramado: Veja valores e como reservar
2-) Tour Raízes Coloniais
O Tour Raízes Coloniais é um dos passeios de agroturismo mais famosos de Gramado por focar nos imigrantes italianos da região.
No passeio se conhece a Casa Centenária, um verdadeiro patrimônio e cartão postal (construída em madeira), o processo de fabricação de erva-mate e o Museu Fioreze, feito por um dos moradores da região.
Durante o tour Raízes Coloniais há também parada no Café Della Nonna, para provar diversas delicias italianas, como pães caseiros saindo quentinhos do forno à lenha, queijos, salames, linguiças, polenta e etc.
O tour dura por volta de 4h e tem saídas às quintas (14 horas) e Sábados (às 9h30).
+ Tour Raízes Coloniais em Gramado: Veja valores e como reservar
3-) Tour linha Ávila
O Tour Linha Ávila mostra a cultura dos imigrantes alemães, italianos, franceses e gaúchos da região. Para quem gosta de comer e beber bem, é um passeio perfeito!
Durante a visita, se conhece o processo de produção de doces e geleias, vinho artesanal (incluindo degustação), além de um almoço típico gaúcho, com demonstrações de cavalos e uma aula sobre chimarrão.
Este tour tem aproximadamente 6h e ocorre às terças e quintas, com saídas às 8h30 da manhã.
+ Tour Linha Ávila em Gramado: Veja valores e como reservar
4-) Tour do Vale do Quilombo com Café Colonial
O Tour do Vale do Quilombo é outro passeio de agroturismo bem famoso em Gramado por passar pela linda região do Vale dos Quilombo e ter também um café colonial!
O Vale dos Quilombo possui rios, cachoeiras e campos de araucárias, sendo uma área linda e ainda pouco conhecida de Gramado.
Durante o tour, se conhece também algumas famílias da região, vendo de perto a criação de ovelhas, conhecendo Alambiques e terminando com um café colonial tradicional, incluindo até show de sanfona e gaita!
Este foi o roteiro de agroturismo que fizemos em Gramado e adoramos a experiência! O passeio dura cerca de 4h e sai às segundas e sextas (às 14h).
+ Tour do Vale do Quilombo com Café Colonial: Veja valores e como reservar
Lembrando que todos os tour são feitos em jardineiras temáticas e tem um guia que acompanha durante todo o tempo, contando mais sobre a cultura e história da região.
Devido a procura, é preciso comprar os ingressos com antecedência. Crianças menores de 5 anos não pagam e entre 6 a 10 anos pagam valor diferenciado.
Como falamos acima, o ponto de partida e chegada de todos os tours é na Praça das Etnias em Gramado, no centro da cidade (Av. Borges de Medeiros, 1848). Eles são bem pontuais, então vale chegar com pelo menos uns 15 minutos de antecedência.
Durante os tours, além dos cafés e degustações inclusas em cada tour, é possível também comprar produtos direto dos famílias, como geleias, vinho, cachaça, etc. Vale levar dinheiro ou cartão. É um jeito de valorizar o trabalho desses pequenos produtores e incentivar esse tipo de turismo mais local e sustentável.
Um passeio diferente e único para se fazer em Gramado, conhecendo as verdadeiras raízes e origens da cidade. Vambora!
*** Veja mais dicas de GRAMADO:
– Hotéis e Pousadas em Gramado: Melhores lugares para se hospedar
– O que fazer em Gramado: 21 atrações e passeios para fazer na cidade
– Restaurantes de Gramado: 10 lugares para ir
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Que bacana, gostei muito. Deu vontade de fazer.
Parabéns pelo post.
Obrigada Helder! É um passeio diferente do que muita gente escuta de Gramado! Achei que valeu bem a pena!
Oi, Guta. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Bjs,
Natalie – Bóia Paulista
Super obrigada pela indicação Natalie!!! bjus!
Que maravilha, essas dicas de roteiro. eu j´fiz alguns tours em gramado, mas, esses eu n conhecia! em janeiro irei com meu marido que é Italiano, e com certez farei tb esses passeios que vc indicou….bjsss
Espero que vcs gostem Nany! Depois diz aqui o que vc achou! 🙂
Tem o cachorrinho ainda que nos recebe com flores? Amo aquela região!!!!!
ahahah tem sim Sandra!!! Boa lembrança! Quase publiquei uma foto dele aqui, mas achei que seria demais! :-)))
Guta vc podia me dizer onde comprou esse roteiro? obrigado… bjss
Nany, comprei direto no local de saída do passeio: em frente à Casa do Colono
[…] Veja mais de Gramado: – Roteiros de Agroturismo – O melhor Galeto de cidade – Em Gramado, vá ao Zoológico! […]
[…] Quem quiser ter um gostinho achei que valeu a pena experimentar um pouco do café oferecido pelo roteiro de agroturismo (veja o post aqui). Mesmo servindo para umas 12 pessoas, a quantidade absurda deu e sobrou! […]
Obrigado querida!!! bjsss
[…] com rena e tudo! Porém, se você quiser ver um pouco da história local, o ainda pouco conhecido Roteiro de Agroturismo é a opção mais certeira (veja o relato sobre o passeio aqui), mas se estiver num clima mais zen, […]
Gostaria de fazer o passeio Agroturismo Quatrilho numa terça-feira,26/03.
Olá Solange, veja aqui para adquirir o passeio: https://www.civitatis.com/br/gramado/tour-cultura-europeia-linha-avila/?aid=100581&cmp=postagroturismogramado