Viajante gourmet: Restaurante Mocotó – Um pedaço do Nordeste em São Paulo

3
Restaurante Mocotó em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!
Restaurante Mocotó em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Às vezes a gente esquece que pode fazer turismo na nossa própria cidade; e às vezes eu esqueço que eu moro numa cidade super turística: São Paulo! E com o título da capital gastronômica do Brasil, restaurantes bons é que não faltam! Mas tinha um, que há tempos eu ouvia tudo mundo falar e nunca tinha conseguido ir: o Restaurante Mocotó & Cachaçaria, na zona norte da cidade.

Em São Paulo uma cidade absurdamente grande, o conceito longe e perto é totalmente relativo, pois depende de um só fator: onde você mora! Para mim, ir para Vila Medeiros, bairro onde está o restaurante, equivale a fazer uma viagem dentro da minha própria cidade, mas aquele domingo de outono, com sol, céu azul, estava tão perfeito para fazer uma viagenzinha…

Bar Restaurante Mocotó. Foto: GC/Blog Vambora!
O antigo bar e armazém virou agora restaurante estrelado. Foto: GC/Blog Vambora!

Especializado em comida nordestina, o Mocotó é considerado um dos melhores dessa cozinha na cidade, e se bobear do Brasil. O criador, “seu” Zé Almeida, pernambucano, começou como muitos imigrantes nordestinos em São Paulo: trabalhou muito até conseguir abrir seu bar/mercado, especializado em artigos e comida nordestina. A qualidade dos ingredientes, o atendimento e a saudade da terra, foram a receita do sucesso. Desde 2004, seu filho, o chef Rodrigo Oliveira, transformou o que já era muito bom, em melhor ainda e o resto é história!

Caipirinhas do Restaurante Mocotó. Foto: GC/Blog Vambora!
Caipirinhas de todos os tipos! Foto: GC/Blog Vambora!

Com uma fama tão boa, o restaurante é conhecido também por sua fila de espera! E sendo fila, para o paulistano, o equivalente a “que lugar é esse? Eu também quero ir!”, esperar, pelo menos 1 hora, faz parte do programa. Então, sem stress, vambora começar a petiscar! As mesas e bancos do lado de fora estão lá para isso! 🙂

Para começar: caipirinhas, muitas, de todos os tipos e o melhor: com frutas do nordeste! Cajá, Coco, Cupuaçu, Graviola, Maracujá, Umbu..tem de tudo! Para acompanhar o novo sucesso da casa: dadinhos de tapioca, recheados de queijo-de-coalho, servidos com molho de pimenta agridoce…incrível!

Entradas Restaurante Mocotó. Foto: GC/Blog Vambora!
Entradinhas imperdíveis que já valem a refeição. Foto: GC/Blog Vambora!

Como a fome crescendo e a fila também, resolvemos pedir também uma porção de carne-seca puxada na manteiga-de-garrafa, com pimenta de bico, mandioca cozida e jerimum assado com mel e especiarias…A refeição já poderia ter acabado logo ali: muito bom e muita fartura, mas ainda tínhamos que experimentar mais!

Baião de Dois Restaurante Mocotó. Foto: GC/Blog Vambora!
O melhor baião-de-dois dos últimos tempos! Foto: GC/Blog Vambora!

Já lá dentro, praticamente satisfeitos, era quase uma obrigação pedir uma porção de Baião-de-Dois, “o famoso “feijão com arroz” incrementado com queijo-de-coalho, lingüiça, bacon e carne-seca”, acompanhado de farofa e pirão de leite. Não tem como se sentir mais no nordeste! Mentira, tem!!! Peça uma garrafa de Cajuína, uma tubaína de caju que só se encontra por lá e a viagem gastronômica está feita! Como algo tão simples pode ser tão bom?!

Cajuína. Foto: GC/Blog Vambora!
Cajuína: um gostinho do Nordeste! Foto: GC/Blog Vambora!

O ambiente também facilita! Não tem nenhum luxo, mas é muito gostoso! Mesas grandes e bancos de madeira, decoração com peças de artesanato, uma parede de cachaças (tem inclusive um menu degustação delas!), um sonzinho de forró no fundo, e o burburinho de todas aquelas pessoas, felizes! Por um instante você poderia se sentir no Nordeste, mas o sotaque com “R” italianado da mesa do lado não nos deixa esquecer: ainda é São Paulo.

Ambiente Restaurante Mocotó. Foto: GC/Blog Vambora!
Lá dentro dá para se sentir como se você estivesse num restaurante no Nordeste. Foto: GC/Blog Vambora!

E se viemos de tão longe e esperamos tanto, não dava para não pedir uma sobremesa! Duas na verdade! 🙂 Uma tradicional cocada mole, geladinha, com calda de rapadura, de “virar os olhos” e algo mais gourmet, mas não bom quanto: um bolo de chocolate com Cupuaçu e Castanha-do-Pará, servido com sorvete de nata… Depois disso, só faltou uma brisa do mar e uma rede para ficar lá largado e dizer “pode acabar o dia”?!

Sobremesas Restaurante Mocotó. Foto: GC/Blog Vambora!
Final de refeição perfeito! Só faltou a rede! Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda tinham alguns kms para voltar para casa, mas a “viagem” já tinha valido a pena. Realmente um dos melhores restaurantes de São Paulo! Veja no site o cardápio, tem ainda muita coisa para se experimentar! Com absoluta certeza um lugar para se voltar! Eu vou! Vambora?!

+ informações: www.mocoto.com.br

Obs.1: Para evitar as filas vá durante um dia de semana ou se só puder ir no final de semana, procure chegar lá pelas 11h30/11h45 no máximo. Antes de abrir (12h) a fila já vai se formando na porta.

Obs.2: A melhor maneira de se chegar é de carro, pois o restaurante fica bem no meio do bairro. Dá ainda para fazer a combinação transporte público (metrô) + taxi, descendo na estação Tucuruvi do metrô.

*** Veja mais dicas de restaurantes em São Paulo:
– Volta ao Mundo pelos restaurantes de São Paulo
– 10 programas legais e baratos para se fazer em São Paulo
– As comidinhas do Mercado Municipal de São Paulo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


3 COMENTÁRIOS

  1. […] Foto: https://www.blogvambora.com.br/viajante-gourmet-restaurante-mocoto-um-pedaco-do-nordeste-em-sao-paulo… […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui