O The Metropolitan Museum of Art (ou “Metropolitan”, como todo mundo o chama) é um dos maiores museus de Nova York e do mundo. Sua coleção de 2 milhões de obras, equipara em importância, quantidade e qualidade com outros grandes museus do mundo como o Louvre em Paris e o British Museum em Londres. Não visitar pelo menos uma vez o Metropolitan numa viagem a Nova York é quase uma heresia.
Ainda que o grande acervo seja um motivo para ficar super animado para visitá-lo, o mesmo motivo dá um pouco de nervoso também: é muita coisa (legal e boa) para se ver, com, em geral, pouco tempo. Só como exemplo, tive que ir 5 vezes ao museu para dizer que vi mais ou menos o principal que queria e óbvio, ainda faltou muita coisa.
Para ajudar a ver o melhor do Metropolitan ou pelo menos conseguir selecionar quais áreas você quer mais visitar (ou quais as obras de seu maior interesse), existem tours guiados e gratuitos (e até em português!!), feitos por voluntários do museu que levam todos os dias os visitantes para ver e apreciar suas principais obras. É algo que nem todo mundo sabe e pode ajudar muito você numa visita ao Metropolitan.
Os tours acontecem todos os dias, das 10h15 até 16h, saindo um a cada 15 minutos da entrada principal do museu. A maioria dos tours são em inglês porém o tour básico, chamado “Obras Primas do Museu” acontece em diversas línguas (como francês, espanhol, japonês, etc) e em português! Vale conferir no próprio site do Metropolitan o dia e horário exato desse tour em português, mas em geral o mesmo ocorre do 12h até 13h.
Além desse básico, existem outros tours mais focados, como um só sobre Grécia e Roma; outro do Egito, um só sobre impressionismo e pós impressionismo; outro sobre artes da África, Oceania e Américas; um sobre arte moderna e contemporânea etc, todos com uma duração média de 1h. Eu fiz pelo menos 3 desses e achei todos ótimos, super informativos! Se não fosse o tour de arte moderna, por exemplo, não teria visto um super detalhe num quadro do Jackson Pollock da foto abaixo que….não vou dizer aqui só para você ir ver com seus próprios olhos :-). Para participar basta aparecer pontualmente no lugar de saída dos tours, no horário certo, com seu ingresso do museu e acompanhar o guia.
Importante: esses tours não substituem uma visita mais longa e aprofundada no museu. Você vai ver: o tour é ótimo para dar uma introdução em uma das exposições do Metropolitan, mas mesmo durante o tour é difícil não querer ficar vendo tudo e não só as obras selecionadas pelos guias. Por isso, se você gosta um pouco de arte, dedique pelo menos um dia inteiro ao Metropolitan, ou ao menos 2 períodos (em dias diferentes) para não ficar tão cansativo.
Aliás, para quem quer passar o dia, dá para comer muito bem dentro do próprio Metropolitan com lanchonetes e o restaurante principal com muita opção (vários tipos de comida, desde para crianças, vegetarianos, massas, junk food, etc) por um preço razoável.
O valor da entrada é sugerido, ou seja, você paga o quanto quiser, ainda que eles recomendem pagar o valor indicado para ajudar nos custos do próprio museu (no caso U$ 25 adultos, idosos U$ 17 e estudantes U$ 12). Ele fica aberto todos os dias da semana menos alguns feriados, sendo: Thanksgiving Day, Natal, 1º de Janeiro e a 1ª segunda de Maio.
Dicas finais para conhecer o Metropolitan:
-> Aos finais de semana, independente da época do ano, o museu fica bem cheio, então procure visitá-lo sempre que possível num dia de semana.
-> Logo na entrada dá para pegar um mapa de todas as alas do Metropolitan do acervo fixo, bem como exposições temporárias que sempre acontecem. Antes de sair andando aleatoriamente, gaste pelo menos 5 minutos para ver quais delas você gostaria de visitar mais e foque nelas. Se posso dar uma sugestão, não sairia de lá sem antes ver a ala egípcia (com o templo de Dendur), as galerias de arte de pintura européia (com obras de uma turma de peso, como Goya, Caravaggio, Rembrandt, Cézanne, Monet, Van Gogh, entre outros) e a de arte moderna e contemporânea (com outros grandes nomes como Picasso e Andy Warhol). Fazer ao menos a visita guiada das principais obras do museu (seja em inglês, português, espanhol, etc) logo no início da sua visita, também ajuda a decidir quais alas você tem mais interesse em conhecer (no meu caso foram só todas! rs).
-> Fora dos tours, conhecendo o museu por conta própria, dá para alugar “Audio Tours”, em diversas línguas (inclusive português), com ótimas explicações das obras de cada ala, além de uma indicação de percurso para seguir. Eles podem ser alugados no próprio hall de entrada por U$ 7.
-> Da primavera até o final do outono, não deixe de subir no terraço do Metropolitan, que fica aberto nessa época do ano, com vistas incríveis de Nova York e um bar para tomar uns drinks. A entrada é pela escada e depois elevador no primeiro andar.
Sabendo de tudo isso vá preparado para conhecer um dos melhores museus do mundo e se emocionar em ver de perto obras de grandes nomes da arte, em quadros, esculturas, móveis, fotos, instalações e ambientes inteiros. O Metropolitan é mesmo demais! Vambora?
+ informações: http://www.metmuseum.org/events/programs/tours
*** Veja mais dicas de NOVA YORK no blog:
– Museus em NY que nem todo mundo conhece mas deveria
– Roteiro para conhecer o melhor do Central Park
– Tours guiados e gratuitos pelo Central Park
– Como usar o metrô e ônibus em Nova York
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Muito boa as Dicas para New York !
Um dos meus locais prediletos e o Metropolitan,Quando estive lá estava rolando uma exposição sobre a revolução americana ! Foi incrivel
Um dos meus museus favoritos também Luciano!
Na cidade do Porto (Portugal) também tem esses city tour, são otimos
Nossa! Muito legal. Eu fui e num vi que tinha em Português…
Fico muito agradecida por mencionar as nossas visitas guiadas em português no Met. Somos um grupo muito esforçado e temos muito orgulho do serviço que prestamos ao povo brasileiro que nos visita. Atualmente oferecemos tours três vezes por semana, as tercas, quintas e sextas feiras ao meio dia. Nos encontramos na entrada das galerias egípcias, no local oposto ao mencionado acima. E so perguntar onde partem os tours internacionais. Pretendemos aumentar mais um dia, que sera provavelmente segunda feira, a partir do ano novo. O tour e gratuito, comprando a entrado para o museu. Venham nos visitar!
Olá Rachel,
Você é uma das pessoas que fazem o tour? Que legal 🙂
Fiz vários e adorei mesmo! E o local de saida do tour mudou? Já atualizei o post com a informação.
Obrigada pela visita por aqui!
Abs!