O Ministério do Turismo, junto com a ANVISA e entidades de segmentos turísticos, criou um selo para a retomada do turismo no Brasil. Chamado de “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, o selo procura criar protocolos de higienização e boas práticas no combate à Covid-19, para a volta das atividades do setor de modo consciente e seguro, para turistas e prestadores de serviço.
Essa tipo de ação já está sendo feito em outros países, como Portugal, que também criou um selo para empreendimentos e empresas de turismo. Nós falamos mais sobre isso no post “Turismo pós coronavírus – Como e quando voltaremos a viajar?“.
Ao criar o selo, além de regular boas práticas, tal medida procura também deixar o visitante mais seguro para a volta gradual das atividades turísticas. Veja abaixo então, todos os detalhes e principais pontos do selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, no Brasil.
Selo “Turismo Responsável”, para retomada de viagens no Brasil
O que é o selo “Turismo Responsável”?
Como falamos acima, o selo “Turismo Responsável” foi criado para orientar empresas de turismo e turistas, de boas práticas e protocolos de segurança para volta gradual da atividade turística no Brasil.
Essas medidas e indicações foram criadas pelo Ministério do Turismo, em conjunto com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e entidades do segmento de turismo no Brasil.
Fazem parte, por enquanto, 15 atividades como: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas, Guias de Turismo, entre outros.
Principais protocolos de segurança e higiene que devem ocorrer
Para esse selo foram criados protocolos específicos e outros básicos, para todas as atividades. Entre as ações básicas, estão por exemplo:
- Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento;
- Uso de máscaras no atendimento;
- Disponibilizar álcool a 70% em locais estratégicos como: entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores, balcões de atendimento, para uso de clientes e trabalhadores;
- Providenciar o controle de acesso e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 2,0 (dois) metros entre as pessoas.
Como medidas específicas, para restaurantes e bares, por exemplo, será preciso limpar as superfícies das mesas e cadeiras, sempre que um cliente deixar o local.
Como solicitar o selo “Turismo Responsável”
O selo pode ser solicitado de forma gratuita através do site: http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/.
Para ter acesso, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) e ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua.
Uma vez cumprindo TODAS as orientações (básicas e específicas de cada segmento), o responsável se autodeclara que atende os pré-requisitos e pode baixar o selo e colocar num local visível de acesso aos clientes.
Cada selo terá um QR Code, no qual os turistas poderão ver quais são as medidas tomadas por cada estabelecimento e também denunciar caso alguma delas não esteja sendo cumprida, podendo resultar na revogação do selo para o estabelecimento, pelo Ministério do Turismo.
O selo “Turismo Responsável” já se encontra disponível para empresas, e em torno de 20 dias, poderá ser usado também por guias de turismo.
É preciso lembrar que toda retomada da atividade turística deve seguir as indicações de governos estaduais e prefeituras, através de um plano de reabertura gradual da economia, seguindo dados científicos de cada região. Qualquer reabertura irresponsável e baseada em achismos, sem seguir recomendações, só poderá piorar a situação, aumentando o número de casos e levando novamente ao fechamento de atividades não essenciais, como as turísticas.
Algumas cidades brasileiras, como Foz do Iguaçu, Gramado e Campos do Jordão, por exemplo, já estão fazendo essa reabertura para o turismo. Veja nesse outro post também, como está sendo a reabertura do turismo em diversos países no exterior.
Porém, Gramado, por exemplo, já teve uma volta de restrições no dia 15/06, depois da reabertura com o aumento do número de casos. Assim fica aqui a questão: será que já estamos prontos para uma reabertura do turismo no Brasil ou precisamos ainda voltar atrás para ações mais básicas como o controle da doença? O que se tem se visto em muitos lugares pelo mundo é que se feita de maneira ainda muito antecipada, essa retomada tende a gerar um fechamento novamente.
O que vocês acharam então desse selo? Se sentem mais seguros em ir para um local ou usar um serviço turístico que possua ele? Conte aqui nos comentários. Vambora!
*** VEJA TAMBÉM:
– Fim da quarentena e retomada do turismo: veja como está sendo em diversos países
– Turismo pós coronavírus: como e quando voltaremos a viajar?
– Cancelamento de reservas e eventos: veja as novas regras devido ao Coronavírus
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.