Numa área ao norte dos Lagos Andinos no Chile, fica uma região muito especial chamada de Puyehue. Esse nome aliás, aparece nos principais atrativos da região, sendo o Lago Puyehue, o Vulcão Puyehue e o Parque Nacional Puyehue.
Aliás, muita gente não deve achar esse nome tão estranho: ele ficou bem famoso em 2011, quando o vulcão Puyehue resolveu entrar em erupção e causou um certo caos na região. O Parque Nacional Puyehue, que possui o vulcão e lago de mesmo nome, faz fronteira com a Argentina (aliás bem perto de Bariloche) e foi o vulcão “dar um alô” que milhares de voos foram cancelados.
Bom, alguns anos depois, com os ânimos do vulcão Puyehue acalmados, a região continua linda, com seu lago, paisagens de tirar o fôlego e atividades que só se consegue fazer por lá.
E exatamente pela característica vulcânica da área, a região de Puyehue possui condições perfeitas para a existência de águas termais, cheias de benefícios e propriedades naturais. Aproveitando isso ficam por lá um dos hotéis e estâncias mais famosas de todo o Chile: o Hotel Termas Puyehue e as Termas Aguas Calientes, todos dentro do Parque Nacional Puyehue.
Numa viagem para a região dos Lagos Andinos, uma passagem de pelo menos 2 dias na área é garantia de descanso, relaxamento, além de claro, paisagens e natureza belíssima que permeia toda a área.
A estância de fontes termais, Termas Aguas Calientes é a opção mais democrática e econômica para aproveitar a região, sendo inclusive a preferida dos próprios chilenos. Possui spa, piscinas termais (fechada e ao ar livre), área para picnic, trilhas para caminhadas e duas opções de hospedagem: chalés em estilo kitchenette, com cozinha, banheiro e quartos para no mínimo 4 pessoas (há opções que acomodam até 10!) ou uma novidade que conheci por lá, o Glam Camping.
O nome já dá uma dica do conceito: trata-se literalmente de um camping glamoroso ;-). Em cabanas super estilosas, em formato de domes (de material resistente, com direito a calefação e até serviço de quarto), você fica de frente para o rio que corta o parque, tem ao seu dispor uma área de churrasco, mini bar, terraço e camas super confortáveis, em num espaço para até 4 pessoas.
O único senão é o banheiro, compartilhado, mas o preço, quase 1/3 menor do que das cabanas e a experiência de “acampar” com todas as mordomias de um hotel, me fizeram muito querer experimentar um dia o Glam Camping de Aguas Calientes.
Quem se hospeda dentro das Termas tem acesso livre as piscinas termais e toda e área do parque. Quem só quiser passar o dia por lá, também pode, usando um Day Pass, que além das piscinas, também inclui refeições (almoço e café da manhã).
A outra opção para aproveitar a região é o mais tradicional e luxuoso Hotel Termas de Puyehue, há poucos km de distância de Aguas Calientes. O hotel é antigo mas sofreu diversas reformas ao longo do tempo mas sem perder seu ar clássico.
Ele é gigante, tanto em área total com bosques, áreas comuns, como pela quantidade e tamanho dos quartos, muito confortáveis. Além disso, o que mais chama atenção no hotel é a área das piscinas e o spa. Esse é bem grande com muitas opções de tratamentos e mimos mas as piscinas são mesmo a grande atração. São 3 no total, todas bem grandes, sendo uma totalmente fechada, outra semi aberta e outra totalmente ao ar livre, cada uma com temperaturas diferentes, variando de 37 até 40 graus (na fonte, a água termal da região sai do solo com 45 graus!).
Para quem quiser há também opção de Day Pass, aliás muito comum, que deixa o hotel sempre cheio durante o dia. Ele inclui uso das piscinas, sauna, quadras e refeições. Em comparação com Aguas Calientes, a qualidade e variedade de opções do hotel é bem maior, o que acaba refletindo no preço. As tarifas você pode conferir aqui: http://www.puyehue.cl/es/puyehue
O hotel Termas de Puyehue trabalha hoje em dia com sistema All incluse, incluindo desde o transfer ida e volta do hotel ao aeroporto mais próximo (na cidade de Osorno), todas as refeições (incluindo bebidas alcoólicas) e uso de todas as áreas do hotel, incluindo as piscinas. Apenas os tratamentos do spa devem ser pagos a parte. As tarifas do hotel você pode conferir aqui: http://bit.ly/1hnqCAz
Para chegar tanto no Hotel Termas Puyehue como em Termas Aguas Calientes, quem estiver com carro alugado pode ir facilmente desde Puerto Montt ou Puerto Varas. De transporte público a maneira mais fácil é ir de ônibus das mesmas cidades até Osorno e de lá usar o transfer do hotel (no caso do Termas Puyehue) ou pegar um outro ônibus local até Aguas Calientes.
Entre vulcões, lagos, águas termais e hospedagens lindas e diferenciadas, um lugar delicioso para relaxar na região dos Lagos Andinos…Vambora para Puyehue?!
*O Vambora! viajou a convite da SERNATUR Los Lagos e do Turismo do Chile.
*** Veja mais dicas dos LAGOS ANDINOS e no CHILE:
– Puerto Varas no Chile: um roteiro pela cidade, com mapa!
– Onde se hospedar em Puerto Varas
– Como é fazer a travessia dos Lagos Andinos
– 10 comidas típicas do Chile para experimentar
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.