Nunca saber qual é a sua tribo foi tão essencial! Para fazer o check-in num hotel da África, por exemplo! 🙂
Essa é a história que eu li hoje no blog Candongueiro, do jornalista João Fellet, que está fazendo um tour pela África, de cabo a rabo!
Diferenças culturais gritantes que só uma viagem pode nos mostrar! Segue abaixo o post, intitulado “Dúvida essencial”, que se passa na cidade de Mtwara, na Tanzânia:
“Observado pela recepcionista do albergue em Mtwara, preenchia com as minhas informações o livro dos hóspedes, para que ela pudesse me entregar a chave do meu quarto.
Nome, país de origem, motivo da viagem, documento de identificação, data de expedição, endereço residencial… Escrevia automaticamente, quase sem pensar, tão habituado que fiquei a esse procedimento.
Até que me deparei com uma categoria que jamais havia visto em qualquer outro livro de hóspedes: tribo.
Fiquei absolutamente sem reação.
Não poderia escrever brasileiro, pois, além de imprecisa, essa já era a minha resposta para a categoria nacionalidade.
Lembrei-me dos meus bisavós italianos, e por um instante pensei que talvez eu pudesse preencher o espaço com Calábria, ou ainda Tirol.
Mas aquelas eram as regiões da Itália de onde eles vieram, e não as suas tribos. Ademais, eles estavam muito distantes na minha linha genealógica, e, bom brasileiro que sou, houve muita mistura até que se chegasse a mim.
Pensei então em deixar aquele item em branco. No entanto, todos os cerca de vinte hospedes que naquele dia já haviam preenchido o livro tinham respondido a questão.
Li, assim, que um hóspede do Zimbábue era da tribo Ndebele; outro, queniano, era da tribo Kikuyu; já a grande maioria, proveniente da própria Tanzânia, era ou da tribo Makonde, ou da tribo Sukuma.
A recepcionista, impaciente com a minha demora em preencher aquele espaço, olhava para mim como que pensando: “Que raios de homem é este que não sabe nem o nome da sua tribo?”
Foi então que, como que iluminado por uma inspiração divina, segurei firme a caneta e, com inabalável convicção, escrevi: tupi-guarani.”
obs: Mayra! Obrigada pela indicação do blog!
*** Veja também:
– Quando você pode dizer que morou num lugar e não só viajou para ele
– Fazer ou não fazer Intercâmbio
– A amadora arte de viajar
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais. | |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. | |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. | |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. | |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. | |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Oi Guta!
Seu blog é uma excelente fonte de informações e suas dicas são sempre ótimas!
Muito bom conhecer um blog sobre a Africa, um dos meus próximos destinos será a Tanzânia!
Bjs
LUISA, não acredito que vc vai p/ a Tanzania!!!Que lindo!
E olha, pode ir esse blog Candogueiro! Tem informações muito boas e completas! Vale a pena a visita!
bjus